domingo, fevereiro 09, 2025

Não adianta mentir. Cedo ou tarde, a verdade vai aparecer. E, contra a verdade, não há argumentos.



Na trajetória política, alianças podem ser determinantes para o sucesso ou fracasso de um projeto. Há aqueles que constroem e fortalecem um governo com competência e lealdade, e há também os que, ao invés de contribuírem, se tornam pesos mortos, espalhando discórdia e trazendo prejuízos.

Um exemplo claro disso pôde ser visto em Jeremoabo, onde um certo cidadão, que se diz ex-padre e advogado, foi um dos elementos mais prejudiciais na gestão do hoje prefeito Tista de Deda. Durante o período em que esteve ao lado da administração municipal, usufruindo de vantagens e acumulando de forma ilícita benefícios, seu único legado foi sobrecarregar o gestor com processos e desgastes políticos.

No entanto, a justiça divina e a força da verdade agem a seu tempo. Ao decidir mudar de lado e unir-se ao ex-prefeito Deri do Paloma, disseminando desinformação e fake news contra a atual gestão, tudo desmoronou para ele e para aqueles que tentaram usá-lo como ferramenta de ataque. A derrota nas urnas foi a prova de que o povo não se deixa enganar por figuras oportunistas e sem credibilidade.

Agora, expulso do cenário político que tanto explorou, esse personagem recorre à internet para atacar quem antes o alimentava. Um comportamento típico daqueles que cospem no prato em que comeram. Felizmente, ainda que tardiamente, a administração municipal livrou-se desse fardo, podendo seguir seu caminho sem a sombra de um elemento que apenas sugava os recursos públicos sem nada contribuir.

Que essa história sirva de alerta para futuras gestões: alianças devem ser feitas com base em competência, compromisso e honestidade. Os que se movem apenas por interesses próprios, cedo ou tarde, serão afastados pelo peso de suas próprias ações. Como diz o velho ditado, "os ruins se destroem e destroem os outros". Mas, no fim, a verdade sempre prevalece.

Nota da redação deste Blog - “Na verdade, é a vida que doa à vida”

Em “O Profeta” quando questionado por um homem rico sobre o “Doar” Khalil Gilbran respondeu:

….

Há aqueles que dão pouco do muito que possuem – e eles doam em busca de reconhecimento e é o seu desejo secreto que torna suas dádivas corruptas.

E há aqueles que têm pouco e doam tudo. Estes são os que acreditam na vida e na generosidade da vida,  e seus cofres nunca estão vazios.

Há aqueles  que doam com alegria, e esta alegra é a sua recompensa.

E há aqueles que doam com dor, e esta dor é o seu batismo.

E há aqueles que doam e não sentem dor ao dar, nem busca alegria, nem dão pensando em virtude;

….

É através dessas mãos que Deus fala, e é por detrás de seus olhos que Deus sorri sobre a terra.

….

Observai primeiro se vós mesmos  merecei ser um doador,  e um instrumento de doar. Pois, na verdade, é a vida que doa à vida – enquanto que vós,  que vos considerais doadores, sois apenas testemunhas.