segunda-feira, fevereiro 17, 2025

Ministros de Lula veem Flávio Dino descolado ‘rápido demais’ do governo


Sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário de 2025. Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Participam da cerimônia: Ministro Flávio Dino e Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre.

Postura independente de Dino deveria servir de exemplo

Bela Megale
O Globo

Ministros de Lula avaliam que Flávio Dino se “descolou rápido demais” do governo depois de assumir a cadeira do Supremo Tribunal Federal (STF). A atuação independente do ex-chefe da pasta da Justiça tem sido criticada por parte dos ministros palacianos, que atuam no dia-a-dia da política.

A reclamação é que, mesmo independente, as ações de Dino no STF, especialmente em relação às emendas parlamentares, são vistas no Congresso como tendo a influência de Lula, o que não acontece de fato, segundo membros do governo.

HÁ ELOGIOS – Alguns ministros ligados à área econômica, críticos ao jogo de emendas, no entanto, passaram a elogiar a independência de Dino.

Um gesto do magistrado reforçando que ele seguirá com sua lupa no tema foi informado nesta quinta-feira pela apresentadora da GloboNews, Andréia Sadi.

Na reportagem, ela relata que Dino intimou o Congresso e representantes do governo federal a prestarem esclarecimentos sobre as emendas, numa audiência que será presidida por ele, em 27 de fevereiro.

CONTROVÉRSIAS – O magistrado chegou a suspender o pagamento das emendas por falta de transparência.

Em paralelo, os parlamentares atuam em busca de uma espécie de anistia para irregularidades relacionadas a desvios da verba pública.

Nesta quinta-feira, Dino autorizou uma operação da Polícia Federal que mirou o chefe de gabinete de um deputado federal gaúcho, por possíveis desvios de emendas destinadas a um hospital do Rio Grande do Sul.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Nem todo ministro trabalha caninamente na defesa do presidente que o nomeou para o Supremo. Os que são verdadeiramente juristas costumam proceder sempre de forma independente. Ao que parece, Flávio Dino e Cristiano Zanin estão costeando o alambrado, como dizia Leonel Brizola. Merecem o respeito de todos nós. Dizem que Dino sonha com o Palácio do Planalto, porém isso é assunto mais para a frente. (C.N.)