sábado, fevereiro 15, 2025

Era só o que faltava! Elon Musk defende o impeachment de Lula


Aliado chave de Trump, Elon Musk mostrou peso político em rejeição de projeto de financiamento na Câmara

Musk devia ficar calado, sem dar pitacos sobre o Brasil

Deu em O Globo

O homem mais rico do mundo e atual chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos compartilhou na plataforma X, uma de suas empresas, uma publicação que convoca opositores para manifestações de rua pelo impeachment do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

Um dos principais aliados de Donald Trump no retorno à Casa Branca, o magnata retuitou, em seu perfil pessoal, uma postagem com fotos dos protestos pela queda de Dilma Rousseff em 2016.

VISUALIZAÇÕES – O post do bilionário somava mais de 16,7 milhões de visualizações na manhã deste sábado. “Wow”, escreveu ele, ao compartilhar a publicação.

A postagem original, do autor identificado como Mario Nawfal, também foi compartilhada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, num momento em que a oposição tenta mobilizar parte do público e inflar a participação do que projeta ser uma “onda nacional de protestos”.

O senador Flávio Bolsonaro reproduziu em seu perfil o compartilhamento de Musk e escreveu que “o resgate do Brasil já começou”. O deputado federal Eduardo Bolsonaro também replicou a reação do bilionário em suas redes sociais.

PROTESTOS DOMINGO – A publicação à qual reagiu Musk diz que as manifestações contra Lula vão ocorrer em 120 cidades do país  em 16 de março. O autor original do post aponta que “o movimento está ganhando atração pelo Brasil graças aos crescentes sinais de oposição ao governo [Lula]”.

Postagens como a de Mario Nawfal passaram a circular mais ativamente no X desde a divulgação dos resultados da mais recente pesquisa Datafolha, que expressou um tombo na popularidade de Lula.

A atual gestão atingiu o menor índice de avaliação positiva de todos os mandatos do petista na série histórica do levantamento, num movimento puxado por segmentos que formam a base de sustentação do presidente.

EDUARDO NOS EUA – O posicionamento de Elon Musk ocorre dias após Eduardo Bolsonaro aterrissar em Washington para se reunir com congressistas aliados de Trump, em busca de informações que corroborem a narrativa bolsonarista de que os EUA agiram em favor de Lula em 2022.

A viagem de Eduardo também faz parte de uma estratégia para criar um clima favorável para pautar a anistia aos golpistas do 8 de janeiro no Congresso, projeto que em última instância pode favorecer Jair Bolsonaro e reabilitá-lo eleitoralmente para 2026.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Como dizia o Barão de Itararé, era só o que faltava. O empresário e assessor de Trump tem mais o que fazer do que ficar se metendo na política brasileira. Sua inconveniência é diretamente proporcional à sua fortuna(C.N.)