Foto: Vinicius Loures/Arquivo/Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados25 de fevereiro de 2025 | 08:51Emendas parlamentares batem recorde de R$ 50 bilhões e levantam questionamentos
Enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) lidera discussões com o Congresso Nacional e o governo sobre a transparência e os critérios de distribuição das emendas parlamentares, um outro debate passa despercebido: a magnitude dos valores envolvidos. Neste ano, as verbas designadas por parlamentares no Orçamento ultrapassarão R$ 50 bilhões, um recorde histórico. A reportagem é do jornal “O Globo”.
Especialistas apontam que o aumento dessas verbas compromete a alocação eficiente dos recursos públicos, dispersa as ações do governo, fomenta o clientelismo e reduz a capacidade de planejamento do Estado.
O montante exato destinado a essas emendas — sejam individuais, coletivas por bancadas ou comissões — ainda não foi definido, uma vez que a proposta orçamentária ainda está pendente de votação. No entanto, os dados disponíveis indicam a ampla margem de decisão que os parlamentares brasileiros possuem sobre a aplicação desses recursos.
Em 2025, aproximadamente 20% das despesas discricionárias federais — aquelas cuja alocação é definida pelo governo — serão direcionadas pelos parlamentares por meio de emendas.
PoliticaLivre