segunda-feira, janeiro 13, 2025

Uma experiência magnífica é passar 12 dias no mais absoluto silêncio

Publicado em 13 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet

Meditação do silêncio - Conheça o centro Vipassana

Para meditação do silêncio, conheça o Retiro Vipássana

Antonio Carlos Rocha

Entre os dias 26/12/24 e 06/01/2025 ficamos em Retiro de Meditação Vipássana (budista), na cidade de Engenheiro Paulo Frontin, RJ, eu e minha esposa, no mais absoluto silêncio por 12 dias. Mais de 100 participantes de todas as idades, 50 homens e 50 mulheres, sem contar os servidores voluntários, mais de 20, preparando as refeições lacto-vegetarianas e duas professoras.

Ninguém paga um centavo, nem recebe, tudo fruto de doações. Ao final do curso, os que quiserem fazem donativos, a critério de cada um.

CELAS MEDITATIVAS – Em miniquartos individuais (celas meditativas) o Centro de Meditação tem separação de corpos, importante para esse período. Homens de um lado, mulheres do outro. Não se comunicam. Só no final do evento se reencontram.

O local existe há mais de 20 anos e pertence à linhagem leiga (não tem sacerdotes, nem monges) fundada pelo próspero industrial Sathya Narayan Goenka, que nasceu na antiga Birmânia, hoje Mianmar, (1920-1971), era casado e teve seis filhos. E depois viveu na Índia.

Tem locais de meditação espalhados por vários países, seguindo sempre o mesmo princípio, absolutamente grátis. Ecumênicos, todas as religiões são aceitas, é mais uma Filosofia de vida.

NUM PRESÍDIO – Na grande Belo Horizonte, já foi realizado um retiro de meditação dentro de um presídio masculino. Inspirado em um vídeo do Youtube sobre um curso semelhante realizado em uma prisão da Índia.

Goenka, como era conhecido, fez palestras na ONU sobre o seu projeto educacional para crianças, jovens e adultos de todas as idades.

No Brasil há centros de meditação em São Paulo, Rio de Janeiro e estão sendo construídos novos locais na Bahia e no Paraná.

IMERSÃO TOTAL – Quem experimenta essa prática do silêncio absoluto, a sensação de paz e tranquilidade chega a ser indescritível. Perguntei à minha esposa o que ela tinha sentido, ela respondeu: “Não tenho palavras para comentar, é um mergulho muito profundo em nosso interior”

Eu, de minha parte, declaro que chega um momento que transcendemos as palavras, a comunicação é intuitiva. Por mais que eu tente explicar o sentimento, a sensação é de amplitude, uma imersão total na Natureza.

Feliz 2025, Ano da Serpente, que começa em fevereiro, de acordo com a Astrologia Budista, também conhecida como Astrologia Chinesa. Diz a lenda que, certa feita, uma grande serpente Naja protegeu o Buda de uma chuva torrencial, ou seja, a cobra era domesticada…