terça-feira, janeiro 14, 2025

Sergipe não teve redação nota mil no Enem de 2024

 em 14 jan, 2025 8:43

Sergipe não teve nenhuma redação nota mil no Enem 2024 (Foto: Governo Federal)

Nenhum estudante de Sergipe alcançou a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, conforme o balanço divulgado nesta segunda-feira, 13, pelo Ministério da Educação (MEC). Entre os 12 alunos que tiraram nota mil no exame, a maioria é de estados do Sudeste e Nordeste, mas nenhum é sergipano.

De acordo com o MEC, os estudantes que obtiveram nota mil são dos seguintes estados: Alagoas (1), Ceará (1), Distrito Federal (1), Goiás (1), Maranhão (1), Minas Gerais (2), Pernambuco (1), Rio de Janeiro (2), Rio Grande do Norte (1) e São Paulo (1). Ainda segundo o Ministério da Educação, o total de redações nota mil no Brasil caiu 80% em relação a 2023, quando à época 60 participantes atingiram a pontuação máxima.

Na edição de 2024 do Enem, os estudantes que alcançaram nota mil representam menos de 1% dos mais de três milhões de participantes. Em Sergipe, que em 2023 contou com três redações nota mil, nenhum candidato obteve a pontuação máxima na edição de 2024 das provas.

Bom desempenho

Apesar disso, o estado mostrou bom desempenho na redação. Dados do MEC apontam que 77 estudantes da rede pública sergipana obtiveram notas acima de 950, resultado considerado expressivo pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc). “Estamos catalogando os resultados por polos do Pré-Universitário e verificando os destaques nas terceiras séries do ensino médio”, afirmou Eliane Passos, diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Seduc.

Outro destaque de Sergipe foi a média geral das escolas públicas do estado na redação do Enem 2024, que alcançou 604,5 pontos, a maior do Brasil. O estado superou Espírito Santo (604 pontos) e Rio Grande do Sul (602,5 pontos), segundo levantamento da Folha de São Paulo.

Segundo especialistas na área de Educação, a queda no número de redações nota mil em âmbito nacional reacendeu debates sobre os critérios mais rigorosos de avaliação e os desafios enfrentados pelos estudantes na produção de textos com excelência para atingir a nota máxima.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe