Publicado em 19 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet
Caio Junqueira
CNN
Os 70 minutos da entrevista de Fernando Haddad à CNN deixaram claro que, para ele, o inferno são os outros, parafraseando o filósofo francês Jean Paulo Sastre. E, para quem fizer questionamentos e apresentar fatos econômicos, a desculpa/saída será sempre pela política
Assim, a culpa da crise do Pix é de Bolsonaro, mas a culpa da crescente dívida pública é de Paulo Guedes. Ou a culpa da perda de credibilidade econômica do governo é do mercado.
PRÁTICA ANTIGA – Atribuir ao outro responsabilidades que também são suas é uma prática antiga na política, que, na boca de um ministro da Fazenda, ganha outra dimensão.
Portanto, não haverá autocrítica e não haverá mudança de rota na condução da economia do país.
E, para quem fizer questionamentos e apresentar fatos econômicos, a saída será sempre pela política.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O problema de Haddad é, principalmente, a falta de autonomia e de autoridade na condução da política econômica. As medidas que sua equipe preconiza são sempre vetadas por Lula da Silva, sob os mais escalafobéticos argumentos. E Haddad tem de engolir em seco e tentar tocar a empreitada para a frente, numa situação de absoluto constrangimento. E vida que segue, como dizia João Saldanha. (C.N.)