quinta-feira, janeiro 23, 2025

MP DA BAHIA RECOMENDA DESLIGAMENTO DE FILHA DA PREFEITA DO INTERIOR DA BAHIA POR NEPOTISMO

 

MP DA BAHIA RECOMENDA DESLIGAMENTO DE FILHA DA PREFEITA DO INTERIOR DA BAHIA POR NEPOTISMO

O Ministério Público da Bahia (MPBA) recomendou o desligamento de Luiza Amélia Oliveira Reis Cotrim Duete, filha da prefeita de Muritiba, Rose Reis (PSD). A recomendação foi emitida após denúncia de nepotismo, considerando que Luiza Amélia havia sido nomeada para a pasta de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, além de ocupar interinamente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

A promotora de justiça de Muritiba, Neide Reimão Reis, assinou a recomendação, que estipula o prazo de 30 dias para que sejam anuladas todas as nomeações de ocupantes de cargos em comissão, funções de confiança ou contratos temporários que envolvam cônjuges, companheiros ou parentes até o terceiro grau da autoridade nomeante ou de outro servidor da mesma pessoa jurídica.

De acordo com o MPBA, a nomeação de Luiza Amélia fere o princípio da impessoalidade, conforme definido na Constituição Federal, além de ir contra os princípios da moralidade e eficiência administrativa. A recomendação também considerou a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal, que proíbe o nepotismo na administração pública.

https://ipolitica.blog.br/mp-da-bahia-recomenda-desligamento-de-filha-da-prefeita-do-interior-da-bahia-por-nepotismo/