terça-feira, dezembro 03, 2024

Previsões para 2025: Bolsonaro terá anistia e vai enfrentar Lula de novo

 


charge

Charge reproduzida do Estado Acre

Carlos Newton

Chegamos a dezembro, mês em que são feitas as previsões sobre o que acontecerá no próximo ano, 2025, que os burocratas chamam de “exercício seguinte’’.

Sem medo de errar, podemos dizer que a esculhambação continuará a prevalecer no país e no mundo, de novo orquestrada por Donald Trump, que nasceu para ser ator e agora faz papel de presidente dos Estados Unidos, pela segunda vez.

LULA CANDIDATO – O presidente Lula da Silva, por exemplo, vai romper o ano em êxtase total, porque é só alegria desde sábado, dia 30, quando recebeu os comandantes militares no Palácio da Alvorada e eles lhe pediram que envidasse esforços para aprovar a anistia, a pretexto de “zerar o jogo” e “desanuviar o ambiente político”.

Foi um presente de Natal antecipado, era tudo o que Lula precisava ouvir, para confirmar a candidatura em 2026, aos 80 anos, completando 81 anos em 27 de outubro

Ele sabe que em 2026 terá terríveis dificuldades para vencer Tarcísio de Freitas, mas suas chances melhoram muito se Jair Bolsonaro e Pablo Marçal também forem candidatos, com o governador paulista fora da disputa.

BOLSONARO IDEM – Ao receber a notícia do pedido das Forças Armadas defendendo a anistia, Jair Bolsonaro também entrou em êxtase. Passou a sentir que realmente poderá voltar a fazer política e tudo o mais. Ao recuperar o passaporte, imediatamente irá aos Estados Unidos para bajular Trump, pensando (?) serem amigos, sem perceber que o presidente americano só é amigo do próprio bolso.

Voltando às previsões, Quem aprova a anistia é o Congresso, e isso será fácil com lulistas e bolsonaristas unidos pela mesma bandeira jurídico-legislativa. Mas há um problema chamado Supremo Tribunal Federal, que precisa entrar na armação.

Conduzido pelo autocrático Alexandre de Moraes, o STF simplesmente pode achar (?) que a anistia é inconstitucional por este ou aquele motivo. E aí as previsões vão por água abaixo.

###
P.S.
 – Cabe a Lula negociar diretamente com os ministros do Supremo, convidá-los para uma picanha com cerveja no Alvorada, para fechar o grande acordo de pacificação política nacional, que deve ser celebrado com um carnaval fora de época e desfile militar com todas as geringonças possíveis e imagináveis. (C.N.)