terça-feira, dezembro 10, 2024

No país das maravilhas, Lula põe a culpa no ministro da Comunicação


Marqueteiro Sidônio Palmeira é cotado para assumir Comunicação do governo  Lula - Portal deAmazônia

Lula decidiu transformar seu marqueteiro em ministro

Dora Kramer
Folha

Desde que os índices de popularidade engataram uma linha descendente, o presidente Luiz Inácio da Silva vem insistindo na ideia de que o problema do governo é a comunicação ruim.

Na semana passada, indicou que o talento para “vender” suas realizações será um dos critérios, talvez o primordial, para a reforma ministerial prevista para 2025. Chegou a fazer mea-culpa e chamou a si a tarefa de dialogar mais e melhor com a população.

FUGINDO À REGRA -Lula matou a falha no peito, coisa que não é do estilo dele, mais afeito a transferir culpas ao alheio. Disse que fala pouco (!) e prometeu aumentar a frequência de pronunciamentos sem atentar para a evidência de que frequentemente suas falas resultam em situações desfavoráveis.

O presidente parte do pressuposto de que o governo está maravilhoso, mas a sociedade não percebe isso porque a exposição das maravilhas não é feita corretamente.

Princípio básico da propaganda para definição de um sucesso de vendas é a qualidade do produto. Quando a mercadoria não é entendida como boa para o consumo, o público não compra.

É OBRIGAÇÃO – Daí a dificuldade de convencer as pessoas a reagirem como o presidente gostaria que reagissem —sendo gratas a ele.

Atuar na redução da pobreza e do desemprego, para citar dois exemplos, é obrigação e não algo passível de recompensa.

Do ponto de vista político, a comunicação do pacote de corte de gastos foi bem montada, com estética de programas do horário eleitoral. Ressaltou benesses, minimizou medidas mais duras e evitou a palavra “corte”.

SEM CONTEÚDO – Tudo muito bem pensado e arrumado na forma, mas um desastre no conteúdo, ao misturar contenção de despesas com perda de receita, ao anunciar isenção de imposto obviamente eleitoreira para tentar pegar a classe média-baixa pelo bolso.

Economistas alertam que a boa nova dos números positivos de hoje pode ser a má notícia de amanhã, caso as contas não sejam administradas com firmeza e realismo.

Mas o governo prefere demonizar o chamado mercado, num embate ideológico anacrônico datado de uns 30 anos atrás, coisa que não se comunica com os tempos atuais.

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NOTA DA REDAÇÃO  DO BLOG – Belo artigo de Dora Kramer, que prima pela serenidade. Lula vai afastar o ministro da Comunicação e substituí-lo pelo marqueteiro Sidônio Palmeira, que tenta convencer os brasileiros de que Lula malha todo dia, está em ótima forma e pode ser candidato até o final dos tempos. Ou até o Brasil virar uma imensa Argentina. (C.N.)