Por Redação
A revista norte-americana Time elegeu o ministro da Fazenda Fernando Haddad, como um dos 10 líderes mais influentes do mundo a conduzir negócios para uma ação climática real.
A lista com 100 líderes foi divulgada nesta terça-feira e aponta o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, como a pessoa mais influente no tema em um contexto global.
Outras figuras importantes também aparecem na lista, como Bill Gates, fundador da Microsoft e da organização de inovação em energias sustentáveis Breakthrough Energy e o Príncipe Harry, do Reino Unido, que fundou a Travalyst, plataforma com informações de opções de viagens sustentáveis.
Confira o Top 10 completo:
Ajay Banga, presidente do Banco Mundial
Jennifer Granholm, secretária do departamento de energia dos EUA
Bill Gates, fundador da Breakthrough Energy e TerraPower
Susana Muhammad, ministra do Clima e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia
Príncipe Harry, fundador da Travalyst
Anne Hidalgo, prefeita de Paris
Claudia Sheinbaum, presidente do México
Damilola Ogunbiyi, copresidente da divisão de energia da ONU
Ed Miliband, secretário de Energia do Reino Unido
Fernando Haddad, ministro da Fazenda do Brasil
Segundo o G1, a revista classificou o ministro como “a força por trás da missão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de transformar o maior país da América Latina, que antes estava atrasado em prioridades ambientais, em um líder climático global”.
Em entrevista à Time, Haddad afirmou que o seu plano de transformação climática é criar milhões de novos empregos verdes e impulsionar o crescimento econômico.
Além de Haddad, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também figurou em uma lista da revista estadunidense, como uma das 100 pessoas mais influentes de 2024.