quarta-feira, novembro 13, 2024

Ato Republicano e o Legado de Marcelo Déda: Um Caminho para Jeremoabo e Aracaju

 

 Foto Divulgação -INFONET - Blog Cláudio Nunes

 

Hoje amanheci refletindo sobre um ato republicano que remete à memória do saudoso governador Marcelo Déda. Déda era um verdadeiro estadista, um homem à frente do seu tempo, conhecido por sua ética e pelo compromisso com a ideia de que “a política é a arte de servir”. Essa visão o tornou uma referência de liderança republicana e ética, um exemplo que ainda ecoa na política sergipana e que continua a inspirar novos líderes.

Um exemplo claro desse legado pode ser visto na prefeita eleita de Aracaju, Emília Corrêa, e também no prefeito eleito de Jeremoabo, Tista de Deda. A postura de ambos é pautada pela união de forças para o bem comum, acima de disputas partidárias ou pessoais. Emília Corrêa recentemente elogiou o tratamento republicano recebido pelo Ministro  Márcio e destacou que “acima de qualquer divergência política está o interesse de nossa cidade”, apontando para a importância do trabalho colaborativo entre lideranças locais e federais. Ela reconhece que Aracaju enfrenta desafios que demandam soluções inovadoras e integradas, e que para superá-los, é preciso unir esforços de forma a colocar o bem-estar da cidade e dos aracajuanos acima de qualquer outra questão.

Essa visão de Emília é um exemplo da postura republicana que, acredito, também será adotada por Tista de Deda em Jeremoabo. Como ex-aluno e admirador do saudoso Marcelo Déda, é uma alegria ver que Márcio Macêdo, discípulo político de Déda, segue fielmente a orientação do eterno mestre, aplicando os ensinamentos de Déda em sua gestão. Essa linha de atuação, que coloca o interesse público em primeiro lugar e pratica uma política de diálogo e cooperação, é, sem dúvida, o caminho que trará progresso para Aracaju.

Em Jeremoabo, a expectativa em torno do governo de Tista de Deda é igualmente positiva. Com sua intenção de colocar secretários técnicos em posições-chave, demonstrando compromisso com a transparência e a eficiência, Tista mostra que está determinado a agir conforme o legado republicano. Tal como Déda, Tista vê a política como uma ferramenta para o serviço público e busca unir forças e experiências para beneficiar a população, em especial as camadas mais vulneráveis.

Assim como Aracaju ganhará com o compromisso de Emília e Márcio Macêdo, Jeremoabo também será beneficiada pela postura republicana de Tista de Deda, trazendo esperança de um novo tempo de desenvolvimento e justiça social. A política, quando guiada pelo exemplo de líderes como Marcelo Déda, se torna, de fato, uma arte do bem comum