sexta-feira, outubro 18, 2024

O fim melancólico da gestão Iggor Oliveira em Poço Verde

  em 18 out, 2024 3:09

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog já abordou por várias vezes que a reeleição não é boa para os gestores que não pensam no melhor para o povo. Um bom exemplo é o município de Poço Verde onde Iggor Oliveira, após à reeleição em 2020 abandonou totalmente o município.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Frota peças de veículos da Prefeitura estão sendo vendidas, denunciou vereador.

E o pior não é isso: o vereador Jaci Silvino denunciou na Câmara Municipal que a frota de veículos da Prefeitura está sendo sucateada e até peças estão sendo vendidas. Os vereadores Jaci Silvino e a vereadora Imperatriz Rosário já pediram o comparecimento no legislativo do responsável pela garagem da Prefeitura. A vereadora Imperatriz Rosário esteve no local e tirou fotos de toda frota, inclusive do transporte escolar e apresentou na sessão realizada na última quarta-feira, 16. “Chamou a atenção da falta de peças em diversos veículos”, informou a vereadora mostrando imagens de veículos na garagem.

 É torcer que a futura gestão seja técnica e preocupada com as pessoas mais carentes. Ninguém merecer Iggor querer retornar em 2028 como o salvador da pátria. Só depende da competência dos futuros gestores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após a derrota do candidato dele, o prefeito Iggor resolveu retroceder na coleta do lixo: colocou um carrinho de mão e o coitado do gari puxando dezenas de sacos de lixo em cima.

Divina Pastora  Neste sábado e domingo, 19 e 20, acontece a 66ª edição da maior romaria de Sergipe. Considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado desde 2014, a Peregrinação de Divina Pastora atrai, anualmente, milhares de fiéis católicos ao município que leva o nome da santa, localizado no leste sergipano. As celebrações religiosas são iniciadas na noite do sábado, e, na manhã do domingo, a imagem de Nossa Senhora Divina Pastora sai do município de Riachuelo até o Santuário de Divina Pastora, carregada pelos peregrinos. O Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) vai disponibilizar viaturas com policiais para fazer o isolamento da rodovia SE-245.

Foto: Marcelle Cristine

 

 

 

 

 

 

 

 

MPCSE faz alerta para decreto de insuficiência orçamentária em Poço Redondo O procurador-geral Eduardo Santos Rolemberg Côrtes, do Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPCSE), alertou os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o decreto de estado de calamidade pública publicado pela prefeita de Poço Redondo, que trata de uma insuficiência de dotação orçamentária para suprir a prestação dos serviços públicos. O registro foi feito durante sessão do Pleno da quinta-feira, dia 17.

Falta de continuidade dos contratos Segundo o procurador-geral do MPC, o decreto aponta a suspensão de todos os serviços do município, como a compra de medicamentos, merenda escolar e os contratos da Secretaria da Educação. Na sessão, Côrtes chamou atenção ainda para a falta de continuidade dos contratos temporários dos professores assim como do transporte escolar, que podem ameaçar o semestre letivo dos estudantes da rede municipal.

Audiência Diante da gravidade da situação em Poço Redondo, a solicitação apresentada pelo procurador-geral ao colegiado é que seja feita uma audiência com a gestora e com o representante do Poder Legislativo do Município. Além disso, ele verificou a necessidade do acompanhamento da equipe de Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI) do TCE para analisar previamente o decreto e, principalmente, a motivação que levou a gestão a adotar uma medida drástica no município. Após a sinalização de Côrtes, o conselheiro Ulices Andrade registrou que vai marcar uma reunião com a prefeita e o presidente da Câmara de Poço Redondo para saber o que acontece de fato. Andrade acrescentou ainda que, a depender da situação, uma mesa técnica será feita para discutir o 6,3assunto.

 Salários atrasados Ainda na sessão, o procurador-geral do MPC aproveitou para chamar atenção dos gestores que estão em final de mandato nos municípios sergipanos. De acordo com Côrtes, já existem notícias de possíveis atrasos de pagamento de salário de servidores nesse período. Para Côrtes, é preciso registrar que os prefeitos devem cumprir e manter em dia as obrigações até o final do mandato, inclusive sem deixar endividamento e nem pendências financeiras em relação ao exercício de 2024. Ele reforçou o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e solicitou à presidência do TCE o acompanhamento da CCI para esses casos.

 Artesanato fortalecido Com apoio do Governo do Estado, o artesanato sergipano tem circulado pelo Brasil e obtido bons resultados em vendas. Prova disso foi a 6ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce), que colocou Sergipe na 2ª colocação, atrás apenas do estado anfitrião, com a comercialização de mais de R$ 215 mil. O sucesso foi praticamente quatro vezes maior que no ano passado, quando o estado figurou na 18ª posição no ranking do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), com vendas de R$ 59 mil. Neste ano, já houve também participações de artesãos em feiras no Distrito Federal, e nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em Rosário do  Catete, projeto visa reutilizar óleo de cozinha para a fabricação de sabão Na tarde da quarta-feira (16), foi oficialmente lançado o Projeto Siririzinho Sustentável em Rosário do Catete. A cerimônia aconteceu na Escola Municipal Professora Ernestina Silva, no Povoado Siririzinho, e contou com a presença de autoridades locais, comunidade escolar e parceiros. A ação visa a reutilização de óleo de cozinha para a fabricação de sabão, prática que reduz a poluição e evita o descarte inadequado do óleo, nocivo ao meio ambiente.

Apoio O projeto, que conta com o apoio do Instituto Orizon Social através do Desafio Comunidade Sustentável, tem como objetivo promover a sustentabilidade através de práticas inovadoras e responsáveis. Desde sua concepção, o projeto busca minimizar impactos ambientais e fomentar o desenvolvimento sustentável.

 Compromisso De acordo com a mãe de aluno, a Sra. Marta Barroso, que colaborou na elaboração do projeto, o Siririzinho Sustentável foi aprovado no primeiro semestre. “Primeiro, começamos a apresentação do projeto aos envolvidos e multiplicadores para o lançamento de forma oficial. São seis etapas, que serão desenvolvidas até janeiro de 2025.  A iniciativa, além de ser uma alternativa ecológica, também cria oportunidades de geração de renda para pequenos empreendedores, fomentando a economia. A expectativa é que após a finalização do projeto, seja criada uma cooperativa com as mães dos alunos”, relatou Dona Marta Barroso. O Projeto Siririzinho Sustentável reforça o compromisso da Prefeitura de Rosário do Catete, que apoia ações de sustentabilidade e de educação ambiental na Rede Pública Municipal.

Campeonato ginástica A partir desta sexta-feira, 18, Sergipe recebe o Campeonato Sul-Americano de Ginástica Artística. O evento será realizado no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju, e segue até o domingo, 20. A competição reunirá atletas de diversas partes do continente, trazendo disputas de alto nível ao estado. Nove países estarão presentes, com um total de 154 participantes – entre atletas e comissão técnica. A entrada será gratuita ao público durante as classificatórias e eliminatórias. Já para acompanhar as finais no sábado e no domingo será necessário levar 1 kg de alimento não perecível, garantindo o acesso ao evento e contribuindo para uma causa social.

Campeonato ginástica II “Estamos muito felizes por receber mais uma competição de grande porte em Sergipe, especialmente um evento internacional como o Campeonato Sul-Americano de Ginástica Artística. Aracaju tem se destacado nos últimos anos como um polo importante da ginástica no Brasil, e é emocionante ver o Ginásio Constâncio Vieira recebendo grandes talentos da Ginástica Artística de todo o continente”, afirmou a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na próxima semana, de 25 a 27 de outubro, acontecerá a III FLITA (Feira do Livro de Itabaiana) Nos dias 25, 26 e 27 de outubro próximo (2024), na Praça de Eventos do Shopping Peixoto, em Itabaiana, acontecerá a III FLITA (Feira do Livro de Itabaiana), no mesmo estilo da primeira (em 30 a 31 de outubro de 2021) e da segunda (em 04 a 06 de novembro de 2022), constando de exposição e venda de Livros por autores/editoras/livrarias, de visitação de escolas, de exposição de arte, de apresentações artísticas rápidas (teatro, shows, canto, contação de histórias, declamações, etc.) As feiras do livro de Itabaiana pretendem preencher o vazio nos anos pares, uma vez que a Bienal acontece apenas nos ímpares, proporcionando aos produtores de arte encontrarem-se com os consumidores (famílias, escolas, intelectuais, etc.) em um ambiente adequado para realizarem negócios e trocarem experiências.

 Organização e como participar Esta III FLITA, como as anteriores, é organizada pelo Movimento “O Escritor na Livraria” (liderado pelos escritores Domingos Pascoal de Melo e Antônio FJ Saracura, curadores da Bienal do Livro de Itabaiana), que busca, desde 2013, valorizar/divulgar a literatura sergipana nas livrarias, feiras literárias, bienais de livro, escolas e ambientes apropriados. Escolas públicas e Clubes de Leitura (para receberem vales livros – Biens – e apresentarem artes), escritores (para expor e vender suas obras), e outros que pretendem espaços para expor/divulgar/comercializar produtos culturais, devem fazer suas inscrições até 18/outubro/2024 através do link: https://afjsaracurageral.blogspot.com/2024/09/inscricoes-na-iii-flita.html

INFONET