quarta-feira, outubro 09, 2024

Com Esta Câmara de Vereadores, Esqueçam o Impeachment

 



A realidade política muitas vezes traz expectativas que acabam sendo frustradas, especialmente quando envolvem processos delicados, como o impeachment. De fato, esperar que a atual Câmara de Vereadores aja de forma mais contundente agora, após as eleições, pode ser um erro de cálculo. Se antes, quando estavam buscando votos e precisavam provar sua atuação ao eleitorado, não tomaram medidas diante das inúmeras denúncias, a probabilidade de agirem agora, estando em uma posição de maior conforto político, é ainda menor.

O problema das expectativas é justamente que elas criam uma espécie de armadilha mental. A mente começa a formular cenários, datas e modos de ação, o que acaba gerando ansiedade e, mais frequentemente, decepção. A frustração surge quando a realidade não corresponde à imagem que criamos. No caso dos vereadores, sem uma pressão real e contínua, tanto por parte da população quanto de órgãos fiscalizadores, dificilmente haverá movimentação significativa, pois as motivações políticas tendem a priorizar interesses próprios e de grupos dominantes.

Essas dinâmicas de poder nos lembram que, para evitar a desilusão, é mais prudente manter uma visão crítica, mas realista, das capacidades e intenções dos agentes políticos. A expectativa, quando mal calculada, realmente se torna o combustível para a frustração.