segunda-feira, outubro 28, 2024

Cinco capitais tiveram ‘viradas’ em relação ao resultado do primeiro turno

Publicado em 27 de outubro de 2024 por Tribuna da Internet

Ao contrário do senso comum, quem vota é que não pode reclamar - Mises  Brasil

Charge do Kemp (Arquivo Google)

Rafaela Gama
O Globo

Com os resultados nas urnas deste domingo, cinco capitais brasileiras tiveram viradas em relação ao primeiro turno. A maioria dos que saíram na frente no primeiro turno e acabaram derrotados é de bolsonaristas. Veja abaixo em quais municípios isso aconteceu.

Em Fortaleza, uma das disputas mais acirradas deste ano, Evandro Leitão (PT), que havia ficado em segundo lugar no primeiro turno, venceu o bolsonarista André Fernandes (PL).

O petista, que teve 34,33% no início do mês, terminou a disputa com 50,38% dos votos válidos, apenas 0,7 pontos percentuais à frente do adversário, o que representa, em números absolutos, apenas 10,8 mil votos.

Em Belo Horizonte, o deputado estadual Bruno Engler (PL) saiu na frente no primeiro turno, mas foi derrotado no segundo turno pelo prefeito Fuad Noman (PSD). O candidato à reeleição, que havia somado 26,54% na primeira fase da corrida, venceu a disputa final ao registrar 53,73% dos votos válidos, enquanto o bolsonarista teve 46,27% neste domingo.

IDEM EM GOIÂNIA – O mesmo movimento foi verificado em Goiânia, onde o candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Fred Rodrigues (PL), havia tido a maior votação no primeiro turno (31,14% dos votos), mas não foi eleito na disputa final.

A vitória foi para Sandro Mabel (União), apoiado pelo governador Ronaldo Caiado (União), que terminou o pleito com 55,53% dos votos válidos, onze pontos a mais que o adversário (44,47%).

Em Palmas, a candidata do PL, Janad Valcari, também sofreu um revés com a virada de seu adversário na reta final. A deputada estadual, que tinha contabilizado 39,22% no primeiro turno, terminou o pleito derrotada por Eduardo Siqueira (Podemos). O ex-deputado federal e ex-senador saiu vitorioso ao receber 53,03% dos votos, seis pontos percentuais a mais que a candidata do PL (46,97%).

OUTRAS CIDADES – Outra capital a registrar a mudança de posições foi Porto Velho (RO), município em que Mariana Carvalho (União) havia ficado na liderança no primeiro turno.

Ela foi derrotada neste domingo. O adversário, Léo Moraes (Podemos) venceu com 56,18% dos votos, distante treze pontos da adversária (43,82%).

Em outras 8 cidades do interior e de regiões metropolitanas pelo país também houve mudança de posição no segundo turno em relação ao primeiro. Foram os casos de Caxias do Sul (RS), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Olinda (PE), Piracicaba (SP), Ponta Grossa (PR), Santa Maria (RS) e Taubaté (SP).