domingo, junho 02, 2024

EM NOME DA VERDADE... QUE RUFEM OS TAMBORES!


Analise esse assunto :  Evitar conflitos de interesse: O cargo de secretária de saúde envolve a tomada de decisões que podem afetar o resultado do concurso. Ao se afastar, a secretária evita qualquer tipo de conflito de interesse e garante a lisura do processo seletivo.

Demonstrar compromisso e seriedade: A decisão de se afastar do cargo demonstra o compromisso e a seriedade da secretária com o concurso. No entanto, em muitos lugares, um funcionário público que deseja participar de um concurso público pode ser obrigado a se afastar temporariamente do cargo que ocupa durante o período de seleção e, eventualmente, durante o processo de contratação.

O objetivo desse afastamento temporário é garantir a imparcialidade do processo de seleção e evitar conflitos de interesse. Se um funcionário público permanecer no cargo enquanto se candidata a um novo emprego, pode haver preocupações sobre se ele está usando recursos ou influência do cargo atual para obter vantagem no processo de seleção.

Assim, a secretária de saúde do município provavelmente teria que se afastar do cargo temporariamente para submeter-se ao concurso público municipal, a menos que haja disposições específicas na legislação local que permitam a participação sem afastamento. É importante consultar as leis e regulamentos específicos do local para obter orientação precisa sobre este assunto.

Valadares farias neto : casado com a filha do irmão do secretário

Cargo : analista de controle interno

 Rayla Suelem Matos Andrade : sobrinha do secretário de administração 

Cargo : Enfermeiro

 Gilson santos Andrade filho : sobrinho do secretário de administração.

Cargo : Engenheiro civil

 Alvaro Matheus Almeida Lima Miranda : primo 3 grau secretário de administração .

Cargo : Engenheiro civil

 Alalucha Teixeira Ferreira Andrade : Esposa do secretário de administração.

Cargo : auxiliar administrativo C/informática

 Diana Carvalho dos Santos: filha do prefeito.

Cargo : Odontólogo

 Déborah Carvalho dos Santos: filha do prefeito.

Cargo: Odontólogo

Marcio Lima - avançajerê - Locutor de programa de rádio pago com o dinheiro do povo para fazer propaganda pessoal do prefeito e secrétáris, e também para injuriar e mentir.

 Arêta Teixeira Ferreira : Cunhada do secretário de administração 

Cargo : fisioterapeuta

Um irmão do procurador - esqueceram de enviar e nome e o cargo.

Daniela varjao de Andrade Farias 

Sobrinha do secretário de administração e esposa do secretário de meio ambiente 

Ao receber as mensagens acima, parto do princípio de que todos possuem competência para os resultados obtidos, até que haja prova em contrário, inclusive, acredito que era para ser um fato louvável, já que estaria mostrando a capacidade dos nossos jovens perante os demais, no entanto, percebo que os questionamentos ocorreram em razão dos fotos deprimentes ocorridos: busca e apreensão pela polícia federal e mais um pedido de indisponibilidade de bens, ressarcimentos de danos causados ao erário público, numa causa que supera mais de 10 milhões de reais, promovida pelo Ministério Público Estadual. Logo, considerando que a polícia federal não veio aqui analisar papeis, pois isso cabe aos auditores da Controladoria Geral da União - CGU, mas buscar as provas do crime já materializado e aceito pela justiça federal, por conseguinte, com vistas nos precedentes acima citados, acredito que a desconfiança da população nos resultados obtidos pelas pessoas citadas, está levantando suspeita em razão da proximidade com o Secretário de Administração, o qual aparece como sendo o contratante da empresa, em ato referendado pelo prefeito. Aqui me valho do conhecimento obtido como especialista em Licitações e Contratos Administrativos, para dizer que, diante da ausência de transparência nos diversos ATOS da prefeitura de Jeremoabo, a “Dispensa de Licitação” sem apresentar uma justificativa plausível e nem haver previsão para demissão de contratados em cargos a serem preenchidos em razão do concurso, inclusive, o número de vagas disponíveis para os cargos mais importantes e quem foi aprovado, é um menosprezo a inteligência alheia, não enxergar o óbvio, embora não se possa afirmar, não há inadmissibilidade de condução dos resultados, mesmo que se entenda falarmos de suposições e sem qualquer acusação aos responsáveis, pois isso cabe ao Ministério Público da Comarca, analisar e assim proceder ou não, mediante os fatos encontrados; após análise mais apurada das situações expostas e do próprio MP que já havia solicitado o cancelamento do concurso, antes de sua realização. Considerando que aqui me manifesto na condição de cidadão jeremoabense, cabe ao Legislativo Municipal, com anuência do Ministério Público da Comarca, procederem a apuração, para que não paire sobre os aprovados, o estigma da aprovação fraudulenta, já que não é justo que o mérito individual do conhecimento adquirido, seja denegrido por razões diversas, portanto, é válido que a verdade seja encontrada e exposta para todos. É VÁLIDO AFIRMAR QUE QUEM NÃO DEVE NÃO TEME, ENTÃO QUE SE MANIFESTEM AQUELES COM O DEVER DE ASSIM PROCEDER!

Por: José Mário Varjão, em 02 de junho de 2024.  


Nota da redação deste blog - Em comparação ao que aconteceu em Jeremoabo, com fatos menos graves   reproduzirei a seguir um caso parececido, esperando que em beneficio dos "menos favorecidos" como diz o próprio prefeito, que a Câmara de Vereadores também faça a sua parte já é que a luta é de todos.


Prefeito é denunciado por supostamente fraudar concurso para beneficiar parentes


Tempo de leitura: 4 minutos


Na denúncia, o gestor é acusado de facilitar a aprovação de irmã, primos, tio, sobrinhos e parentes de vereadores. O prefeito negou as acusações.

Ibiara(PB) – O prefeito da cidade de Ibiara, Pedro Feitoza(PT), esta sendo acusado de fraudar o concurso público do município realizado no ano passado. A denúncia feita pelos vereadores Maria do Socorro Ramalho e Francisco Francinir de Carvalho, dão conta que o gestor quis favorecer parentes e aliados políticos.

A queixa foi protocolada na Procuradoria Geral de Justiça do Estado da Paraíba, no mês de junho e nessa segunda-feira(08Agosto2011), chegou ao Tribunal de Contas do Estado.

Irregularidades

Os vereadores afirmam que durante a realização do concurso foram constatadas várias irregularidades como: atraso no horário da aplicação das provas, falta de provas para candidatos, saídas de provas do local para serem copiadas e o mais grave, participação e aprovação de agentes políticos e parentes do prefeito.

Favorecidos
De acordo com os parlamentares, a irmã do prefeito, Verilene Feitosa Leite foi aprovada para o cargo de dentista; o primo do gestor, Acimário Bezerra de Oliveira passou para fiscal de tributos; Evandro pereira Leite, também primo do prefeito foi aprovado para auxiliar de contabilidade; o tio do chefe do executivo, Damião Gonsalo foi classificado para o cargo de técnico agrícola; o sobrinho Allan Kardec Feitosa de Oliveira conseguiu aprovação para agente administrativo; Maria Aparecida de Oliveira(prima), para agente comunitário de saúde; Maria Jaira Barros(secretária de Saúde), passou para enfermeira do PSF; Josival Simão de Lima(irmão secretária de Saúde e suplente de vereador), foi aprovado para o cargo de técnico agrícola; Edvan Galdino Moreira(secretário de Ação Social) conseguiu aprovado para o cargo de digitador, Anaíza Gonzaga de Sousa(esposa de um vereador), foi aprovada para o cargo de agente administrativo; Deniz José Galdino(motorista particular do prefeito), conseguiu aprovação como motorista e Maris Estelina Nunes(sobrinha de uma vereadora, que aderiu ao bloco de situação), passou para Assistente Social.

O concurso foi realizado em 2010 e ofereceu 93 vagas para a administração pública do município. A organizadora do concurso foi a Fundação Sertaneja Pró-Educar.


O outro lado

O prefeito prestou entrevista à imprensa local nesta terça-feira(09Agosto2011) e negou as denúncias. Ele disse que as acusações são intrigas da oposição. “O concurso foi feito com lisura e dentro da normalidade”, pontou o prefeito.

O gestor alegou que a oposição está com medo de enfrentá-lo nas eleições do próximo e por isso estão tentando “ferir” sua imagem de político honesto. Ele disse que “se comparar os aprovados e reprovados da família nesse concurso público, aqueles que passaram não representa nem 20% do total de participantes da seleção”, disse o prefeito.

Outra denuncia
Segundo denúncia feita à reportagem do PolêmicaPB pelo vereador de oposição Doutor Francinir, não se contentando em colocar parentes de forma "duvidosa" por concurso público nos quadros da prefeitura, Pedro Feitosa teria contratado a ex-mulher para prestar serviços como médica no PSF da cidade. Posteriormente, buscando camuflar o suposto favorecimento, Pedro Feito nomeou Ducineide como secretária de Saúde do município.

Ainda segundo informações do vereador oposicionista, como o salário de secretária é relativamente baixo, a ex-primeira dama continua recebendo o salário de médica, valor este de R$ 9.350 mil. Para o vereador, a situação funcional da primeira dama foge totalmente dos parâmetros legais, uma vez que ela, além de não ser funcionária efetiva, está acumulando cargos, atuando com status de secretária e recebendo ilegalmente o salário de médica contratada. “O mais grave disso tudo, tal hipótese configura-se num típico caso de nepotismo”, refletiu o parlamentar em conversa com a reportagem do Blog.

Entrevistado pelo portal PolêmicaPB, o prefeito Pedro Feitosa(PT) reconheceu as irregularidades, mas justificou: “Não agi de má fé”.

https://obeabadosertao.com.br/portal/2011/08/11/Prefeito-e-denunciado-por-supostamente-fraudar-concurso-para-beneficiar-parentes/