quinta-feira, abril 25, 2024

Políticos de Sergipe adoram a máxima “Mateus, primeiro os meus”

 em 25 abr, 2024 8:07

Adiberto de Souza

Muitos políticos de Sergipe não acreditam nas lideranças que os cercam. Prova disso é que preferem lançar como candidatos parentes próximos e cônjuges. O senador Rogério Carvalho (PT) está apostando na cara-metade Candisse Carvalho (PT) como pré-candidata à Prefeitura de Aracaju, enquanto o ex-deputado André Moura quer eleger a filhota Yandra de André (União) prefeita da capital sergipana. Seguindo a máxima “Mateus, primeiro os meus”, o governador Fábio Mitidieri (PSD) indicou o tio Jorge Mitidieri (PSD) para disputar a Prefeitura de Boquim. Esta receita também foi seguida pelo ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL). O distinto sonha em eleger o filhão Talysson de Valmir (PL) prefeito de Areia Branca. Em Lagarto, a família Ribeiro aposta na eleição de Rafaela Hilda para a Prefeitura. A ilustre é sobrinha do deputado federal Gustinho Ribeiro e neta da deputada estadual Áurea Ribeiro – ambos do Republicanos. Para enfrentá-la, os Reis já lançaram a pré-candidatura do deputado estadual Sérgio Reis (PSD), irmão do deputado federal Fábio Reis (PSD). O melhor exemplo da máxima “Mateus, primeiro os Meus” vem de Socorro, onde o prefeito Padre Inaldo (PP) já lançou a pré-candidatura da companheira e deputada estadual Carminha Paiva (Republicanos). Para evitar uma possível impugnação da candidatura, o reverendo e a parlamentar juram de pés juntos que entre ambos só existe amizade. Então, tá!

Pobres de Marré deci

Sergipe é o 10º estado do Brasil em taxa de pobreza (44,1% da população). É o que revela o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), com base nos dados de 2023 da Pnad Contínua. O estudo usa as linhas de pobreza e extrema pobreza do Banco Mundial. Os dados foram convertidos por meio de critérios de Paridade de Poder de Compra. Assim, os valores mensais das linhas de pobreza e extrema pobreza ficaram, respectivamente, em R$ 664,02 e R$ 208,42. Pessoas que viviam com quantias inferiores a essas são consideradas extremamente pobres. Misericórdia!

LGBTI+ nas eleições

O primeiro boletim do Programa Voto Com Orgulho, que mapeia pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições deste ano e divulgado pela Aliança Nacional LGBTI+, cadastrou 150 pré-candidaturas em todo o país, sendo 132 de pessoas LGBTI+ e 18 de pessoas ligadas à causa. Dos 150 pré-candidatos, 147 são para vereadores e três para prefeito. Sergipe aparece com duas pré-candidaturas. O objetivo do programa de caráter suprapartidário é estimular maior representatividade de pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições. Legal!

Vice-prefeito engaiolado

E quem viu o sol quadrado por algumas horas foi o vice-prefeito de Santana do São Francisco, André Giancarlo Santana (PRTB). O suplicante foi preso, ontem, ao ser flagrado portando armas de fogo e munições sem autorização para tanto. O flagrante aconteceu quando a Polícia cumpria mandados de busca e apreensão em endereços do político. Além de um revólver, foram apreendidas uma arma airsoft, outra de pressão e uma luneta utilizada como acessório para arma longa. Após pagar fiança, o vice retornou à liberdade. Crendeuspai!

usta homenagem

O casal de professores e escritores Beatriz Góis Dantas e José Ibarê Costa Dantas são os mais novos filhos de Aracaju. Os títulos de cidadania foram entregues a ambos, ontem, em sessão na Câmara de Vereadores. Autor da homenagem, o vereador Professor Bittencourt (PDT) lembrou ter sido aluno do casal na Universidade Federal de Sergipe: “estes novos cidadãos aracajuanos não precisam de muita apresentação para que se possa reconhecer as contribuições que eles deram, dão, e darão a nossa cidade”, discursou o parlamentar. Ibarê nasceu em Riachão do Dantas e Beatriz em Lagarto. Supimpa!

Cadê os “gatos”?

Nunca mais se falou na campanha contra as ligações clandestinas de água tratada, os chamados “gatos”. Até agora, a ação da Companhia de Saneamento de Sergipe contra os ladrões de água puniu apenas alguns miseráveis residentes na periferia de Aracaju e no interior de Sergipe. Por que será que a Deso também não visita os hotéis da Orla de Atalaia, as luxuosas mansões, indústrias, comércio e casas de praia. É nestes endereços que “residem” bichanos bem criados. Desconjuro!

Saúde na UTI

É terrível a crise da saúde pública em Sergipe. Após a dificuldade do governo estadual para realizar cirurgias ortopédicas, agora se torna pública a informação que 268 pacientes estão na fila do Hospital Universitário para serem operados de câncer de cabeça e pescoço. Segundo a vereadora Sheyla Galba (União), não existe previsão para a realização destas cirurgias, procedimento mais indicado para enfrentar a doença. A parlamentar sugeriu que o Hospital de Urgência de Sergipe e o Hospital do Amor, em Lagarto, socorram o Hospital Universitário, visando agilizar as quase três centenas de cirurgias oncológicas. Só Jesus na causa!

Rico em energia

O senador Alessandro Vieira (MDB) quer que o governo federal invista em projetos de energia limpa em Sergipe. Em conversa com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o emedebista disse que, além da riqueza em petróleo e gás, o estado tem grande potencial em energia limpa, especialmente nas áreas de energia solar, eólica e hidrogênio verde. Alessandro Vieira garante que se o governo federal apostar no potencial sergipano, o estado pode se tornar um líder nacional em energia renovável. É, pode ser!

Carnaval é cultura

A Lei reconhecendo como manifestação da cultura nacional blocos e bandas de carnaval foi sancionada, ontem, pelo presidente Lula da Silva (PT). De acordo com a nova legislação, o reconhecimento como manifestação da cultura nacional inclui desfiles, músicas, práticas e tradições dos blocos e bandas. O poder público também terá o dever de garantir a livre atividade desses grupos e a realização de seus desfiles carnavalescos. Aff Maria!

Mal na fita

Sergipe está entre os estados que mais gastam com a folha salarial (58,6%), só ganhando no Nordeste para o Rio Grande do Norte, que consome 76,41% da receita com o funcionalismo. De acordo com o levantamento feito pelo Centro de Liderança Pública, quatro estados nordestinos aparecem entre os 10 do Brasil que menos gastam com pessoal em relação à sua Receita Corrente Líquida: Maranhão (48,68%), Ceará (49,68%), Bahia (50,51%) e Piauí (51,89%). Os números destacados pelo Ranking de Competitividade indicam a saúde fiscal de cada estado, essencial para atrair investimentos. Home vôte!

Perdidos na periferia

De um bebinho, numa bodega imunda da capital sergipana: “Entre as pessoas que se anunciam como pré-candidatas à prefeitura, tem daquelas que se abrir mão do Google Maps se perde nas ruas, becos e vielas de Aracaju”. Danôsse!

INFONET