terça-feira, abril 30, 2024

"Paralelos entre Empreendedorismo e Política: Compromisso com o Cliente e Repúdio à Corrupção"

PRODUTO LANÇADO NO MERCADO SEM PRÉVIO ESTUDO DE NECESSIDADES PARA O CLIENTE E SEU CUSTO EXCESSIVO  PARA SE TORNAR POPULAR.


Quando uma organização desenvolve um projeto para lançar um novo produto no mercado, a primeira decisão a ser tomada é estabelecer um estudo de viabilidade, mediante diagnóstico das necessidades dos possíveis clientes (compradores), levando-se em conta que ninguém se especializa para gerar um produto ou prestar um serviço só para si, a regra é produzir para vender ou especializar-se para ofertar um serviço de qualidade, esta é a visão empresarial, considerando que o foco é a satisfação do cliente, então pergunto: por que deve ser diferente para aqueles que desejam trilhar o caminho político, via cargo eletivo? Na verdade se mudam os objetivos, mas os princípios são os mesmos, ou seja, na geração de um novo produto, o empresário busca conhecer previamente, quais são as necessidades dos clientes, para somente então, projetar o seu produto, no qual devem estar inserido todos os requisitos pretendidos pelo cliente consumidor, princípio este que também é válido para o prestador de serviços, consciente de que ambos trabalham focados em satisfazer as necessidades dos seus clientes e abrir espaço para conquista de outros, mediante a oferta de produtos de qualidade reconhecida. O pré-candidato deve ter propósitos claros e mostrar conhecer as necessidades dos munícipes (futuros clientes), para se eleito, não diferente do setor produtivo e ou comercial, tornar-se-á um gestor/líder, e como tal, deve conhecer e/ou se cercar de equipes capacitadas para gerar resultados satisfatórios, quando do atendimento aos munícipes, que se não de forma eficiente, seja ao menos eficaz, primando pela  imprescindível gestão de qualidade, onde se façam presentes os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Valer-se aqui do poder econômico para conquista de eleitores, é igualar-se aos contraventores que para conquistar adeptos, facilita o ingresso dos usuários aos seus ilícitos, tornando-os viciados, para, a partir desse momento, cobrarem o seu preço. Assim faz o mau político, que ao comprar o seu voto, degrada o seu caráter, corrompe a sua família, mas após ser eleito o ignora, pois sabe que aquele eleitor estará sempre à venda, pouco importando com a qualidade do serviço prestado ou se esse será prestado, já deu o que tinha de dar, agora o foco é recuperar tudo aquilo que doou. Acrescido dos juros de 1 pra 5 ou muito mais, enquanto você, eleitor que se vendeu, comprou consequências para si e muitos outros. Lembre-se do ditado popular que diz: não existe almoço grátis, a forma como lhe é cobrado é que lhe dá esta sensação de gentiliza e cordialidade, mas o preço uma hora vai chegar para você, seja na ausência de transporte para seu filho chegar na escola, seja na ausência do fornecimento de um remédio para você e/ou sua família, seja na

falta de melhoria nas necessidades da sua cidade e outras coisas mais. Tome cuidado com aquele que põe preço no seu voto, esse jamais foi ou será seu amigo!

O NOVO só se faz presente através de MUDANÇAS com novos PROPÓSITOS, não pelo caminhar separado do velho, pois neste caso, o NOVO se resume a já conhecida dissidência, nada concreto, além disto.

Por: José Mário Varjão, em 30/04/2024. 

Nota da redação deste Blog - Esse conteúdo explora a analogia entre a gestão de um projeto empresarial, especialmente o lançamento de um novo produto, e a busca por cargos políticos através de eleições. Vamos quebrá-lo em partes para uma melhor compreensão:

  1. Estudo de viabilidade e compreensão das necessidades dos clientes: Antes de lançar um novo produto, uma empresa conduz um estudo para entender as necessidades dos clientes. Da mesma forma, um candidato político deve entender as necessidades dos eleitores (seus "clientes potenciais") antes de se candidatar.

  2. Foco na satisfação do cliente/eleitor: Assim como uma empresa busca satisfazer seus clientes com produtos de qualidade, um político deve se comprometer a satisfazer as necessidades dos eleitores, oferecendo serviços de qualidade.

  3. Princípios comuns entre empresas e políticos: Apesar das diferenças nos objetivos (lucro para empresas, bem-estar público para políticos), os princípios de entender as necessidades dos clientes/eleitores e fornecer produtos/serviços de qualidade são os mesmos.

  4. Gestão eficaz e qualidade nos serviços públicos: Um político eleito deve ser um líder/gestor capaz de fornecer serviços públicos eficientes e eficazes, atendendo às necessidades dos cidadãos. Isso requer conhecimento das demandas locais e formação de equipes competentes.

  5. Criticismo à compra de votos: Comparando a compra de votos com a facilitação de atividades ilícitas para ganhar adeptos, o texto condena a prática de políticos corruptos que buscam apoio através de métodos desonestos. Isso não apenas corrompe o caráter dos eleitores, mas também leva a uma gestão inadequada e a consequências negativas para a comunidade.

  6. Apelo ao eleitor consciente: O texto conclui alertando os eleitores sobre os perigos de venderem seus votos e apela para que considerem o bem comum ao fazerem suas escolhas políticas.