em 29 abr, 2024 8:41
Adiberto de Souza
Quase uma semana após a divulgação de uma pesquisa do IBGE mostrando que Sergipe lidera o ranking da fome no país, o governo estadual ainda não deu um pio sobre o assunto. Antes de embarcar para uma viagem de 11 dias nos Estados Unidos, o governador Fábio Mitidieri (PSD) deu calado como resposta à grave informação de que cerca de 126 mil pessoas no estado acordam sem saber de terão algo para comer ao longo do dia: estão literalmente passando fome. O estudo do IBGE revela ainda que a insegurança alimentar atinge cerca de 50% da população sergipana, mais de 1,2 milhão de pessoas. Esses dados são muito graves para o governo permanecer em silêncio. Ora, será que a gestão Mitidieri acredita mesmo que conseguirá enfrentar a fome com o raquítico Programa Prato do Povo, que distribui uma quentinha, de segunda a sexta-feira, a apenas cinco mil deserdados pela sorte? É preciso muito mais do que propagandas vistosas para tirar Sergipe da liderança deste desumano ranking da fome. Misericórdia!
Apoio feminino
Dependendo do desejo da bancada feminina na Câmara Federal, o presidente Lula da Silva (PT) nomeia a advogada sergipana Roseline Morais ministra do Tribunal Superior do Trabalho. Nota assinada pela deputada Benedita da Silva (PT), coordenadora da bancada feminina, afirma que “a sub-representação de mulheres nos órgãos governamentais e judiciário deve ser motivo de preocupação”. A causídica Roseline concorre à vaga do TST com os advogados Adriano Costa Avelino e Antônio Fabrício de Matos Gonçalves. Marminino!
Contas no vermelho
Sergipe e outros 22 estados devem fechar as contas no vermelho em 2024. Pelo menos é o que mostra um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com base em dados da Secretaria do Tesouro Nacional. Reportagem sobre o assunto publicada pelo portal Metrópoles informa que, além da situação de desequilíbrio, o quadro atual das contas estaduais ainda reflete um histórico da pandemia, com a alteração no ICMS sobre combustível e energia, em 2022. Além disso, têm grande peso nesse cenário as despesas com pessoal, sobretudo as previdenciárias. Danôsse!
Troca de nome
Bem que um deputado ou uma deputada estadual poderia apresentar um Projeto de Lei propondo a colocação do nome de Maria Feliciana no Edifício Estado de Sergipe. Aliás, desde sempre aquele prédio foi apelidado com o nome da “Rainha da Altura” por ser o mais alto do estado, com seus 28 andares. Com 75 anos de idade, Maria Feliciana morreu no último sábado, vítima de pneumonia. Localizado no centro de Aracaju, o Edifício Estado de Sergipe foi construído, no final da década de 60, pelo saudoso ex-governador Lourival Baptista. Ah, bom!
Governistas divididos
Pelo andar da carruagem, será muito difícil o governador Fábio Mitidieri (PSD) convencer a deputada federal Yandra de André (União) a desistir de disputar a Prefeitura de Aracaju. Comportando-se como se já fosse candidata oficial, a fidalga tem arregimentado muitos apoios políticos. No último sábado, Yandra reuniu um bom número de pré-candidatos a vereador num evento motivacional de comunicação, jurídico e contábil. Provável candidato a vice na chapa da deputada, o ex-governador Belivaldo Chagas (Pode) fez questão de afirmar que será “exatamente com esse time que nós vamos chegar lá”. Crendeuspai!
Não se venda
Vocês sabiam que quem vende o voto pode ser condenado a quatro anos de cadeia? O artigo 299 do Código Eleitoral prevê punição idêntica para o político safado comprador de consciências. A venda do voto se caracteriza pelo recebimento de dinheiro, cestas básicas, material de construção, dentadura, emprego ou qualquer outro benefício. Não entre nessa, meu camaradinha!
Água quente e café frio
Os prefeitos de segundo mandato são os menos interessados em ver a campanha eleitoral deste ano nas ruas. Eles sabem que quando a disputa política começar pra valer passarão a ser visto de forma secundária. Com a campanha em andamento, os olhos da sociedade se voltarão para os candidatos, principalmente os que aparecerem como favoritos. Após a apuração das eleições, muitos prefeitos vão beber água quente e café frio, principalmente se os garçons que os servem forem descontentes servidores públicos. Só Jesus na causa!
Dono da bola
Quer apostar uma mariola de goiaba como o PL só referendará a candidatura da prefeiturável Emília Corrêa se o candidato a vice for o ex-senador Eduardo Amorim (PSDB)? Isso ficou claro durante a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a Aracaju. Amorim compareceu a todos os eventos organizados para o capitão de pijama, talvez para deixar claro que, embora seja um tucano, quem manda no PL é o irmão dele, Edvan Amorim. Tal qual aquele garoto que só coloca a bola em jogo se for escalado, os Amorim só deixarão Emília jogar pelo partido se o ex-senador participar da chapa. E estamos conversados. Home vôte!
Grana na mão
A Prefeitura de Aracaju paga hoje os salários de todos os servidores municipais, referente a este mês de abril. Também será creditada nesta segunda-feira, a primeira parcela do 13° salário dos servidores que fizeram aniversário nos meses de janeiro e fevereiro. Ao anunciar o pagamento da folha, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) lembrou que desde janeiro de 2017 o funcionalismo municipal recebe os seus vencimentos dentro de prazo regular, assim como o pagamento de direitos e benefícios. Então, tá!
Pré-candidatura oficializada
Está agendado para a próxima quarta-feira, o lançamento da pré-candidatura de Valmir de Francisquinho (PL) a prefeito de Itabaiana. No mesmo evento serão anunciados os pré-candidatos do grupo político à Câmara Municipal. Valmir deve enfrentar nas urnas o empresário Edson Passos (MDB), que já lançou festivamente a sua pré-candidatura, tendo como postulante a vice o também empresário Aguinaldo de Verso (MDB). Em 2020, Edson Passos tentou se eleger prefeito, obteve 39,19% dos votos e foi derrotado por Adailton Sousa (PL), votado por 53,22% dos itabaianenses. Aff Maria!
INFONET