em 26 abr, 2024 4:04
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Durante quatro anos (2019 a 2022) a democracia sofreu vários ataques do então presidente Bolsonaro que ao longo do mandato revelou-se um golpista, fascista e genocida. Até após o resultado eleitoral ele tentou usurpar a democracia e o poder, mas não teve respaldo da maioria dos militares para isso.
Após o sonho do golpe frustrado e com os direitos políticos cassados, restou ao ex-presidente choramingar com medo de ser preso. Porém, seus adeptos mais radicais, aqueles que foram morar nas portas dos quartéis ainda sonham com uma ditadura no Brasil.
Hoje Aracaju vai ver in loco a contradição deste adoradores do golpista. Não querem a democracia, mas vão exercer em toda sua plenitude nas ruas, ao lado do ex-presidente que é cultuado como um Deus vivo.
Os adoradores do golpista vão exercer o direito da liberdade civil, desde que suas ações e palavras não retornem para o fechamento do STF e a intervenção militar. As práticas abusivas perpetradas pelo Bolsonaro e seus asseclas foram e estão sendo punidas de acordo com a lei. Muitos destes golpistas estão atrás da grade desde os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e outros estão com tornozeleiras eletrônicas cumprindo suas penas.
A democracia é isso que vocês vão sentir hoje em Aracaju adoradores do golpista: o direito de manifestação mesmo que neste caso, para alguns, a manifestação só terá sucesso com o golpe e o fim da democracia.
É um contrassenso, mas fazer o quê com uma massa acéfala, manipulada e adorada de um mito de tolo.
Viva a democracia! Viva ao direito de expressão, para desespero dos adoradores do golpista.
Viagem internacional O governador Fábio Mitidieri e o vice-governador Zezinho Sobral vão se afastar das funções pelos próximos dias em razão de viagem internacional. O presidente da Assembleia Legislativa, Jeferson Andrade, assumirá o governo e a transmissão de cargo vai ocorrer nesta sexta-feira, 26, no Palácio dos Despachos, às 14 horas. A previsão é que o governador retorne às atividades no dia 6 de maio.
FM no Cirurgia O governador Fábio Mitidieri será recebido, nesta sexta-feira, no hospital Cirurgia pelo secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro e direção do hospital. Unidade da rede estadual, o hospital Cirurgia atua como equipamento de alta complexidade nas áreas de ortopedia, oncologia, urologia, cardiologia e neurocirurgia.
Lagarto: A máquina pública está sendo usada para tentar me parar”, afirma influencer processado pela prefeita Hilda Ribeiro Deu no site “O Bolo é Grande”: “A prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, entrou com uma ação judicial contra o influenciador digital local, Bruno Acácio, após ele publicar um vídeo questionando o destino dos recursos do Fundo Municipal de Saúde, que foram alocados para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que nunca foi finalizada.
A ação Continua a matéria: “A gestora está pedindo R$ 20 mil em danos e exige que Bruno não utilize sua imagem e nome, apesar dela ser uma figura pública e a principal responsável pela administração da cidade. Além disso, a prefeita solicitou a tutela da conta do Instagram de Bruno, com o objetivo de remover conteúdos que considerasse inapropriados. Contudo, essa solicitação foi negada pela justiça. Em resposta ao processo, Bruno Acácio gravou outro vídeo para relatar, segundo suas palavras, a tentativa da prefeita de silenciá-lo e evitar que possíveis irregularidades em sua gestão fossem divulgadas em Lagarto e em todo o estado de Sergipe.” Toda matéria aqui com vídeo.
Tutela negada pela Justiça Ainda ontem, foi noticiado pelo instagram da revista Realce que a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro (Solidariedade), teve sua solicitação de tutela negada pela justiça após entrar com um processo contra o influenciador Bruno Acacio da Silva Nascimento. Em sua ação, a gestora pedia uma indenização de R$ 20 mil, alegando danos morais causados pelos vídeos do jovem, que questionavam ações suspeitas de sua administração. No entanto, a juíza responsável pelo caso negou, destacando a necessidade de seguir os trâmites legais e democráticos do processo. Toda matéria aqui.
Itabaiana: Prefeitura e Assaí Atacadista discutem em reunião expansão econômica do município Serrano Em uma soma de esforços para promover ainda mais o desenvolvimento econômico de Itabaiana, o Prefeito Adailton Sousa recebeu em uma reunião representantes da rede Assaí Atacadista na manhã da quinta-feira, 25. O objetivo é expandir a economia do município com iniciativas que unam o poder público à iniciativa privada.
Estrutura O Assaí Atacadista chegou em Itabaiana em março de 2018 e a unidade gera cerca de 500 empregos entre diretos e indiretos. São mais de 8 mil produtos comercializados dentre alimentos, bebidas, itens de higiene pessoal e limpeza, bazar, linha automotiva, pet e muito mais. A loja fica localizada na Avenida Eduardo Paixão Rocha, 1667.
Metas “Lá atrás, em 2017, nós itabaianenses ficamos muito felizes em receber o Assaí Atacadista em nossa comunidade e, desde então, caminhamos juntos para desenvolver ainda mais a economia local. Seguimos juntos traçando metas para fortalecer essa parceria e a economia do nosso povo”, disse Adailton.
1ª loja fora da capital da Cia Há 6 anos, abrimos a loja do Assaí em Itabaiana, que foi a primeira loja fora da capital da Cia, devido a economia pulsante e a localização estratégica entre o sertão do estado e o litoral”, comenta Claudemir do Carmo, Diretor de Divisão Norte/Nordeste do Assaí. “Estamos muito felizes com a receptividade e temos interesse em continuarmos a nos desenvolver na região, com um olhar muito voltado para os nossos clientes e parceiros comerciais da cidade e do Estado”, diz.
Presenças A reunião contou com a participação do Diretor de Divisão Assaí Valdemir Aparecido; do diretor da rede Bahia/Sergipe, Fábio Silva; do Gerente de Espaços Bahia/Sergipe, Madison Roberto e do Gerente da Unidade de Itabaiana, João Américo. Além disso, participaram da conversa a Secretária Indústria e Comércio, Sônia Carvalho, a Procuradora Geral Márdila Queiroz e a Secretária de Comunicação Katiane Peixoto.
Micareme deve levar uma multidão a Laranjeiras neste final de semana Neste fim de semana, 26, 27 e 28, Laranjeiras realiza a Micareme 2024, carnaval fora de época do município histórico, que é uma das festas mais tradicionais e aguardadas pelos laranjeirenses todos os anos. O clima na cidade já é de muita euforia e ansiedade para curtir cada momento.
Incentivo Assim como em anos anteriores, a Prefeitura concedeu um incentivo financeiro para cada bloco. Com esse apoio, as agremiações abusam da criatividade e, a cada ano, inovam, renovam, montam e remontam fantasias para surpreender o público e as torcidas, que lotam as ruas com muita animação e ansiedade para a passagem dos blocos, que acontecerá na noite deste sábado, 27, a partir das 19h.
Atrações Na sexta-feira, 26, sobem ao palco da Praça de Eventos: Sisal Roots, Teto, Banda Pressão, Nadson O Ferinha, Xand Avião e o Kanalha. No domingo, 28, a festa começa à tarde com arrastão, animado por Léo Santana e, em seguida, sobem ao palco, Priscila Senna, P10, Hungria e Nona. Nos três dias, a ferveção está garantida.
Em Brasília O vereador por Aracaju, Breno Garibalde está em Brasília (DF) para participar da XXIII Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, que acontece na capital federal de 23 a 26 de abril. “Participar de um evento como esse é muito importante pelo conhecimento que é proporcionado aos parlamentares, além de promover a integração entre vereadores de todo o Brasil”, disse o parlamentar.
A chuva continua Sergipe está com alerta de chuvas moderadas a intensas até a tarde deste sábado, 27. O aviso foi emitido ontem pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac). Conforme o boletim, as instabilidades estão sendo provenientes da atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (Asas) e devem ultrapassar 50 milímetros por dia. Os ventos intensos podem variar entre 40 e 80 quilômetros por hora (km/h). Vale reforçar que o acumulado pode gerar riscos em rodovias, transbordamento de rios e riachos, além da possibilidade de trovoadas e descargas elétricas.
Novo Lar A secretária da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, participou da solenidade de ordem de serviço do programa Novo Lar em Riachão do Dantas. Nesta primeira fase, o programa vai beneficiar 37 unidades habitacionais mediante a recuperação dos componentes estruturais, das condições sanitárias e estéticas das residências de famílias de baixa renda. “Este é um programa importante e fundamental para muitas famílias. Além disso, traz qualidade de vida, dignidade e saúde para os contemplados”, disse a secretária.
Laércio destaca a importância do estudo sobre a abertura do mercado de gás natural O senador Laércio Oliveira (PP/SE) afirmou que o Brasil precisa aumentar a produção de gás natural para possibilitar uma redução de preços, em evento de lançamento do relatório de diagnóstico do setor de gás natural no Brasil, realizado na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.
Competitividade “Precisamos de competitividade para a nossa indústria e um dos fatores importantes é o gás natural. Qual é o exercício que a gente precisa fazer para ter um gás barato? Esse estudo traz uma análise do que fazer para alcançar esse propósito. As novas ofertas de gás a partir do Rota 3, Projeto Raia e Sergipe Águas Profundas são essenciais, bem como a revisão das decisões de reinjeção do gás. Isso tudo são horizontes que precisam estar muito perto da gente para que, de fato, as coisas aconteçam”, afirmou o senador.
Legado Laércio destacou o trabalho realizado pelo ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que segundo ele deixou um legado que a história nunca vai esquecer. “Ele foi muito importante para a formulação da Lei do Gás, diante da sua firmeza e da sua disposição de levar até o fim o desafio de entregar o país. Além do mais, a gente precisa de infraestrutura para promover o escoamento de maior volume de gás nacional. E a gente precisa, de fato, fazer com que as coisas aconteçam. E eu serei incansável na defesa da abertura do mercado e estímulos à competitividade em toda a cadeia”.
Importância do gás natural Na mesma linha do que defendeu o senador, o vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou no evento que “para industrialização precisamos de competitividade nos insumos e um dos importantes é o gás natural. É caro e tem tudo para piorar. A perspectiva de encarecimento do gás brasileiro se dá porque, quando comparada às produções de países vizinhos como a Bolívia, A produção nacional é mais complexa, com fontes distantes das costas. O vice-presidente defendeu que a desburocratização é um dos caminhos necessários para a industrialização do país. É preciso ter uma desburocratização no sentido de reduzir custos e facilitar a produção”, afirmou.
Avanços O documento lançado se chama Acompanhamento da Abertura e da Competitividade da Indústria do Gás Natural no Brasil e foi produzido por técnicos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele mostra que há um importante espaço para avançar no segmento e aponta caminhos.
Vereador Camilo Daniel denuncia as condições estruturais precárias no bairro Jabotiana O vereador Camilo Daniel (PT) utilizou a tribuna ontem, 25, para denunciar os problemas da cidade de Aracaju. “Eu sempre costumo dizer que existem duas cidades em Aracaju: existe a cidade que está na propaganda do prefeito Edvaldo, que é uma cidade muito bonita, em que tudo funciona e tem a cidade que realmente o povo vive aqui em Aracaju”.
Transtornos Para exemplificar a situação da cidade, o parlamentar descreve a situação de uma rua localizada no bairro Jabotiana, que apresenta transtornos após as chuvas. “Em menos de 100 metros, nessa mesma rua, você tem três realidades. É um esgoto entupido, um buraco e um ônibus carregando outro ônibus”.
Falta de planejamento A ausência de políticas públicas efetivas é uma preocupação do vereador. “A nossa questão na cidade é a falta de um planejamento sério. Então é necessário a elaboração de um plano diretor na cidade. É uma coisa que é prometida há muito tempo”, alerta.
INFONET