terça-feira, março 05, 2024

Manifestantes fecham BR-101 e voltam a cobrar transporte escolar

  em 5 mar, 2024 9:12

Manifestantes fecham BR-101 e voltam a cobrar transporte escolar (Foto: redes sociais)

Um novo grupo de manifestantes – formado em sua maioria por estudantes e pais de alunos – fecharam a BR-101, em Nossa Senhora do Socorro, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 5. O motivo da mobilização foi cobrar a volta do transporte coletivo para os alunos que moram na região, principalmente nas proximidades do Loteamento Pai Andre.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o protesto chegou a gerar um engarrafamento de 2,5km.  Os manifestantes bloquearam a rodovia com galhos de árvores e pneus queimados. O fogo foi apagado pelo Corpo de Bombeiros. Após diálogo com os manifestantes, a via foi completamente liberada. “Situação normalizada, pista liberada, fluxo normal”, disse a PRF.

Há duas semanas outro protesto com a mesma reivindicação foi realizado na BR-235. Os manifestantes alegavam que houve suspensão do transporte escolar para os alunos que residem nos povoados Oiteiros, Lavandeira, Bita e Quissamã, em Socorro.

Seduc

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Setor de Transporte (Setran), comunicou através de nota que, a partir de segunda-feira, 4, está em operação uma nova rota de ônibus para servir os povoados Pai André, Pai André 2, Santo Inácio, Guajará e o loteamento São Francisco. “Esta nova rota visa atender aos estudantes do ensino médio matriculados nas escolas estaduais de Aracaju. Os responsáveis pelos alunos foram informados sobre as mudanças na última sexta-feira, 1º”, disse a pasta da Educação.

Ainda de acordo com a Seduc, houve reforço no diálogo com pais e moradores dos povoados Oiteiros, Lavandeiras, Bita e Quissamã, no mesmo município, sobre o transporte dos alunos do 6º ao 9º ano para Aracaju. A Seduc também informou que além da ampliação das linhas do transporte coletivo para a região, ampliou o transporte de estudantes com a disponibilização de um ônibus escolar e pleiteou junto ao Setransp a melhoria dos horários do transporte coletivo intermunicipal da Grande Aracaju.

https://infonet.com.br/noticias/cidade/manifestantes-fecham-br-101-e-voltam-a-cobrar-transporte-escolar/