domingo, março 17, 2024

Confirmação de trama golpista por Bolsonaro aumenta temperatura política no país

Publicado em 17 de março de 2024 por Tribuna da Internet

Charge do Nando Motta (brasil247.com)

Pedro do Coutto

A divulgação do processo sobre a tentativa de golpe do ex-presidente Bolsonaro contra o resultado das urnas de 2022 e, portanto, contra a posse do presidente Lula, ganhou uma dimensão muito grande, sobretudo quando o general Freire Gomes confirmou o encontro em que admitiu até a hipótese de prender o ex-presidente da República pela elaboração de um plano envolvendo comandos militares num desfecho contra a democracia.

Com isso, o panorama ganha uma nova dimensão e torna possível o julgamento e a condenação dos envolvidos, o que causará um reflexo e um impacto muito forte na opinião pública. A polarização ganhará mais intensidade e o quadro político terá a sua temperatura elevada.  Afinal de contas, ficou nítido o impulso golpista e a sua inevitável vinculação com o 8 de janeiro e com as consequências lógicas de uma situação que expõe Jair Bolsonaro e sua equipe próxima.

INVESTIDA – O problema é grave na medida em que vai avançando a possibilidade de prisão. Claro que as sentenças terão que ter foco nos principais articuladores da investida antidemocrática. A cada etapa, evidencia-se uma perspectiva de agravamento do cenário nacional. As consequências refletem a rota de colisão cada vez mais clara em virtude dos depoimentos e de sua divulgação.

As eleições de 2024 vão incluir as duas correntes e será um balanço de forças com a ideia de uma tentativa de golpe que fracassou. A opinião pública tem a possibilidade de incluir o debate institucional com questões municipais. É esse panorama para as urnas que se aproximam. A democracia venceu nas eleições de 2022 e precisa vencer novamente em 2024. Portanto, o desafio está posto no tabuleiro político, envolvendo a integração dos problemas comunitários com o quadro nacional.