terça-feira, janeiro 30, 2024

Não é Fake News nem politicagem, são os pais e alunos preocupados com a integridade dos alunos e prevendo uma tragédia

.


,.

Pelo vídeo na inicial, se houve algum Fake News foi da diretora do Colégio São João Batista com suas desinformadas e talvez até enganosas  informasções, esqueec a mesma que contra fatos não há argumentos.
Pais de alunos do Colégio São João Bzatista em Jeremoabo, com toda razão  estão indignados com as condições estruturais do prédio em que eles estudam diariamente. Com rachaduras nas paredes e fios expostos, o forro já começou a cair,  o lugar aguarda o início de uma reforma estagnada.
A situação acontece há anos, desde quando uma reforma prometida pela Colégio que nunca aconteceu .. Preocupadas com a segurança dos alunos, as mães pedem que eles sejam retirados do prédio e levados para outro espaço que não tenha riscos de desabamento.
Já que a Diretora do Colégio falou em parecer verbal de engenheiros(em repartição pública, parecer verbal e nada é a mesma coisa), apresento a opinião respaldados nesse vídeo abaixo. opinião essa  de um engenheiro possuidor de Know-how no assunto:

Dedé, estive lendo sua matéria sobre o Colégio Municipal São João Batista e pude observar que são diversas patologias ali existentes. A princípio atribuo as causas, a idade do colégio (fator natural), por outro lado, a causa mais grave está na ausência de uma boa gestão.
Algumas rachaduras indicam recalque do solo em alguns pontos, inclusive parece estar havendo esmagamento em ponto de apoio de uma comeeira, nesse ponto, a causa pode ser infiltração de águas pluviais, desagregando a argamassa e a alvenaria,   podendo ainda, provocar o apodrecimento da madeira e vir a colapsar naquele ponto. Por ser uma análise baseada em fotos, o conselho é: corrigir os pontos de oxidação das armaduras,  reforçar os pontos de recalques, recuperar as calçadas ao redor da edificação, pois muitos dos recalques podem ter origem na infiltração de águas entre a calçada e a parede, considerando o solo argiloso. Estudei nesse colégio em 69, quando foi inaugurado."