quinta-feira, dezembro 14, 2023

NATAL NA PRAÇA DO JARDIM O RETORNO

 NATAL NA PRAÇA DO JARDIM


O RETORNO

Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV


Neste mês de dezembro de 2023, a tradicional celebração natalina voltou ao seu berço inicial. 

A celebração natalina em família na praça do jardim era mais do que uma simples reunião; era um encontro ansiado por muitos, mas que, por um tempo, esteve subjugado às regras estabelecidas. Por determinação do padre local a tempos atrás, colocou um véu sobre essa tradicional festividade. No entanto, a luz da esperança e da união nunca cessou de brilhar nos corações daqueles que ansiavam por reviver tal momento especial.

Relata a professora Helenita, o Natal em família existe a mais de 40 anos. Com a chegada da saudosa D. Lina de Salvador a Jeremoabo, juntamente com a professora criaram uma média de 4 a 5 grupos para a celebração das novenas em nove ruas da cidade durante o período de  6 anos.  Com a ajuda da Irmã Teresa Vasconcelos que tinha uma certa influência na catequese, o grupo aumentava consideravelmente. Com a partida da Irmã Teresa Vasconcelos D. Helenita entendeu que na praça Cel Antônio Lourenço ou como é chamada Praça do Jardim, seria o local ideal. Contando com a ajuda do Sargento Mário que era homem bastante religioso, o entusiasmo do grupo foi renovado.

D. Helenita tendo feito uma viagem à Capital Sergipana Aracajú, foi surpreendida pelo o grupo que a procurou, informando que a novena no jardim havia acabado por determinação do pároco Ramos. Com isso, a professora e corajosa mulher, disse a todos que a novena não acabaria, transferiu para a Igreja da Rosa Mística. Mas, segundo a coordenadora, viu que faltava algo para o brilhantismo. O coração ainda encontrava-se fechado diante da tristeza por ter acabado a celebração na praça.

Não dando certo na Igreja da Rosa Mística, o grupo foi transferido para a Praça da Rodoviária, mais um fracasso. Seguindo em frente, o grupo foi deslocado mais uma vez, vindo para a Praça José Almeida de Castro, conhecido por todos, como praça de Renato e Liberato, sendo bem acolhidas, mas no entanto, o grupo sentiu que os comerciantes ficaram impossibilitados de gerar qualquer som durante a celebração ou mesmo de colocar às mesas na praça para atendimento dos clientes. Tristeza para todos. Deu-se uma trégua.

Neste mês de dezembro de 2023, a tradicional celebração natalina voltou ao seu berço inicial.  D. Helenita juntamente com o grupo de incansáveis entusiastas que ergueram a bandeira da tradição, da união e do espírito natalino, estão festejando com muita alegria, determinação e perseverança. Todos uniram esforços para trazer de volta essa celebração tão querida, que significava tanto para a comunidade.

A novena conta com dois temas: um sobre a Paz e, o outro sobre o Evangelho propício do dia.

Seu exemplo ecoará por muito tempo, inspirando outros a preservarem o verdadeiro espírito do Natal: o amor, a união e a partilha entre todos.

Deve-se registrar, que autoridade eclesiástica nenhuma, seja ela do maior ao menor grau, pode interferir ou mesmo acabar com os costumes e tradição de um povo. Pode até melhorar, mas acabar, jamais.

Que este ato cometido pelo o pároco anos atrás, seja extinto do nosso seio e, que o povo tenha a coragem de repudiar e, não acolher tais determinações desastrosas. Caso contrário, podemos afirmar, que Jeremoabo é a cidade do já teve, do já foi ou mesmo do já era.

Doações colocadas nos pés de Maria
Que esta tradição perdure por gerações, lembrando-nos sempre que, mesmo diante das adversidades, a união e o amor podem restaurar o mais profundo significado do Natal.


Nota da redação deste Blog - Mesmo embelezando uma das principais praças de Jeremoabo falar em cultura, costumes e tradição em Jeremoabo durante o governo do pai Deri é uma temeridade. O prefeito tem demonstrado uma clara falta de interesse e respeito pela cultura local.

A demolição do Juazeiro Centenário, uma árvore centenária que era um símbolo da cidade, é um exemplo claro dessa falta de sensibilidade. A árvore era um ponto de encontro para a população e um local de preservação da memória local. Sua destruição foi um ato de vandalismo que feriu o sentimento de identidade dos moradores de Jeremoabo.

A demolição do Parque de Exposição também é um exemplo da falta de interesse do prefeito pela cultura. O parque era um espaço importante para a realização de eventos culturais e sociais. Sua demolição foi um golpe para a cultura local, que já vem sofrendo com a falta de apoio do governo municipal, aliás os Parque de Exposição só foi demolido graças a covardia e omissão dos veraedores. Parque esse que lembrava o nome do filho dessa grande mulher de coração Jeremoabense, todavia o prefeito ignorou a simbologia que aquilo representava para essa ilustre cidadã .

Além disso, o prefeito tem negligenciado a manutenção de praças, escolas e unidades de saúde. As praças estão abandonadas e tomadas pelo mato, as escolas estão caindo aos pedaços e a saúde pública está em estado crítico.

O governo do pai Deri tem sido um desastre para a cultura e a tradição de Jeremoabo. O prefeito tem mostrado uma clara falta de compromisso com a cidade e com seus moradores.

Enquanto isso o prefeito já está treinando para quando for dançar a VALSA DA DESPEDIDA; isso porque a lei do retorno está prestes a chegar.