quarta-feira, outubro 18, 2023

Talvez o vereador Jairo tenha aberto os olhos bastante tarde

..

Para tentar comentar os enigmas do pronunciamento do vereador Jairo do Sertão na sessão da Câmara ontem 17.10, tenho que reproduzir antes a matéria a seguir:

A mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta.

Quando a imagem e o discurso não estão dizendo a mesma coisa, a desconfiança é instalada com sucesso

Larissa Almeida (*) | 09/08/2022 11:01 - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

A famosa frase do título deste artigo é atribuída ao imperador romano Júlio César. Vou contar a história brevemente: em 1 de maio de 62 a.C., a segunda esposa de Júlio César, Pompeia Sula, uma jovem muito bonita, promoveu uma festa em sua casa apenas para mulheres. Homens não podiam sequer se aproximar do evento. Mas Publius Clodius, sendo rico e atrevido, estava apaixonado por Pompeia e não resistiu: disfarçou-se de tocadora de lira e, clandestinamente, entrou na festa, na esperança de se aproximar da amada.

Ele foi descoberto, óbvio, e o falatório foi geral na cidade. Mesmo que não tivesse acontecido nada, segundo a história, imediatamente Júlio César se divorciou da esposa e disse: “A mulher de César deve estar acima de qualquer suspeita. A mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta”. 
Passados mais de dois mil anos, esta frase continua sendo amplamente utilizada porque continua se provando verdadeira: não basta ser, é preciso parecer ser quem se é.

Cada detalhe importa na percepção do outro sobre quem você diz ser. Não se trata de criar um personagem, mas de saber transmitir as suas qualidades. O jeito como você se porta, o modo como você fala, como você se relaciona com os outros, como trata as pessoas, principalmente aquelas que estão em um nível hierárquico menor, e sim, a sua aparência, a sua vestimenta também são muito importantes, porque podem ter códigos visuais que corroboram ou não quem você é. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS.

Nota da redação deste blogO vereador é um representante do povo, eleito para defender os seus interesses e fiscalizar o trabalho do prefeito. Ele não deve ser um capacho do executivo, mas sim um parceiro na busca do desenvolvimento do município.

O vereador deve ser independente e crítico, não temendo denunciar irregularidades ou erros do prefeito. Ele deve estar atento ao uso do dinheiro público e garantir que ele seja aplicado de forma transparente e eficiente.

O vereador não pode errar, pois ele é responsável por tomar decisões que impactam a vida de todos os cidadãos. Ele deve ser improbo, ou seja, impecável em suas ações.

Infelizmente, nem sempre isso acontece. Existem vereadores que se alinham ao prefeito e passam a defender os seus interesses, mesmo que isso seja prejudicial ao município. Outros vereadores são omissos e não fiscalizam o trabalho do prefeito, mesmo que haja evidências de irregularidades.

É importante que os eleitores estejam atentos a esses comportamentos e exijam dos vereadores que eles cumpram o seu papel de representantes do povo.

O vereador Jairo do Sertão como oposição mostrou ser atuante, demonstrou entender o papel do vereador, comportou-se razoavelmente fazendo uma oposição responsável; tadavia, ao ser situação preferiu defender o indefensável, defender um prefeito improbo praticando malversação como dinheiro público de maneira escandalosa, imoral e ilegal.

Na sessão dessa terça feira veio dizer tardiamente que: "o que tinha de ser feito já fez, o prefeito agora que se virasse".

Todavia o vereador Jairo do Sertão foi atingido por fogo amigo, o seu colega Zé Miúdo ingressou com uma representação no TCM-BA e na Polícia Federal por acumulação ilicita e recebimento de vencimentos sem trabalhar, diga-se de passagem uma denúncia bem fundamentada e com provas robustas; vamos aguardar o desfecho final.; lamento porque o vereador Jairo seria a única opção razoavel que poderia tentar substituir o atual (des)governo.

Aqui estão algumas dicas para que os eleitores possam escolher vereadores que sejam realmente comprometidos com o município:

  • Pesquise as propostas dos candidatos antes de votar.
  • Avalie o histórico de atuação dos candidatos.
  • Converse com os candidatos para entender as suas ideias e planos para o município.
  • Exija dos vereadores que eles cumpram os seus compromissos.

Somente com o envolvimento dos eleitores é possível garantir que os vereadores sejam realmente representantes do povo e que eles cumpram o seu papel de fiscalizar o trabalho do prefeito e defender os interesses do município.