sábado, setembro 23, 2023

A CPI da corrupção do laranjal e do superfaturamento o veredaor Zé Miúdo enterrou jogando cal.

Foto Divulgação


Após publicar os desmandos do prefeito de Jeremoabo, principalmente concernente a impunidade com a promoção pessoal com o nepotismo e com os atos de improbidades e corrrupção escancarados na gestão municipal de Jeremoabo cantada e decantada pelos vereadores, recebi duas mensagens que tentarei tecer alguns comentários:


As duas mensagens que recebi são muito claras e contundentes. Elas apontam para um problema grave que está acontecendo em Jeremoabo: a falta de fiscalização e accountability por parte dos poderes constituídos.

A primeira mensagem, afirma que, quando quem tem o dever de impedir se omite, é impossível vislumbrar qualquer caminho que traga uma luz para a situação. Isso significa que, quando o poder legislativo não cumpre seu papel de fiscalizar o poder executivo, os desmandos deste último ficam impunes.

A segunda mensagem, de "Muito barulho e pouca atitude", afirma que a Câmara Municipal de Jeremoabo se tornou um cabide de emprego para os políticos e uma fonte de financiamento de campanha política. Isso significa que os vereadores estão mais preocupados em se beneficiar do poder do que em exercer sua função de fiscalizar o Executivo.

De acordo com a Constituição, os poderes legislativo e executivo são independentes e harmônicos entre si. No entanto, em Jeremoabo, parece que existe uma relação de conluio entre esses dois poderes. O Executivo se aproveita da omissão do Legislativo para cometer atos de improbidade e corrupção.

Isso é um grave problema para a democracia e para o desenvolvimento de Jeremoabo. O cidadão é penalizado por todos os desmandos que acontecem no município.

A solução para esse problema passa pela conscientização da população sobre a importância da fiscalização e da accountability. Os cidadãos devem pressionar os seus representantes para que cumpram seu papel de fiscalizar o poder executivo.

Além disso, é importante que as autoridades competentes tomem medidas para investigar os atos de improbidade e corrupção que estão sendo cometidos em Jeremoabo.

A seguir, são algumas sugestões de ações que podem ser tomadas para resolver o problema:

  • A população deve pressionar os vereadores para que instalem uma CPI para investigar os atos de improbidade e corrupção que estão sendo cometidos pelo Executivo.
  • As autoridades competentes, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas, devem investigar as denúncias de irregularidades que estão sendo feitas.
  • A população deve participar das eleições municipais com consciência, votando em candidatos comprometidos com a transparência e a accountability.

É importante que todos os cidadãos de Jeremoabo se mobilizem para combater a corrupção e a impunidade. Só assim será possível construir um futuro melhor para o município. 

  1. Engajamento Eleitoral Responsável:
    Encorajar os cidadãos a avaliar criteriosamente os candidatos durante as eleições, levando em consideração o histórico, as propostas e o compromisso com a ética e a transparência.

É fundamental unir esforços de diferentes setores da sociedade para promover a integridade e a eficiência na gestão pública, visando o bem-estar e o progresso de Jeremoabo.