quarta-feira, agosto 30, 2023

Sergipe tem quatro governadores em apenas oito meses

 em 30 ago, 2023 8:49

Adiberto de Souza


Nunca na história política de Sergipe a cadeira de governador teve tantos ocupantes em tão pouco tempo quanto agora. Desde a posse, em janeiro deste ano, o chefe do Executivo, Fábio Mitidieri (PSD), já foi substituído três vezes por conta de viagens ao exterior. Ontem, o pessedista transferiu o comando do estado ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Múcio Santana. Ressalte-se que para o magistrado substitui-lo, Mitidieri teve incluir em sua comitiva ao States o vice Zezinho Sobral (PDT) e o presidente da Assembleia, Jeferson Andrade (PSD). Estes dois já sentiram o gostinho de ser governador, também devido as viagens do titular aos Estados Unidos. Outra novidade desse governo é a transferência da capital, de Aracaju para cidades do interior. Isso ocorre no dia em que o governo realiza um mutirão batizado de “Sergipe é aqui”. Desde janeiro até agora, Mitidieri já transferiu a capital para os municípios de Boquim, Propriá, Porto da Folha, Estância, Carmópolis, Nossa Senhora das Dores, Frei Paulo, Itabaianinha, Itaporanga D’Ajuda e Capela. Tanto as interinidades no governo, quanto as mudanças da capital não resultam em benefícios para os sergipanos, que continuam aguardando ansiosos o cumprimento das promessas feitas pelo governador na campanha eleitoral. Marminino

Abono não é piso

A Assembleia aprovou, ontem, projeto de lei do governo de Sergipe autorizando o pagamento aos enfermeiros do valor equivalente ao piso nacional da categoria. Acontece que, segundo alertou o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), o que foi aprovado é um abono para complementar os salários destes profissionais de saúde. O cidadanista jura que a Assembleia aprovou um penduricalho, pois o abono é algo passageiro e não reflete nas outras verbas dos enfermeiros, podendo ser retirado a qualquer momento. Misericórdia!

Permuta em Lagarto

A direção da Maratá propôs à Prefeitura de Lagarto uma permuta de imóveis. Pela proposta, o grupo empresarial entrega ao município a área onde estão a Faculdade Dom Pedro, Colégio Libertar, antigo Cjav e antiga Faculdade José Augusto Vieira, em troca do terreno do antigo parque de exposição de Lagarto. Nessa área, a Maratá pretende construir um hipermercado e um shopping popular, gerando cerca de 1,5 mil empregos diretos e indiretos. Nos imóveis que receberá com permuta, a prefeitura pode instalar seu centro administrativo, economizando uma pequena fortuna gasta com aluguéis. Aff Maria!

Agricultor agradece

Os produtores de milho estão sorrindo de orelha a relha com a decisão do governo de Sergipe em manter a redução da alíquota do ICMS em 2% para comercialização do grão. A renovação do benefício atende um pleito dos agricultores sergipanos, além de fortalecer a competitividade da produção de milho no estado. Este ano, a safra sergipana de milho se tornou destaque nacional, devendo serem produzidas 949,1 mil toneladas, um aumento de 5,4% na produção de 2023 em relação ao ano anterior. Supimpa!

Justa homenagem

A Assembleia Legislativa homenageou 23 professores da Universidade Federal de Sergipe em reconhecimento ao compromisso de desenvolver o estado por meio da ciência e da tecnologia. O reitor da UFS, Valter Joviniano Santana Júnior, agradeceu a homenagem, acrescentando que se não fosse pela luta dos professores, não era possível fazer uma educação de qualidade. O cardiologista e professor doutor Antônio Carlos Sobral Sousa, um dos homenageados, disse que a iniciativa do Legislativo é um incentivo para que todos continuem produzindo numa universidade que é destaque na pesquisa nacional. Ah, bom!

Motoristas irresponsáveis

Mais de 19% dos motoristas das capitais usam o celular enquanto dirigem. Isso significa que de cada cinco pessoas, uma afronta a lei. Feita pelo Ministério da Saúde, a pesquisa também mostrou que as pessoas com idades entre 25 e 34 anos (25%) e com maior escolaridade (26,1%) são as que mais assumem esse comportamento de risco. Os motoristas com nível superior também são os que mais recebem multas por excesso de velocidade e que associam o consumo de bebida alcoólica e direção. Danôsse!

Bem na fita

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe é o quarto do país no Ranking da Transparência 2023, com 98,93% de aderência à metodologia de avaliação. Na frente do nosso TRE apenas os da Bahia, de Mato Grosso do Sul e da Paraíba, que cumpriram 100% dos parâmetros analisados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sexta edição do ranking foi organizada também por categorias, conforme o segmento da Justiça. De acordo com o diretor-geral do TRE sergipano, Rubens Lisboa, o resultado é fruto de um coeso trabalho de equipe, realizado de forma comprometida e responsável. Legal!

Novo prefeito

O vereador Ricardo Vasconcelos (Rede) é o novo prefeito de Aracaju. Ele substitui o titular Edvaldo Nogueira (PDT), que aviona aos Estados Unidos na comitiva do governador Fábio Mitidieri (PSD). Para substituir o pedetista, Vasconcelos passou a presidência da Câmara Municipal para o vereador Fabiano Oliveira (PP). Essa é a segunda vez que o pepista ocupa a presidência do Legislativo. Em fevereiro deste ano, por motivo de viagem de Edvaldo ao exterior, Ricardo assumiu a Prefeitura durante 10 dias, sendo substituído na Câmara por Fabiano. Então, tá!

Não deu em nada

O Tribunal Regional Eleitoral julgou improcedente a representação feita por Priscilla Mendonca (PDT) contra o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, o ex-prefeito Valmir de Fancisquinho, o ex-deputado estadual Talysson de Valmir e o deputado estadual Marcos Oliveira, todos do PL. Candidata derrotada à Câmara Federal em 2022, a pedetista acusou os quatro adversários de terem abusado do poder político e econômico naquela campanha eleitoral. Crendeuspai!

Bico seco

E o deputado estadual Chico do Correio (PT) está preocupado com a falta d’água no semiárido sergipano. Segundo o distinto, tem bairros em Nossa Senhora da Glória que estão sem água tratada há 15 dias. Chico cobrou providências à Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), pois o problema afeta todos os municípios do sertão sergipano. A preocupação do deputado aumenta porque, conforme a previsão da meteorologia, o próximo inverno será mais seco. Com a palavra a direção da Deso. Home vôte!

INFONET