quarta-feira, agosto 02, 2023

Vereador fica dando bobeira com vídeo de sexo intima em grupos de Zap depois não esteja caindo na comissão de etíca.

A quebra de decoro é o que podemos classificar como  um conceito jurídico abstrato,  sujeito a elevada classificação subjetiva daqueles responsáveis  pela apuração dos fatos, "(Jurista Ramon Barbosa e Silva).

A falta de decoro  na conduta pública  pode levar o vereador  a perder  seu mandato  na casa.

O decoro parlamentar  é  a conduta esperada  em todas as ações praticadas  por agentes políticos  da nossa sociedade. E quando essas ações não estão de acordo com a conduta esperada, são classificadas como quebra de decoro parlamentar o que pode levar a cassação de mandato.

Por exemplo, quando alguém ocupa  um mandato político e abusa do seu poder, ele está quebrando o decoro parlamentar.

Outras ações que podem  incorrer   na quebra do decoro são  corrupção. recebimento de vantagens indevidas no cargo; uso de expressões que configuram crime contra a honra ou que incentivam sua prática; falta de respeito para com os demais parlamentares durante a sessão entre outros. (ipolitica) 

Qual a pena da divulgação de fotos íntimas?

A divulgação de fotos íntimas prevista no Art. 218-C do Código Penal possui pena de reclusão, de 1 a 5 anos, quando não se estiver diante de crime mais grave, como estupro.

Há ainda aumento de pena de 1/3 a 2/3 se o crime é praticado para humilhar a vítima, por vingança, ou por quem mantenha com ela qualquer tipo de relação íntima de afeto.

Já para o crime de invasão de dispositivo eletrônico, a pena prevista no Art. 154-A do Código Penal é de 1 a 4 anos e multa, podendo a pena ser aumentada de 1/3 a 2/3 caso ocorra prejuízo financeiro à vítima.