quarta-feira, junho 21, 2023

El Niño: em 2024, versão mais intensa do fenômeno no Nordeste

 em 21 jun, 2023 4:00

 Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                      “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Alguns governos estaduais já estão se preparando antecipadamente para uma versão mais intensa do fenômeno oceânico El Niño para o ano de 2024, cuja duração ainda é incerta.

Uma das matérias mais interessantes foi publicada no jornal Diário do Nordeste (CE), explicando que o El Niño é um fenômeno oceânico de aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico, próximo à costa da América do Sul, que prejudica a ocorrência de chuvas no Nordeste brasileiro. Nos últimos 50 anos, ele foi observado pelo menos 13 vezes, impondo medidas estruturantes de enfrentamento à seca e à baixa recarga em reservatórios.

De acordo com levantamento do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 6 das últimas 13 ocorrências foram classificadas como “fortes”; mais 6 como “moderadas”, e apenas uma como “leve”.

O último período oficial de El Niño foi em 2016, também o quinto ano consecutivo de seca em quase todo Nordeste. O Fenômeno climático dificulta a agricultura, a pecuária e o abastecimento humano quando se consolida. Segundo a matéria as análises preliminares colocam o regime de chuvas de 2024 parecido aos de anos como 1958, 1998 e 2016, ou seja, “nada bons em termos de aporte” de água.

Com certeza, a equipe técnica do governo estadual desta área já está pensando em ações preventivas e tomando decisões para se preparar para a possibilidade concreta para enfrentar as consequências do fenômeno El Niño.
 

PSS da PMA pode acabar na justiça E ontem, 20, o blog recebeu diversas reclamações sobre o resultado provisório do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Prefeitura de Aracaju para a área da saúde, principalmente para odontólogos. Segundo as reclamações, dos candidatos que entraram com recursos, gente recém formada com a pontuação mais alta, sem mesmo ter outros títulos.  Como é provisório, a Comissão tem que ficar atenta e checar a documentação, principalmente se algum candidato colocou no sistema informação falsa.

 Itabaiana monitorada: prefeitura inaugura projeto “Muralha Digital” O município de Itabaiana agora está monitorado digitalmente com a instauração do projeto “Muralha Digital”, da Prefeitura Municipal de Itabaiana em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Digital (ABDI). O programa conta com câmeras instaladas em diversos pontos da cidade, oferecendo mais segurança para os moradores e agilidade no trabalho da Guarda Municipal, Polícia Militar, Civil, Rodoviária Federal e SMTT. A inauguração aconteceu na última segunda-feira, 19, na Câmara de Vereadores de Itabaiana.

Mais segurança O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa disse que foi um dia muito especial com a parceria da Prefeitura e a ABDI.  “Com essa iniciativa, estamos levando mais segurança para a nossa cidade. Além disso, estou muito feliz em compartilhar que Itabaiana está na vanguarda da tecnologia e cidades inteligentes. Hoje lançamos o Conecta 5G, assinando o protocolo de intenção para trazer essa tecnologia de ponta para nossa cidade”, disse.

Escola + segura Adailton destacou também a apresentação do projeto inovador Escola + Segura, para garantir a proteção dos estudantes“Gostaria de agradecer ao Senador Alessandro Vieira, que destinou cerca de 1 milhão de reais em transferência especial para a execução do projeto Muralha Digital. Esse investimento significa mais segurança e tranquilidade para todos os moradores de Itabaiana”, registrou nas redes sociais.

Lagarto: pesquisa deixa candidata atordoada Pesquisa realizada essa semana por amigos de Marlisson Magalhães secretário de saúde de Lagarto, mostra que ele é 10 vezes competitivo que a filha de Poliana Ribeiro que deve ser a candidata do grupo. Marlison tem sido vítima das ações de Poliana que vive plantando factoides contra ele. No grupo da família muitos não gostaram nada da pesquisa e defendem que Marlisson seja exonerado a qualquer momento. Segundo informações, Poliana já chamou o pai para uma reunião de emergência nesse fim de semana.

Laércio defende menos impostos da folha para garantir a geração de empregos O aumento nos impostos sobre o setor de serviços, a falta de um texto sobre a reforma tributária e a pressa em votar a proposta na Câmara dos Deputados traz insegurança e preocupação para importantes setores da economia, prefeituras e governos estaduais. O alerta foi feito por parlamentares, lideranças empresariais e prefeitos em seminário para discutir os rumos e avanços da Reforma Tributária, organizado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em Brasília.

Solução Durante o encontro, o senador Laércio Oliveira (PP-SE) elogiou a disposição do Congresso em buscar uma solução para simplificar o atual modelo e modernizar a cobrança de impostos, mas lamentou a falta de clareza nas discussões sobre a PEC 45, que está em análise na Câmara. O senador sergipano defendeu uma mobilização contra a possibilidade de aumento na carga tributária que pode prejudicar o consumidor e atividades como o comércio, transporte, saúde, educação e turismo.

Desoneração Para compensar a elevação dos tributos e combater o desemprego, Laércio também apoiou a desoneração da folha de pagamentos das empresas “Chegou a hora do enfrentamento. Que reforma é esta que quer aumentar os impostos dos setores que mais empregam e geram 70% do PIB. Nós estamos começando uma cruzada porque a sociedade não aguenta pagar mais impostos”, justificou Laércio.

Estados e municípios A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), presidida pelo Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que representa municípios com 61% da população brasileira e 74% do PIB nacional, se manifestou contra vários pontos da PEC 45, como a extinção do ISS. As prefeituras e governos estaduais acreditam que a proposta representa uma afronta à autonomia dos estados e municípios e ao Pacto Federativo. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reafirmou o compromisso de pautar a votação da reforma no plenário na primeira semana de julho.

Yandra Moura assiste apresentação de quadrilhas juninas na Rua de São João Na noite da segunda-feira, 19, a deputada federal Yandra Moura, vice-líder do União Brasil, acompanhou ao lado do governador Fábio Mitidieri as apresentações de quadrilha junina na tradicional Rua de São João, em Aracaju.

Tradição Com a programação do mês de junho do Governo de Sergipe dando preferência em manter a tradição da Rua de São João às segundas, a deputada dedicou sua agenda para acompanhar os eventos. “Não poderia deixar de ir até a rua mais animada da capital nesse período junino e prestigiar as apresentações das quadrilhas juninas”, destacou a parlamentar.

“Segundona do Turista” Denominada “Segundona do Turista”, a Rua São João foi palco para a apresentação da Xote Bom, Quadrilha Século XX e Wagner Lima. “As músicas, as danças e o figurino, com certeza, deixou todos encantados com a nossa cultura e tradição. Parabéns ao governador Fábio e a todos os envolvidos, pois, além da cultura, fortalece a economia e proporciona turismo e lazer para todos”, elogiou Yandra Moura.

Vereador Pastor Diego manifesta preocupação com atos de violência nas escolas A segurança nas escolas é indispensável para manter o bem-estar dos alunos e colaboradores. Sob esta perspectiva, o vereador Pastor Diego (PP) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na terça-feira, 20, para defender medidas de segurança patrimonial que possam proteger e criar um ambiente escolar seguro a todos os seus agentes e a comunidade no entorno.

Tragédia O alerta foi motivado pela tragédia que chocou o país recentemente, onde um ex-aluno matou dois estudantes em ataque a tiros em escola no Paraná. “O que está acontecendo no Brasil é assustador, os cenários e os fatos recentes reforçam a fragilidade do ambiente escolar.  Se aquela escola tivesse detector de metais ou uma revista na entrada, aquele ex-aluno seria identificado, verificado que está armado e seria preso. Não aconteceria este crime, uma fatalidade onde dois alunos perderam a vida de forma precoce”, enfatizou.

Desafios Na ótica do parlamentar, o episódio revela os desafios que a sociedade tem enfrentado com a instabilidade emocional das pessoas. “Infelizmente, tivemos mais uma fatalidade. Há uma necessidade de a gente ter segurança patrimonial nas escolas públicas municipais. Aqui em Aracaju, podemos nos resguardar e preservar a vida de todos que integram o ambiente escolar em nossa cidade. Com ações emergenciais e o trabalho efetivo da Guarda Municipal para prevenir possíveis ataques em nossas escolas”, defendeu.

 Projeto em tramitação Na ocasião, o vereador Pastor Diego apelou aos demais membros da Casa Legislativa, a votação do Projeto de Lei (PL) nº 03/2023 que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de vigilantes patrimoniais nas escolas públicas da capital sergipana. “Precisamos tratar esse assunto de forma enérgica, porque bandido não se trata com pedido de ‘por favor’. Quando uma pessoa está armada, disposta a tirar a vida de alguém, a cometer um crime, cometer uma chacina; tem que tratar com uma energia e força maior do que a que ele veio”, endossou. E ainda completa: “Fica aqui a solicitação para que esta casa possa ter a sensibilidade de voltar a apreciar esta matéria, bote em discussão e possamos ter uma segurança melhor com estrutura maior na nossa rede municipal de educação”.

Alese: Sessão Especial reverencia trabalho de radialistas e jornalistas sergipanos Emoção e gratidão pelo reconhecimento social marcaram Sessão Especial realizada na manhã da terça-feira (20), na

Foto: Jadilson Simões

Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). Mediante a entrega da Medalha Radialista e Jornalista João de Menezes Barros Filho (Barrinhos), a atividade teve como finalidade homenagear profissionais da comunicação que atuam no Estado de Sergipe. Indicado pelo presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD), o diretor de Comunicação da Casa, jornalista e radialista Theotônio Narciso da Cruz Neto, não escondeu a alegria em receber a honraria juntamente com colegas.

Nas veias Sergipano natural da cidade de Carmópolis, Theotônio Neto carrega a comunicação social nas veias; é daqueles classificados como um profissional completo; com experiência em todas as mídias (jornal, televisão, rádio, internet e marketing político), estando entre os grandes nomes da História da Comunicação Sergipana nos últimos 40 anos. Quatro décadas marcadas pela humildade, comprometimento com o que faz, ética e respeito aos colegas de trabalho.

Diversos cargos Com uma trajetória profissional baseada sobretudo nas redações, o homenageado ocupou cargos que variaram entre repórter e diretor de jornalismo, bem como se projetou no setor público ao assumir assessorias de Comunicação do Governo de Sergipe, e do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe; já no campo político, quando por dois mandatos assumiu o cargo de prefeito de Carmópolis, marcou a respectiva gestão com a transformação do Monte Carmelo em caminho de peregrinação religiosa e em um espaço turístico da cidade.

Reconhecimento público Para o presidente Jeferson Andrade, a Medalha do Mérito Radialista e Jornalista João de Menezes Barros Filho, é um reconhecimento público à relevante contribuição de Theotônio Neto para valorização da Comunicação profissional em Sergipe. “Theotônio é um grande comunicador; tive o prazer de estudar com os filhos dele e o conheço há muito tempo. É uma referência nacional e graças a Deus está aqui hoje recebendo essa Medalha e trabalhando aqui conosco; Nos sentimos muito honrados em ter essa mente brilhante; nos sentimos agraciados. Parabéns pra ele”, destaca.

Gratidão Felicidade e gratidão definiram o sentimento de Theotônio Neto na manhã desta terça-feira. “Estou feliz e honrado com essa homenagem da Assembleia Legislativa. Agradeço ao amigo e deputado Jeferson Andrade pela indicação e aos demais membros da Casa pela confirmação do meu nome para a Medalha João de Barros, um jornalista que honrou a nossa profissão e fez história na comunicação, na cultura, nas artes e no ativismo social. Divido essa honraria com os comunicadores do passado e também do presente, especialmente com os jovens e as jovens colegas da Dircom, onde convivo em regime de plena harmonia e constante aprendizagem. Obrigado a todos!”, destacou.

Sessão Especial De acordo com a Resolução,14 personalidades em exercício da profissão, ou que contribuíram no segmento, foram homenageados com a honraria. A solenidade aconteceu no Palácio Governador

Foto: Jadilson Simões

João Alves Filho, sede da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), em Aracaju. As Indicações tiveram autoria do presidente da Casa Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD), e dos deputados

estaduais: Garibalde Mendonça (PDT), Áurea Ribeiro (Republicanos), Pato Maravilha (PL), Kaká Santos (União Brasil), Georgeo Passos (Cidadania), Neto Batalha (PP), Lidiane Lucena (Republicanos), Carminha Paiva (Republicanos), Linda Brasil (PSOL), Paulo Júnior (PV), Cristiano Cavalcante (União Brasil), e Luizão Donatrampi (União Brasil). A honraria foi criada pelo deputado Luciano Bispo (PSD), quando presidente da Alese.

Indicados Receberam a medalha as seguintes personalidades: O diretor de comunicação da Alese, jornalista e radialista, Theotônio Narciso da Cruz Neto, Aloisio Santos Andrade, Carlos José Magalhães de Melo, Cosmo Batista dos Santos, Ederaldo Ferreira Bomfim Filho, Gilson Ramos, Jairo Alves de Almeida, Jailton Santana, Mylena Rocha de Sá, Narcizo Henrique Santos Machado e Rita Oliveira. Alguns depoimentos aqui.

INFONET