https://www.pa4.com.br/
A imprensa nacional há tinha chamado atenção, agora o “grito” é de um dos maiores grupos musicais do país, Barão Vermelho”. Eles não acreditam que nos bares e restaurantes de Paulo Afonso, na Bahia, bandas com percussão e bateria não podem se apresentar por determinação da Justiça.
Do palco do Moto Paulo Afonso 2023, no meio do show, o vocalista Rodrigo Suricato, que também toca guitarra e violão comprou briga dos músicos locais.
“O que eu tô propondo para Paulo Afonso, que sustenta esse título que não é bonito para cultura nacional, da única cidade que proíbe percussão e bateria nos lugares, vamos abrir uma discussão, vamos conversar sobre isso, vamos chegar num acordo. A cidade de vocês é maravilhosa, ela precisa caber a vontade de todas as pessoas…” Durante o comentário, o cantor foi aplaudido efusivamente pelo grande público presente ao show. Em seguida Barão Vermelho cantou o clássico “Pro Dia Nascer Feliz”.
Há cerca de 40 dias, a Justiça deu aval aos bares e restaurantes abertos da cidade para tocar apenas a voz e violão. A decisão é para que a prefeitura de Paulo Afonso intensifique a fiscalização para diminuir os problemas relacionados a som alto. A medida atende pedido do Ministério Público do Estado (MP/BA), via Ação Civil Pública. A prefeitura pediu a suspensão da medida em caráter de urgência, o que foi negado e aguarda o resultado de novo recurso da decisão.
A ação, do Ministério Público da Bahia, visa combater a poluição sonora. De acordo com o órgão, a medida está inserida “na proteção à saúde coletiva” e resultou de denúncias recebidas -225 queixas entre 2017 e 2022.