terça-feira, abril 04, 2023

Parece estranho o silêncio de Mercadante sobre viabilidade do arcabouço de Haddad

Publicado em 3 de abril de 2023 por Tribuna da Internet

Aloizio Mercadante citado como nome para BNDES ou Petrobras

Mercadante ganhou uma oportunidade e não vai desperdiçar

Deu na Veja

Cinco dias depois do anúncio do novo arcabouço fiscal pelo governo Lula, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ainda não disse o que pensa sobre as medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A discrição contrasta com os ruídos que ele provocou há duas semanas, quando organizou um seminário no Rio de Janeiro no qual o tema foi debatido em meio ao esforço de Haddad para tentar viabilizar um consenso dentro do governo sobre a nova âncora fiscal.

NOVA COTOVELADA – A iniciativa foi vista como mais uma “cotovelada” de Mercadante na disputa pelo protagonismo na área econômica com Haddad, o que foi negado à época pelo presidente do BNDES.

“Estamos aguardando o novo arcabouço fiscal. O ministro Haddad pode esperar de mim e do banco total lealdade e parceria, ao contrário das especulações que são publicadas. Nós não estamos aqui por outra razão. Nós não temos a expectativa de substituir ninguém, muito menos de competir. Agora, não nos peçam para deixar de dizer o que nós pensamos e ajudar o governo a acertar, a encontrar o melhor caminho, a buscar as melhores práticas”, disse.

Anunciado o novo arcabouço, Mercadante ainda não disse se gostou, se não gostou, se o pacote contempla alguma sugestão sua ou de sua equipe.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Mercadante está na muda, quando passarinho não pia. Já foi escanteado por Lula e ficou anos no ostracismo, até ser desenterrado pela então presidente Dilma Rousseff. Depois do impeachment, foi novamente escanteado, mas Lula precisou dele na transição, devido à carência de economistas confiáveis no PT, e os dois se recompuseram. Agora Mercadante obedece estritamente a Lula e a mais ninguém. Ou seja, enquanto Lula não mandar, ele continuará na muda, digamos assim. (C.N.)