quinta-feira, abril 27, 2023

Defesa anuncia que Bolsonaro irá à CPMI, e o depoimento pode durar vários dias


O ex-presidente Jair Bolsonaro 01/11/2022

Com toda certeza, Bolsonaro vai fazer sucesso na CPMI…

Eduardo Gonçalves e Paolla Serra
O Globo

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira que ele estará “à disposição” para ir à CPI mista dos Atos Antidemocráticos caso seja convocado. A formação da CPMI foi lida na sessão desta quarta-feira pelo presidente, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Perguntado sobre se o Bolsonaro prestaria depoimento à CPMI, o advogado Paulo Amador da Cunha Bueno respondeu: “Lógico, ele está sempre à disposição”.

PÁGINA VIRADA – A declaração foi dada logo após Bolsonaro ser ouvido pela Polícia Federal nesta quarta-feira, sobre ter postado um vídeo que sugeria, sem apresentar provas, que a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia sido fraudada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF). À PF, Bolsonaro afirmou que considera a eleição em que foi derrotado por Lula como “página virada” e que fez a postagem por engano e sob efeito de remédios, segundo a sua defesa.

— Este vídeo foi postado na página do presidente no Facebook quando ele tentava transmitir para o seu arquivo de WhatsApp para assistir posteriormente. Por acaso, justamente nesse período, ele estava internado em um hospital em Orlando — afirmou o advogado. — Foi feita de forma equivocada. Tanto que pouco depois, duas ou três horas depois, ele foi advertido e imediatamente retirou a postagem.

A base do governo Lula no Congresso pretende fazer de Bolsonaro o principal alvo da CPMI, que foi proposta pela oposição. Prevendo os ataques, o ex-presidente já pediu ao PL que escale os seus filhos, deputado Eduardo Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro, para compor a comissão. O PL tem direito a três cadeiras na Câmara e duas no Senado.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Se for convocado pela CPMI, o depoimento de Bolsonaro será algo jamais visto, pois deve durar vários dias. Com toda certeza, um espetáculo imperdível e meio constrangedor, para quem se julgava o rei da cocada preta, na condição de comandante-em-chefe das Forças Armadas, algo que na verdade somente ocorre em tempo de guerra(C.N.)