segunda-feira, março 06, 2023

Os frequentes ataques às mulheres, uma estranha e tenebrosa compulsão social

Publicado em 6 de março de 2023 por Tribuna da Internet

Ataques nas redes contribuem para aumentar os casos de violência

Pedro do Coutto

Reportagem de Pâmela Dias, Bianca Gomes e Elisa Martins, O Globo deste domingo, focaliza o estranho comportamento de homens, na maioria extremistas da direita, que praticam ataques, inclusive criminosos, às mulheres nas redes sociais.  Uma atitude misógina, evidentemente, gerada por problemas doentios, pois todos nós nascemos da mulher e, na grande maioria, procuramos encontrar a mulher em nossa existência.

Não consigo explicar o motivo dessa rejeição ao vulto feminino. Mas todos percebem que se trata de um labirinto que faz com que os autores terminem se autocondenando. Os ataques sem base alguma nas redes contribuem para aumentar os casos de violência doméstica ou de violência causada por ciúmes infundados ou não.

POLÍTICAS PÚBLICAS – Trata-se, entretanto, de um crime hediondo que precisa cada vez mais ser combatido por políticas públicas capazes de reduzi-los e de um sistema de propaganda social que torne possível contê-los antes do seu cometimento. É claro que existem as punições, mas a perspectiva delas têm contribuído pouco, penso, para conter o ataque ao gênero feminino.

Acredito que nenhum homem possa iludir uma mulher, embora às vezes ela possa assumir tal posição. É uma questão de vínculo entre a geradora da vida e a relação mais profunda que um ser pode ter com outro, mantendo-o dentro de si por nove meses.

O tema principal destacado pela reportagem é de como é possível investir-se dinheiro, conforme a denúncia, e divulgar pelas redes sociais mensagens ameaçadoras, física e psicologicamente, capazes de abalar as mulheres que percorrem os espaços de internet em busca de informações e opiniões.

DESEQUILÍBRIO –  Para mim é um mistério profundamente desagradavel, mas que torna inevitável que especialistas mergulhem nele para traduzi-lo e contribuir para formular campanhas voltadas para conter os crimes que decorrem de profundos desequilíbrios que infelizmente existem. No meio da teia sinistra, das agressões físicas ou verbais, encontra-se o falso sentido de propriedade da mulher pelo homem como atesta a música popular brasileira em várias composições.

No dia 8 de março, quarta-feira, é o Dia Internacional da Mulher. Deve servir em todo o mundo para se formar uma corrente de pensamento capaz de libertar o homem de suas dúvidas e fracassos, e libertar a mulher do projeto de tirania masculina que atravessa não só os séculos, mas também os milênios.

RUY CASTRO E AS PALAVRAS –  Ao assumir na última sexta-feira a cadeira na Academia Brasileira de Letras – ampla reportagem de Leonardo Lichote, Folha de S. Paulo de sábado – o jornalista e escritor Ruy Castro destacou a importância fundamental das palavras para a existência humana, a partir da constatação de que a mente não é capaz de guardar tudo o que chega ao seu conhecimento, muito menos analisar  os fenômenos e fatos que através das épocas conduzem à reanálise dos episódios e das obras, por meio da mudança de conceitos.

As palavras tornam-se assim, como a cultura de forma geral, essenciais à existências e sobretudo à compreensão sobre as mudanças que marcam a passagem de todas as épocas. As palavras que Ruy Castro utiliza em sua vasta obra voltada para a tradução de emoções e realidades menos aparentes, nos conduzem à superfície das águas que passam no tempo.