sexta-feira, março 03, 2023

Ministro dos Cavalos e o “coice” que Lula recebeu e titubeou

 em 3 mar, 2023 3:04


Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


A imprensa nacional – principalmente o jornal Estadão – vem divulgando nos últimos dias diversas denúncias sobre as condutas do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, indicado pelo União Brasil.

São diversas denúncias, desde dados falsos ao TSE para justificar 23 viagens de helicóptero pagas com dinheiro público, estrada asfaltada e pista de pouso em sua fazenda com emendas do orçamento, cavalos de raça e viagens em jatinhos da FAB, entre outros.

Aliás, entre os “achados” pelo Estadão uma visita ao ministro dos Cavalos (o epíteto é porque o único projeto apresentado por ele como deputado foi a criação do Dia do Cavalo) patrocinada pelo “consultor de cavalos” do ministro, Júnior Machado que levou o prefeito de Poço Verde, Iggor Oliveira, segundo ele, para “tratar de Internet 5G e TV Digital.” O Estadão descobriu que não consta nenhuma atividade de Junior Machado com esta pasta. Uma verdadeira piada. (ver print ao lado). O ministro também é muito amigo do deputado federal Gustinho Ribeiro, com várias postagens nas redes sociais dos dois.

Diante de tudo o “cioso” presidente Lula disse apenas que aguarda explicações do ministro e que ele só fica se provar a inocência. A verdade é que estão empurrando com a barriga para ver se as denúncias esfriam. Lula tem medo de tirar um indicado do senador Davi Alcolumbre. Qual o motivo? Será que tem muita gente no poder com “rabo preso” com o ministro dos Cavalos?

Quando assumiu, Lula disse que “quem fizesse malfeitos seria educadamente convidado a se retirar do seu governo.

Pelo jeito Lula esqueceu muito cedo do discurso de posse. Resolveu titubear com o “coice” do ministro dos Cavalos.

Poço Verde: parte da estrutura da cobertura da quadra do povoado Tabuleirinho desaba e quase provoca uma tragédia ontem, 02. Jovens usam o local diariamente. Vereadores e a comunidade vão denunciar o prefeito Iggor Oliveira por omissão ao MPE porque por várias vezes pediram a Prefeitura para recuperar o local. A quadra é da prefeitura e a obra de cobertura foi feita pelo governo Déda dentro do programa Sergipe Cidades.

Fomento O presidente da Associação Brasileira de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, participou de uma reunião na manhã de ontem, 2, com o governador Fábio Mitidieri, e com representantes das secretarias de Estado do Turismo e da Fazenda, para apresentar o projeto de divulgação e promoção do destino Sergipe, com o objetivo de fomentar o turismo do estado.

Fomento II O projeto inclui participações nas maiores feiras de Turismo do Brasil como também a realização de presstrip e famtour com agentes de viagens, jornalistas, blogueiros e artistas de todo o país, com destaque na divulgação do turismo e dos principais festejos tradicionais do estado. O projeto também envolve o investimento através de mídia compartilhada e parcerias com operadoras de turismo.

Dois meses E por falar no turismo já se foram dois meses. Até o momento a nova gestão estadual não apresentou nenhum planejamento. Aliás, a ABIH apresentou um projeto e as outras entidades do setor também devem ter propostas também. Será que na nova equipe tem gente que conhece o turismo tecnicamente? O blog aguardará os 100 dias.

 Lagarto: Sérgio Reis visita GACC e APAE para ouvir demandas das instituições Na última quarta-feira, 1, o secretário de representação de Sergipe em Brasília, Sérgio Reis, visitou o GACC – Grupo de Apoio à Criança com Câncer, e a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, no município de Lagarto.

Demandas O secretário aproveitou a oportunidade para dialogar sobre as demandas das instituições. “Visita maravilhosa que fiz hoje aos amigos do GACC e da APAE, de Lagarto, que fazem um trabalho incrível com crianças com câncer e crianças e adolescentes com deficiência. Conversei com Fred Gomes, do GACC, e Ricardo Rodrigues, presidente da APAE, sobre as demandas das instituições e vi de perto a estrutura dos dois prédios. Me coloquei à disposição das duas casas para ajudar no que for preciso, tanto na intermediação com o Governo do Estado quanto em Brasília”, explanou Reis.

No mês da Mulher, sergipanas serão homenageadas em redes sociais de Yandra Moura Conectada com as novas mídias, a deputada federal Yandra Moura (UB-SE) encontrou nos meios digitais uma forma de homenagear mulheres que fizeram história, foram ou são exemplos nas mais diversas áreas de atuação. A parlamentar usará suas redes sociais, principalmente, o Instagram para destacar a força dessas mulheres.

Nomes como Maria do Carmo Alves, Amorosa, Ofenísia Freire, Aglae Fontes de Alencar, Zefa da Guia e tantas outras aparecerão na foto do perfil e em postagens especiais “Resolvi homenagear algumas das muitas mulheres que inspiram a todas nós com suas histórias de superação, quebra de paradigmas e liderança”, explicou Yandra. Ela disse ainda que a intenção é compartilhar com seus seguidores, além da imagem, a trajetória destas mulheres.

 Defesa da Mulher A deputada está trabalhando a formação da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Mulher, a qual será presidente e terá como vice-presidente a deputada federal e procuradora da Mulher, Maria Rosas (Republicanos-SP). “Defender a mulher em sua integralidade. Lutar por políticas públicas eficientes, mais oportunidades, igualdade de gênero e combater com firmeza todo tipo de violência contra a mulher. Esse é o propósito da nossa frente”, disse Yandra. O lançamento da frente ocorrerá na no dia 29 de março, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

 Diretoria da Unicafes SE é recebida pelo secretário de Agricultura e o presidente da Emdagro Estreitar relações, ocupar espaços, planejar e construir uma agenda positiva de ações, que visem, o crescimento do cooperativismo em Sergipe. Assim foi a temática da reunião que ocorreu na última quarta-feira, 1,  na sede da Emdagro. Os desafios do ano de 2023, pede um diálogo permanente e união entre os diversos setores da sociedade, não é diferente para a Unicafes SE, presidida por Rafael Silva, a Advogada, professora universitária, mestre e doutoranda em Geografia Agrária com ênfase em Desenvolvimento Regional. Especialista em Políticas Públicas e Administração Pública Luciana Uchôa, o Presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos e o Secretário de Estado da Agricultura Zeca da Silva que concordam que com a mudança e extinção do DAP e criação do CAF, que estão ligados à agricultura familiar, pedem atenção e orientação por parte de todos envolvidos.

Sistema Outro assunto tratado, é sobre o sistema de emissão de notas fiscais, que entrará em vigor a partir de julho deste ano, assunto que merece atenção, pois é necessário que se discuta com todos cooperativistas de Sergipe. O Presidente da Unicafes Sergipe, se colocou à disposição, para que possa em conjunto a secretaria e a empresa sergipana, para realizar algumas ações que possam orientar e aperfeiçoar a chegada das ações governamentais as bases mais distantes, em que habitam e atuam vários cooperados.

Parceria Para o secretário de agricultura, Zeca da Silva, ter a Unicafes como parceira, é de extrema importância, pela transparência, seriedade e competência nas ações desenvolvidas no estado, o secretário falou ainda, da realização de um seminário, que acontecerá ainda no primeiro semestre, onde ao lado do governador de Sergipe Fábio Mitidieri, fará o anúncio de diversas ações. Zeca falou ainda, da possibilidade de se fazer uma fiscalização e auditoria, nas DAP’s emitidas e buscar mecanismo, para coibir possíveis pessoas que se passam por produtores da agricultura familiar e lesam os trabalhadores de fato, de levar os seus produtos de qualidade a mesa das cidades.

Fiscalização Segundo a Advogada, professora universitária, mestre e doutoranda em Geografia Agrária com ênfase em Desenvolvimento Regional. Especialista em Políticas Públicas e Administração Pública Luciana Uchôa, tem encontrado muitas dificuldades em relação a chamadas públicas, que somar esforços na fiscalização é de suma importância. Já o Presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos, parabenizou todos os feitos da Unicafes SE e disse que a empresa está passando por transformações e que os investimentos irão aperfeiçoar ainda mais os serviços prestados aos cooperativistas.

Profissionais de Educação Física: Sindicato faz campanha para novos filiados e fortalecimento da categoria em SE Desde 2015 o Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado de Sergipe – Sinpefes, vem atuando em defesa da categoria apesar das dificuldades financeiras e a necessidade de aumentar o número de associados para contratação de alguns serviços, principalmente jurídicos.

Ações permanentes Atualmente o presidente é o professor Antônio Francisco Pitanga Filho, que, junto com toda diretoria, vem realizando uma campanha para aumentar o número de associados para não só aumentar a participação, mas realizar ações permanentes. Hoje essas ações não são realizadas por conta das dificuldades financeiras. Mesmo tendo cerca de 8 profissionais de educação física em Sergipe a participação no sindicato é pouca.

Como se filiar? Para se filiar é só acessar https://www.instagram.com/sinpefesoficial/  e baixar a ficha através do QR Code na próxima imagem ou através do link no perfil.

Diretoria A atual diretoria que tem mandato até dezembro de 2024, tem os seguintes membros: Antônio Pitanga Filho, presidente; vice-presidente, Marilia da Silva Alves e Luiz Vinicius Pina Vieira, tesoureiro. Diretores: Aparecida Regina Soares Costa, Eder Carlos Santos Teles, Gilson Doria Leite Filho, Jadisson Gois da Silva, José Carvalho Conceição, Leandro de Almeida Nascimento, Marcos Silva Ribeiro Marques, Micael Deivison de Jesus Chaves e Yoakan Jocelis Soares Brito. Conselho Fiscal: José Ismary da Costa Santos, Luciano Vieira Prado Sobrinho e Michel dos Santos Lima. Secretária geral, Amanda Agata Pitanga; suplentes de diretoria: Barbara Maria Gomes de Jesus e Joilson Alves de Souza Leite Júnior.

Deputados aprovam três Projetos de Lei de autoria do Poder Judiciário Os deputados estaduais aprovaram na manhã desta quinta-feira, 2, nas Comissões Temáticas e no Plenário, três Projetos de Lei de autoria do Poder Judiciário, referentes ao aumento de subsídios e às comarcas de quatro municípios. O líder do Governo na Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Cristiano Oliveira (PSD), destacou o teor das proposituras.

Subsídios e vencimentos De acordo com o deputado, o Projeto de Lei nº 15/2023, fixa o subsídio dos desembargadores e magistrados e o Projeto de Lei 16/2023 dispõe sobre  o reajuste do vencimento  básico dos cargos  e funções do Quadro de Pessoal, bem como as Vantagens Pessoais Nominalmente Identificadas (VPNI’s).

Descentralização de Varas “O terceiro PL de nº 3/2023 trata da descentralização da 7ª Vara Criminal, que agora não funcionará mais em Aracaju. A unidade localizada em Estância, contará com o juiz da vara criminal do município. Da mesma forma, em Areia Branca, o juiz da 2ª Vara Cível e Criminal, será o da Comarca de Laranjeiras e  no município de Tobias Barreto, o juízo será o diretor do fórum da respectiva Comarca, ou seja de Tobias Barreto e os juízes da 1ª e 2ª Varas Cíveis e Criminais do município, farão atendimentos de forma alternada e não cumulativa. Ou seja, quatro municípios atenderão de forma individualizada, os processos dessas regiões: Estância, Areia Branca, Tobias Barreto e Nossa Senhora da Glória”, explica o líder do Governo na Alese, deputado Cristiano Cavalcante.

CRA-SE inicia tratativa para convênio com Sebrae O Conselho Regional de Administração de Sergipe e o Sebrae Sergipe iniciaram as tratativas para formalização de um convênio que visa beneficiar os registrados da autarquia. A reunião aconteceu  ontem, 2, contando com a presença do presidente do CRA-SE, Adm. Carlos Eloy Filho; do vice-presidente, Adm. Renan Tavares; do diretor de Fiscalização, Adm. Sidney Vasconcelos; e do diretor técnico do Sebrae, Adm. Brenno Barreto.

Descontos O convênio entre as instituições irá conceder descontos para todos os profissionais de administração registrados e ativos; além de palestras mensais, dos mais variados temas, no auditório do CRA-SE para fortalecer e capacitar os administradores, bacharéis, técnicos e tecnólogos.

Prioridades Para o presidente do CRA-SE, Adm. Carlos Eloy Filho, a formalização de convênios é uma das prioridades de sua gestão. “Estamos empenhados em firmar convênios para beneficiar nosso registrados. Fechamos com o Sesc e agora chegou a vez do Sebrae, que irá conceder descontos especiais para os profissionais da administração possa se aperfeiçoar e buscar evoluir profissionalmente”, contou.

INFONET