em 7 mar, 2023 4:01
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Os leitores diários deste pequeno espaço já perceberam que nos últimos dias este jornalista vem escrevendo reflexões sobre amizade, a palavra empenhada e, sobretudo, sobre a verdade e a falsidade.
Quem acompanha este espaço desde 2006 sabe que o blog sempre teve a preocupação de deixar clara para os leitores a posição ideológica e política. E sempre ressaltando que este espaço é informativo, mas principalmente opinativo. Ou seja, o leitor que acessa ao blog já sabe a linha editorial e política que nunca mudou, pelo contrário sempre fez questão de não ficar em cima do muro e bradar uma suposta imparcialidade que não existe na prática em nenhum meio de comunicação.
Uma vez o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica disse:
“No meu jardim, há décadas não cultivo o ódio. Aprendi uma dura lição que a vida me impôs. O ódio acaba deixando as pessoas estúpidas — disse o ex-presidente, que passou 13 anos preso durante a ditadura militar. — Passei por tudo nessa vida, fiquei seis meses atado por um arame, com as mãos nas costas, fiquei dois anos sem ser levado para tomar banho e tive que me banhar com um copo. Já passei por tudo, mas não tenho ódio de ninguém e quero dizer aos jovens que triunfar na vida não é ganhar, mas sim se levantar toda vez que cair.”
E o blog segue as palavras de Mujica, não tem ódio de ninguém e sabe que o mais importante na vida não é ganhar, mas levantar-se quando for subjugado pela palavra empenhada.
Já disse Tom Jobim: “Quando uma árvore é cortada ela renasce em outro lugar. Quando eu morrer quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz.”
Fica a lição e a dica para os mais jovens.
Em Propriá, tem auxiliar arrumando as gavetas porque acredita que a Justiça Eleitoral cassará o prefeito E em abril, a Justiça Eleitoral, através do TRE/SE, deve julgar o recurso do prefeito de Propriá Valberto Oliveira, do vice, Rafael Sandes e da esposa do prefeito, Karine Feitosa, todos acusados de compra de votos na eleição de 2020. O juiz da comarca colheu provas robustas com depoimentos da compra de votos. Ninguém duvide se o ex-deputado estadual Luciano de Menininha assumir o cargo de prefeito ele que foi o segundo colocado. Até mesmo auxiliares do prefeito não acreditam na vitória e já estão arrumando as gavetas…
Agenda municipalista Reforma tributária, investimentos em saúde, retomada de obras e transporte público foram alguns dos temas discutidos pelo prefeito Edvaldo Nogueira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na segunda-feira, 6, em Brasília. O gestor da capital sergipana e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) foi recebido em audiência no Palácio do Planalto após participar como convidado da mesa de abertura do I Seminário Internacional de Finanças dos Entes Subnacionais, evento que reúne prefeitos, autoridades de Estado, secretários e representantes de pastas econômicas do governo federal.
Prefeitura de Lagarto não vai pagar o retroativo para o magistério Deu no site “O Bolo é Grande”: “A administração municipal de Lagarto apresentou proposta que retira o pagamento do retroativo do reajuste salarial de 2022, entre janeiro e abril, para o magistério, garantido por lei. Na proposta somente consta o piso salarial de 2023. Mesmo assim, contrariando as expectativas e os recentes protestos, a proposta foi aceita pelo SINTESE, na última segunda-feira, 6.”
Exclusão Continua a matéria: “Em fevereiro, os educadores chegaram a ocupar o prédio da prefeitura para exigir audiência com a prefeita Hilda Ribeiro para exigir o pagamento do retroativo do ano passado e a atualização do percentual do piso de 2023. Na ocasião, a categoria estava indignada com a proposta dada pela gestão municipal de só iniciar o pagamento do reajuste em abril. A nova proposta só garantiu o início do pagamento para o final de março e excluiu todo o passivo da prefeitura com os professores, pelo qual eles lutavam há mais de um ano.”
A pergunta que fica é: por que a prefeitura de Lagarto não vai pagar o retroativo de 2022, sendo que o próprio SINTESE já afirmou que a gestão de Hilda Ribeiro tem dinheiro para realizar o pagamento? E finaliza a matéria: “Ademais, os professores e professoras que não participaram da decisão, estão inconformados e irão entrar com ação judicial para que o município pague a dívida de mais de um ano com os educadores. Eles também reclamam da concordância do presidente do SINTESE, Nazon Barbosa, em permitir que tal proposta fosse levada para discussão com a classe. Cerca de 874 professores estão esperando o retroativo do ano passado e o retroativo desse ano, acumulando uma dívida de quase 4,4 milhões de reais.”
Érica Mitidieri visita Hospital Santa Isabel Na manhã de ontem, 6, a Diretoria do Hospital e Maternidade Santa Isabel (HMSI) recebeu a primeira-dama e Secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri – acompanhada da deputada federal Katarina Feitoza. O objetivo da visita foi de discutir melhorias para os serviços ofertados pela instituição, que é responsável por 18% dos procedimentos clínicos e 15,7% dos procedimentos cirúrgicos em Sergipe, segundo dados do Tabwin.
Importância de parcerias para acolhimento de mulheres e crianças De acordo com Érica, é de muita valia preconizar os atendimentos fornecidos pelo hospital, visto que, atendem a uma demanda da sociedade que precisa ser cada vez mais estimulada. “O Santa Isabel é de fundamental importância. Precisamos fortalecer unidades de saúde como essa para engrandecer a política pública em benefício da mulher. E nesse mês tão importante, que é o mês da mulher, estamos aqui para contribuir e nos somar para auxiliar à saúde da mulher tanto no que se refere a parte hospitalar quanto a maternidade em nosso estado. Cuidar da mulher e da mulher gestante é nos antecipar para cuidar da primeira infância, desde a gestação”, enfatizou.
Manutenção da rede A deputada Katarina Feitoza, que já havia realizado uma visita ao HMSI anteriormente, reiterou a importância da instituição para os atendimentos em saúde em Sergipe e enfatiza a necessidade de manutenção da rede. “Hoje, viemos junto com a nossa secretária de Inclusão para que ela pudesse entender as tratativas que permeiam a melhoria dos serviços do Hospital e Maternidade Santa Isabel, pois, devemos promover e manter saúde de qualidade para todos os sergipanos e sergipanas, especialmente para nossas mulheres”, pontuou.
Estatísticas dos serviços A diretora-geral do HMSI, Débora Leite, fez uma apresentação com números e estatísticas dos serviços e atendimentos prestados pela unidade em Sergipe no ano de 2022. Ela destacou os avanços já conquistados na atual gestão, a exemplo da nova recepção e modernização do Centro Cirúrgico. “É sempre importante recebermos todo o apoio possível, uma vez que fazer saúde com os valores pagos pelo SUS é um enorme desafio. Estamos prontos para atender a população sergipana com novos serviços a partir das demandas que surgirem, sempre buscando qualidade no atendimento”, frisou Débora Leite.
Itabaiana: jornada pedagógica e novo fardamento E após a realização na semana passada da Jornada Pedagógica, que reuniu professores e técnicos da secretaria municipal de educação, a Prefeitura de Itabaiana iniciou a semana entregando o novo fardamento escolar para todos os estudantes regularmente matriculados nas unidades de ensino.
Identificação Segundo os gestores da pasta o uniforme contribuirá muito com a organização, segurança dos alunos e a sensação de pertencimento, uma vez que uniformizadas, elas são facilmente identificadas dentro e fora das escolas. A logística de entrega está sendo realizada de acordo com cada escola e deve acontecer ainda no decorrer dessa semana.
INFONET