sábado, fevereiro 04, 2023

Objetivo de Marcos do Val é desmoralizar uma possível delação premiada de Daniel Silveira

Publicado em 4 de fevereiro de 2023 por Tribuna da Internet

Marcos do Val recebe ligação de clã Bolsonaro e muda versão sobre tentativa  de golpe - Estadão

Flávio Bolsonaro e Do Val combinam no Senado a nova versão…

Carlos Newton

Já comentamos aqui na Tribuna da Internet que a confusão é total, bem característica do “novo normal” da política brasileira. Ninguém sabe em quem acreditar, fica parecendo o hospício do conto “O Alienista”, de Machado de Assis. E a única coisa que se sabe é que o senador Marcos do Val (Podemos-ES) é um tremendo mau caráter e isso não vai acabar bem.

O próprio senador já criou quatro versões diferentes do seu relato, a partir da entrevista que deu à Veja, e ele mesmo fez questão de vazar as declarações na quinta-feira, dia 2, um dia antes da publicação da revista, dando um expressivo prejuízo à editora.

OUTRAS NARRATIVAS – Além das quatro versões de Marcos do Val, estão surgindo muitas outras narrativas, cada uma delas defendendo um tipo de interesse, como sempre acontece. Na noite desta sexta-feira, por exemplo, o colunista Valdo Cruz, do g1 Brasília, revelou que a equipe do presidente Lula da Silva chegou a uma inusitada conclusão.

Na visão do Planalto, ao denunciar uma suposta reunião fora da agenda com Jair Bolsonaro e o então deputado Daniel Silveira (PL-RJ), para articular uma ação golpista, o senador Marcos  do Val na verdade teria o objetivo de dar justificativa à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

Segundo os assessores de Lula, uma CPI no Congresso sobre o plano golpista seria uma faca de dois gumes, porque teria o potencial de gerar tumultos para o presidente, inclusive contestar as criativas decisões do Supremo que o libertaram e permitiram sua volta à política.

BUSCAR OS FATOS – No meio de tamanha confusão, o bom-senso recomenda que se busquem os fatos e as evidências, para se chegar a uma conclusão mais consistente.

Um fato incontestável, por exemplo: Marcos do Val é bolsonarista, jamais terá objetivo de beneficiar Lula.  Ou seja, tudo indica que foi incumbido de uma missão para defender Bolsonaro, mas deu errado, porque o senador é primário,  despreparado, um idiota completo.

Sua missão era preservar a si próprio e a Bolsonaro na hipótese de uma possível delação de Daniel Silveira. Aí chegamos a outro fato — sem a proteção do mandato, Silveira está liquidado, não tem a menor chance de escapar da cadeia — onde, aliás, já se encontra. Sua única defesa, sem a menor dúvida, é fazer delação.

A CALMA DA FAMÍLIA – Estava tudo combinado entre Marcos do Val e a família Bolsonaro. Tanto assim que nem Eduardo nem Flávio partiram agressivamente contra ele, após ter deixado Bolsonaro em má situação, ao dizer que teria sido “coagido” pelo então presidente.

O senador é um idiota, não sabe o significado das palavras, Por isso, foi procurado por Flávio Bolsonaro, que no plenário lhe pediu amistosamente para reformular a denúncia, de forma a inocentar Bolsonaro e complicar apenas Daniel Silveira, que já está destruído e não tem salvação. Só aí Marcos do Val percebeu a burrice que fizera, e então começou a mudar as versões.

Essa intrincada manobra parte do princípio de que Daniel Silveira jamais trairá Bolsonaro. Por isso, tudo está sendo oferecido a ele, como advogados, emprego altamente remunerado para a esposa, gratidão eterna e o título bolsonarista de “Herói da Pátria”.

###
P.S. 1
 – Pode ser que os dois neurônios de Daniel Silveira venham a aceitar essa proposta indecente, para que seja trancafiado sozinho na cadeia, enquanto os amigos curtem a vida aqui fora. Mas pode ser também que ele sinta falta da dolce vitta felliniana que vivia, cheio de prestígio e dinheiro, pois ter R$ 270 mil em casa não é para qualquer um. Bem, como ele está com os bens e as contas bloqueadas há vários meses, certamente alguém colocou o dinheiro na mão dele…

P.S. 2 – Por tudo isso, o suspense é de matar o Hitchcock, como diria o jornalista, publicitário e compositor Miguel Gustavo, nosso vizinho no Edifício Zacatecas. E logo voltaremos ao assunto, com novas traduções simultâneas. (C.N.)