sexta-feira, janeiro 27, 2023

Proteger jornalistas ajuda a democracia

 em 27 jan, 2023 4:02

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

                                                  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Proteger jornalistas ajuda a democracia

É bem-vinda a iniciativa do Ministério da Justiça para monitorar violência contra jornalistas   (Estadão/Editorial).

É muito bem-vinda a iniciativa do Ministério da Justiça e da Segurança Pública de criar o primeiro Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas. Trata-se, antes de tudo, de uma ação em defesa da democracia. Só há jornalismo livre e independente – e, consequentemente, cidadãos bem informados para tomar decisões individuais e coletivas – se os jornalistas puderem sair às ruas e exercer o ofício com o destemor que ele requer. E sem jornalismo livre e independente não há que se falar em democracia.

No plano simbólico, a medida adotada pelo governo federal também é auspiciosa, pois representa uma mudança de atitude radical diante da imprensa profissional quando comparada ao governo anterior. O governo de Jair Bolsonaro foi o centro irradiador de hostilidades contra jornalistas no País, a começar pelos muitos ataques à liberdade de imprensa perpetrados pelo ex-presidente em pessoa. Ao longo dos últimos quatro anos, órgãos como a Polícia Federal (PF) e a Advocacia-geral da União, além do próprio Ministério da Justiça, em total desacordo com a Constituição, foram mobilizados por Bolsonaro para perseguir ou intimidar jornalistas que ousaram publicar o que lhe aborrecia.

A bem da verdade, a desqualificação do jornalismo profissional como principal mediador do debate público vem de muito tempo. Tampouco jornalistas passaram a ser agredidos física e moralmente de uma hora para outra – os repórteres perseguidos e ofendidos por petistas que o digam. Porém, é inegável diante das evidências que a hostilidade à imprensa profissional e aos jornalistas foi alçada a política de governo por Bolsonaro. Daí a boa nova que vem de Brasília.

Desde 2019, registrou-se recorde após recorde de ataques contra jornalistas no Brasil. Entre as vítimas da tentativa de golpe no dia 8 de janeiro estavam muitos jornalistas.

De acordo com dados apresentados no dia 19 passado pelo secretário nacional de Justiça e Segurança Pública, Augusto de Arruda Botelho, a quem o Observatório estará subordinado, “as agressões contra jornalistas vêm numa escala crescente de ataques à imprensa nos quatro últimos anos, e os números demonstram isso. Em 2019, foram 208 ataques. Em 2020, o número dobrou para 428. E, em 2021, o número continuou crescendo”.

O Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas terá a missão de acompanhar o andamento das apurações de todos os casos de agressão contra jornalistas e articulará, em âmbito nacional, as ações da PF, das polícias estaduais, do Ministério Público e do Poder Judiciário para punir os agressores.

O secretário anunciou que ainda neste mês o Observatório será instalado, com a primeira reunião plenária entre representantes do governo federal, da PF, do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Ordem dos Advogados do Brasil e, claro, das empresas jornalísticas.

Este jornal espera que o envolvimento direto do governo federal coíba o aumento de agressões não só contra jornalistas, mas contra uma garantia fundamental da Constituição: a liberdade de imprensa. E que o Observatório tenha plena independência para atuar. Se há algo que une poderosos de todas as afiliações ideológico-partidárias é o incômodo diante de um jornalismo bem feito.

Zona de Expansão é de Aracaju Por unanimidade, o Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) decidiu na manhã da quarta-feira, 25, que a administração pública dos bairros Mosqueiro, Areia Branca e Robalo, permanece sob a gestão da Prefeitura de Aracaju.

Entendimento igual ao do STF Dessa maneira, o colegiado do TJSE se soma ao entendimento do Supremo Tribunal Federal que, em recente decisão proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, como relator de reclamação proposta pelo município de São Cristóvão, a qual não foi admitida, decidiu pela permanência da gestão da PMA na Zona de Expansão. Nela, o ministro do STF manteve a decisão do desembargador Ruy Pinheiro da Silva e destacou que “a inclusão do bairro do Mosqueiro nos limites do Município de São Cristóvão pela Lei 470/2020, sob a alegação de replicar a previsão da Lei estadual 554/1954 em face de suposta determinação do STF, não se sustenta porque esta Corte não examinou sob essa perspectiva”.

Gustinho indica novos secretários para Lagarto; entre eles quatro “adversários disfarçados” Deu no site “O Bolo é Grande”: “A prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, nomeou novos secretários municipais indicados por seu esposo e líder do agrupamento político, o deputado federal Gustinho Ribeiro. Mas o que chamou atenção foram nomes de “adversários disfarçados” entre eles, os chamados “saramandaias”. Nomear adversários políticos para cargos na prefeitura de Lagarto e abandonar à própria sorte os aliados já é uma prática antiga do grupo do deputado Gustinho Ribeiro. A reclamação de aliados que apoiaram durante campanhas eleitorais é de que estão sendo preteridos em relação àqueles que trabalharam contra o grupo.”

Dessa vez a situação piorou. E conclui a matéria do site: “Agora os nomes de adversários “saramandaias” indicados por Gustinho estão assumindo cargos do primeiro escalão da gestão, enquanto outros nomes considerados fortes ou respeitados no grupo foram colocados para fora ou deixados de lado. Os novos nomes são Bruno Vieira para Agricultura, Tamires Prata para o Esporte, Karina Rocha para Ordem Pública e Defesa da Cidadania, Emanuela Sampaio para a Controladoria Geral do Município, Wendell Barbosa para a Secom, Neirivan Nascimento para Indústria e Comércio, Fábio Frank para Desenvolvimento Urbano e Rafaela Ribeiro como Chefe de Gabinete.”

SE: queijarias podem comercializar seus produtos em todo o país. Governo Estadual adere ao sistema nacional Sisbi-POA para leite e derivados “Agora, nossas queijarias podem comercializar seus produtos em todo o País! Aderimos ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Com o certificado e apoio técnico do governo, produtores poderão diversificar e ampliar produção para novos mercados!”. A declaração é do governador Fábio Mitidieri comemorando nas redes sociais o certificado que vai gerar mais emprego e renda para o sertão sergipano.

Adesão O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, na companhia do Secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, e do Secretário Geral-Chefe de Estado, Jorginho Araújo, assinou na quarta-feira, 25, em

Foto: Júlio Dutra

Brasília, a adesão de Sergipe ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) para os produtos lácteos.

Compromisso “Aqui é um grande compromisso com o pessoal das nossas queijarias e do agro. […] isso vai ser uma transformação na geração de emprego, renda e na concorrência, possibilitando que a gente tenha nossos próprios produtos sendo vendidos para outros estados, proporcionando igualdade de forças para todos”, afirmou o governador ao lado dos ministros do Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da Pesca e Agricultura, André de Paula.

Trabalho de equipe e parceria O secretário Zeca da Silva destacou o trabalho de equipe. “Estamos todos de parabéns, toda equipe técnica do governo e, principalmente, os produtores que poderão diversificar e ampliar a produção para ingressar em novos mercados”, reforçou.

Diversificação do mercado A partir desse momento, os lacticínios/queijarias de Sergipe que tem inspeção estadual, junto a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), e só podiam ser repassados no estado, poderão ser comercializados em todos os estados brasileiros. Ampliando e diversificando, assim, a produção local e gerando mais emprego e renda, garantindo também a qualidade e a segurança alimentar.

Certificado de adesão Ainda na gestão do governador Belivaldo Chagas, durante o ano passado, Sergipe havia recebido o certificado de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) com equivalência valendo apenas para o setor de abate e processamento de carnes. Após a ampliação do escopo, a equivalência vale também para empresas de leite e derivados.

Todo Brasil Com essa adesão, as agroindústrias sergipanas podem comercializar seus produtos em todo o território nacional, o que leva o governador Fábio Mitidieri a sonhar alto, mostrando que o futuro já começou. “Para Sergipe esse foi um grande momento, principalmente para o desenvolvimento do Sertão e da nossa bacia leiteira, que é a terceira maior produtora do Nordeste e tenho certeza que, agora, vamos buscar o primeiro lugar”, frisou.

Adesão Com a medida de ampliação, as empresas de laticínios que tiverem interesse nessa adesão, devem fazer uma solicitação através de ofício junto a Emdagro, onde receberá toda orientação relativa a sua certificação nacional. Também estavam presentes no encontro, o secretário de Representação de Sergipe em Brasília, Sérgio Reis, o secretário Especial de Comunicação Social, Cleon Meneses, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, o deputado federal reeleito, Fábio Reis, e o deputado estadual eleito, Cristiano Cavalcante.

Sérgio Reis busca investimentos para Lagarto e expansão do 5G em Sergipe Na capital federal, a quinta-feira, 26, o secretário especial de representação de Sergipe em Brasília, Sérgio Reis, se reuniu com o governador Fábio Mitidieri, com o vice-governador e secretário de Educação Zezinho Sobral, o deputado federal Fábio Reis e comitiva de secretários estaduais.

Investimentos Na ocasião, foi solicitado apoio para a construção de uma quadra esportiva coberta no povoado Colônia Treze e celeridade nas reformas das escolas estaduais Silvio Romero e Polivalente, na sede do município, e José Cláudio Monteiro, no povoado Jenipapo. “Fico muito feliz por levar investimentos tão importantes para Lagarto. Tenho plena certeza que mais novidades chegarão”, disse o secretário.

5G em SE Na agenda, o secretário de representação também participou de Audiência com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, para falar sobre a expansão do sinal de telefonia móvel 5G em Sergipe e implantação de CRC. “Ampliação do sinal de telefonia móvel, internet 5G, expansão de uma internet acessível e inclusiva e implantação de Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) foram pautados no encontro. Solicitamos todo apoio possível do Governo Federal para levar mais tecnologia, acessibilidade e conexão para nosso estado”, disse Reis.

 Poderes O governador Fábio Mitidieri, o senador Laércio Oliveira, além dos deputados federais Fábio Reis e Katarina Feitoza e demais secretários de estado, também participaram da audiência. Além disso, Sérgio Reis dialogou em reuniões com o ministro da Educação, Camilo Santana, e com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, com o intuito de aproximar poderes em prol do estado.

Hospital e Maternidade Santa Isabel inaugura reestruturação de sua recepção principal Na manhã de ontem, 26, o Hospital e Maternidade Santa Isabel (HMSI) realizou a cerimônia de reestruturação de sua recepção principal, porta de entrada para milhares de sergipanos que usufruem dos serviços de saúde prestados pela instituição há 122 anos. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades.

Satisfação e alegria Para a Diretora Geral do HMSI, Débora Leite, a reestruturação das instalações da recepção principal é um momento de satisfação e alegria, pois, agora a porta de entrada reflete todo um trabalho de excelência que o hospital vem desenvolvendo ao longo destes anos. “Essa inauguração é a que mais alegra o meu coração, pois é uma realização. Fico muito satisfeita que, hoje, essa porta espelha o nosso empenho em fornecer um atendimento digno e especial aos nossos pacientes. Temos uma UTI Pediátrica com uma mortalidade baixíssima, uma UTI adulto com telemedicina e muita tecnologia. Então, essa reestruturação reflete na necessidade de enfatizar para as pessoas a qualidade do nosso atendimento, pois, uma boa ambiência é fundamental neste processo”, enfatizou Débora.

Nova gestão A presidente da Federase, Márcia Guimarães, elencou que o momento é de muita felicidade e destaca o cuidado da nova gestão em promover uma experiencia fidedigna de atendimento filantrópico. “O Hospital e Maternidade Santa Isabel é uma instituição que há 122 anos tem contribuído com a saúde dos sergipanos. Vejo a preocupação da nova gestão em ter um ambiente humanizado, agradável, bonito e acolhedor. Isso tudo reflete na missão da filantropia, que é cuidar das pessoas. É o que dra. Débora e toda sua equipe estão fazendo atualmente, se preocupando em melhor acolher os seus pacientes”, pontuou Márcia.

Parceria O presidente do Ipesaúde, Claudio Mitidieri, parabenizou toda a equipe do hospital pelo evento, rememorou sua passagem pela instituição e agradeceu a parceria com o convênio. “Sou testemunha ocular das mudanças da casa e do progresso alcançado. Já fui servidor daqui e vejo o avanço pelo qual esta instituição centenária tem passado. Gostaria de agradecer em nome do Ipesaúde e dos nossos beneficiários os serviços prestados pelo Hospital Santa Isabel, inclusive a entrega dos novos leitos, que será de muito bom uso pelo nosso convênio”, frisou Cláudio.

 Trabalho Prestigiando o Hospital e Maternidade Santa Isabel, uma instituição centenária, o presidente em exercício da Câmara Municipal de Aracaju, Fabiano Oliveira, enalteceu o trabalho do hospital. “Temos que apoiar politicamente, empresarialmente e como cidadão. Essa é uma instituição que presta serviços relevantes ao povo de Sergipe e  à sociedade aracajuana.” O vereador também comentou sobre as Emendas Parlamentares Municipais que foram destinadas aos serviços do HMSI.

Acolhimento Na oportunidade, a vereadora Sheyla Galba comentou a importância do bom acolhimento aos pacientes. “São 122 anos de Hospital Santa Isabel e com menos de um ano da Doutora Débora à frente dessa instituição, ela vem inovando, crescendo, com um olhar humano, olhar de mulher na gestão. Esse espaço aqui é de acolhimento,” finalizou a vereadora.

 

38ª Corrida Cidade de Aracaju O prefeito Edvaldo Nogueira lançou na manhã desta quinta-feira, 26, a 38ª edição da corrida Cidade de Aracaju. A prova, que já se consolidou como um dos principais eventos da programação do aniversário da capital, ocorrerá no dia 18 de março, com a expectativa de atrair, este ano, 6 mil competidores para participarem dos percursos de 5 km, 10 km e 24 km. As inscrições para a competição começam nesta sexta-feira, 27, a partir das 8h.

 Homenagem merecida A edição deste ano da Corrida Cidade de Aracaju será a maior já realizada, com a previsão de ultrapassar a do ano passado, que contou com 5 mil inscritos. Em 2023, serão investidos R$864 mil para a realização do evento esportivo, com recursos próprios da Prefeitura de Aracaju Na solenidade de lançamento da 38ª edição, a atleta Maria Lúcia Moura, de 101 anos, que participa da corrida há várias edições, foi homenageada pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pela primeira-dama Danusa Silva. A corrida, a partir deste ano, passa a levar o nome de Maria Lúcia Moura.

Senador Alessandro entrega motos aquáticas à Capitania dos Portos de Sergipe O senador Alessandro Vieira (PSDB) entregou nesta quinta-feira (26) três motos aquáticas à Capitania dos Portos de Sergipe, Marinha do Brasil. O equipamento adquirido com recursos das emendas parlamentares representa um investimento de R$ 480 mil e será utilizado no trabalho de fiscalização dos condutores das diversas embarcações que navegam por águas sergipanas.

Agradecimento A solenidade de entrega foi realizada no pátio da instituição, com a presença do Comandante da Capitania dos Portos de Sergipe, Luciano Maciel Rodrigues, e do superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Sergipe, Marcos Alves. O comandante agradeceu o trabalho desenvolvido pelo senador e o apreço e parceria com a Marinha do Brasil.  Durante a cerimônia, o senador Alessandro Vieira foi homenageado com a Medalha Amigo da Marinha, entregue a personalidades civis, militares de outras Forças e instituições que se destacaram na divulgação da mentalidade marítima, no relacionamento e na defesa dos interesses relativos à Marinha do Brasil.

INFONET