sábado, janeiro 28, 2023

Lewandowski indica a Lula um advogado baiano para seu substituto no Supremo


Jurista baiano ganha força para sucessão de Lewandowski no STF

Almeida Neto já foi secretário-geral do próprio Supremo

José Carlos Werneck

Um dos agradecimentos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao estado da Bahia, onde obteve 72% dos votos válidos, deve ser a indicação de Manoel Carlos de Almeida Neto para à próxima vaga do Supremo Tribunal Federal, que será aberta em decorrência da aposentadoria compulsória do ministro Ricardo Lewandowski, que completará 75 anos, no próximo dia 11 de maio.

O substituto é a indicação do próprio Lewandowski, muitíssimo próximo de Lula e da falecida ex-primeira dama D.Marisa, que a ele se referia como Ricardo.

UM NORDESTINO – Caso consiga desbanque Cristiano Zanin, advogado de Lula, e Bruno Dantas, ex-consultor legislativo e atual presidente do Tribunal de Contas da União, também cotados, Almeida Neto será o segundo nordestino na composição em atuação no STF, que já conta com um piauiense, o ministro Nunes Marques. indicado por Jair Bolsonaro.

Manoel Carlos de Almeida Neto tem igual perfil de Ricardo Lewandowski e não seria uma “surpresa negativa”, segundo opinião de atuais ministros do Tribunal. Seu nome já foi apresentado a Lula, a quem cabe a ratificação. Segundo se comenta, o pretendente ao alto cargo é professor da Universidade de São Paulo (USP), não tem “teto de vidro” e possui reputação ilibada, fatores que não comprometeriam a relação de Lula junto ao cenário político de Brasília.

Nascido em Ilhéus, Almeida Neto tem um bom trânsito no Congresso Nacional, bem como entre os ministros do Supremo. ele também foi secretário-geral da Presidência do Supremo quando Ricardo Lewandowski presidia a Corte.