terça-feira, janeiro 31, 2023

Gigante do agro abandonará fertilizante mineral em 2 anos.E agora SE?

   em 31 jan, 2023 4:49

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

                   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

Há alguns anos políticos de Sergipe lutam pela retomada maior do projeto de extração do potássio no Estado.  O Brasil precisa de fertilizantes porque produz muito pouco do que necessita.

 Porém, uma das maiores empresas do agro do mundo, a BP Bungue, após várias soluções sustentáveis para a agricultura, anunciou que pretende eliminar uso de fertilizante mineral até 2025. Isso porque a empresa está ampliando a utilização de bioinsumos e de matéria orgânica, como vinhaça e compostagem, para nutrição do solo e da lavoura.

 Leia a matéria completa do jornalista Leonardo Gottems, no Agrolink:

 As soluções, resultado de investimentos em pesquisa, inteligência e tecnologia, permitirão enriquecer o solo com nutrientes essenciais, eliminando a necessidade de utilização de fertilizantes químicos, dentre eles os do grupo NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio). “Nesta safra, por exemplo, a empresa já conseguiu substituir em 100% da sua área de plantio (cerca de 50 mil hectares) o uso de fertilizantes nitrogenados. Para isso, expandiu o uso da bactéria Nitrospirillum amazonense. Solução desenvolvida pela Embrapa, a bactéria atua na fixação de nitrogênio, promovendo o crescimento e desenvolvimento da planta, o que resulta na ampliação da produtividade nas lavouras”, comenta a empresa.

 Para as áreas de soqueira, a companhia informa que utiliza em 100% de sua extensão a bactéria Azospirillum brasilense, e que já gerou redução de 50% das doses de nitrogênio. Em outra frente, está a redução dos fertilizantes minerais a partir do melhor aproveitamento do material orgânico derivado do processamento industrial. “Os resultados coletados, com a substituição do fertilizante mineral, demonstram incremento de produtividade do canavial na casa de 3 a 10 toneladas por hectare, além de aumentar a longevidade por dois anos e reduzir em até 80% a quantidade de cloreto de potássio adquirido no mercado”, explica Rogério Bremm, diretor Agrícola da BP Bunge Bioenergia.

A fumaça branca sumiu. Fumaça escura saindo do Taj Mahal da saúde Quem não lembra do Taj Mahal criado pelo então secretário Almeida Lima? Ele deixou a pasta porque queria administrar sozinho toda a área da saúde. Após a saída dele, o governador Belivaldo conseguiu como poucos descentralizar as decisões. E vários gestores mostraram competência ao lado do secretário de plantão. Agora, a fumaça branca está se dissipando e dando lugar a fumaça escura. Se na eleição do Papa, a fumaça escura significa falta de um acordo, no caso da saúde estadual ela significa uma bomba prestes a explodir no colo do novo governador…

Neto Batalha renuncia mandato de vereador para assumir cargo de deputado estadual Ontem, 30, o vereador Neto Batalha (PP) entregou uma carta de renúncia na Câmara Municipal de São Cristóvão após dois anos de mandato. Neto assume o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Sergipe, na quarta-feira, 1º de fevereiro. Aos 30 anos, Neto Batalha será o deputado mais jovem da Alese. “Agora assumo um compromisso maior na minha trajetória política. Vou trabalhar para o povo de São Cristóvão e dos outros 74 municípios sergipanos”, acrescentou.

Despedida Na despedida do cargo de vereador, Neto agradeceu aos funcionários da Câmara e entregou o pedido de renúncia nas mãos do presidente da Casa, vereador Reginaldo Nascimento. “Foi uma despedida feliz e com sabor de saudade, pois tenho certeza que sentirei falta das atividades em São Cristóvão, minha terra querida”, declarou.

 Macambira: praça inaugurada com emenda de André Moura A Praça Coronel Miguel Rodrigues Pereira foi inaugurada em Macambira com emenda de André Moura, ex-deputado federal. Mesmo após deixar o cargo, André continua trazendo progresso aos municípios sergipanos, sendo a praça um exemplo desse impacto positivo.

Ponto central A reforma da praça, tornada ponto central de Macambira, foi viabilizada pela PROPOSTA SICONV 041565/2018, destinada à revitalização das praças do município. Com investimento de R$350.000,00, a praça se tornou um espaço referência para a comunidade, impulsionando o comércio e oferecendo novos locais de lazer. André sabe que sua missão será levada adiante pela deputada Yandra Moura. A Praça Coronel Miguel Rodrigues Pereira é um marco em Macambira, simbolizando a contribuição de André ao desenvolvimento de Sergipe, tornando a cidade cada vez mais próspera e acolhedora.

 

Espaço restaurado Na inauguração, o prefeito Carivaldo Souza, destacou a importância da obra: “Hoje foi um dia de festa para nossa população. Assim como na minha gestão em 1998, hoje entreguei mais uma reforma e restauração da Praça Coronel Miguel Rodrigues Pereira. Um ponto central de Macambira. Os benefícios vão muito além da estrutura física. O comércio local passa a funcionar melhor e o lazer ganha um novo espaço. Fiquei extremamente feliz, em ver as pessoas satisfeitas com o resultado. Breve tem muito mais”, ressaltou.

 

 

Deu no site “O Bolo é Grande”: O programa Sergipe em Destaque, da 102.7 FM, com apresentação do radialista Aclécio Prata, está recebendo denúncias da população lagartense sobre a escuridão nos bairros e, principalmente, nos povoados do município. De acordo com informações divulgadas pela produção do programa e constatadas no Portal da Transparência, são quase meio milhão de reais por mês nos cofres da prefeitura de Lagarto, arrecadados da taxa de iluminação pública. Por ano, é um total de quase R$6 milhões. Para onde está indo todo esse dinheiro?

Ação no MPE E continua a matéria: “Diante do descaso da gestão dos Ribeiro, o vereador Genisson de Tonho de Tontonho entrou com uma ação no Ministério Público de Sergipe, a fim de suspender a taxa de iluminação no município, já que não está havendo o retorno dos serviços pagos pela população.” Toda matéria aqui: https://www.oboloegrande.com.br/populacao-reclama-de-escuridao-e-falta-de-agua-no-municipio-de-lagarto/

 

 

Itabaiana: Licenciamento no Agro será destaque no Sealba Show  A cidade de Itabaiana, no agreste sergipano, será palco esta semana do maior evento de agronegócio da região, o Sealba Show. A feira será realizada entre os dias 1° e 4 de fevereiro e já é considerada uma das mais importantes do Nordeste, ficando entre as três maiores em volume de negócios. O evento reúne produtores rurais, técnicos, empresas do ramo agrícola e veículos de comunicação, autoridades, inclusive a Especialista Ambiental, Mestre e Doutora em Biotecnologia Industrial, Gabriela Almeida.

 Procedimentos e legislação O tema “Licenciamento ambiental: legislação e procedimentos para o Agro” será abordado, no dia 4 de fevereiro, pela especialista em Licenciamento ambiental, Mestre e Doutora em Biotecnologia Industrial, Gabriela Almeida, que também é CEO da Empresa de Consultoria Ambiental Gabriela Almeida, que esclarecerá os procedimentos e a legislação para o licenciamento ambiental nos Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. “Não há como falar de plantio ou atividades agro sem falar de Meio Ambiente e mais importante ainda, sem falar do licenciamento ambiental para estas atividades. Além do licenciamento ambiental ser obrigatório e exigidos para liberação de créditos é também o instrumento que promove o desenvolvimento sustentável através da adoção de medidas preventivas, mitigadoras e compensatórias”, explica.

Oportunidade De acordo com a especialista em Ambiental, está é uma grande oportunidade para empreendedores do agronegócio que precisam regularizar suas atividades ou para quem pretende investir na área. “A ausência da licença ou autorização ambiental pode acarretar sanções e penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal n° 9605/88)”, orienta.

Sealba O Sealba Show reúne produtores rurais dos Estados de Sergipe, Alagoas e Bahia e marca também o início do plantio de mais uma grande safra de grãos para a região. As maiores empresas de máquinas, implementos, insumos, veículos, genética e serviços estarão presentes, o que torna a feira uma excelente oportunidade de realizar negócios e ficar em dia com as novidades do mercado. Sealba Show é uma realização da Federação de Agricultura e Pecuária de Sergipe e correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar/Sergipe, Governo de Sergipe, Banco do Nordeste e Banese, com apoio da Prefeitura Municipal de Itabaiana.

Informe Deso A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso informa que o abastecimento está reduzido em Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros no dia de hoje 30/01/2023 (segunda-feira), devido a um rompimento na adutora do São Francisco no município de Capela. Manutenção corretiva emergencial. As equipes de manutenção trabalham no local e a previsão para o retorno do sistema de abastecimento é no decorrer do dia de amanhã 31/01/2023 (terça-feira). O abastecimento será reestabelecido gradativamente com prazo de até 48 horas. A Deso recomenda a utilização econômica da água existente nas caixas d’água e reservatórios residenciais. Casos de emergência e pedidos de serviços podem ser informados pelo telefone 08000790195 com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza. Assessoria de Comunicação da Deso.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018]

 

Lavagem das escadarias da Igreja Matriz e cortejo de Ìyemanjá marcam momento de fé e união durante a Festa da Padroeira do município de Nossa Senhora do Socorro No dia 2 de fevereiro dezenas de adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana participam do ato em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do município de Nossa Senhora do Socorro. A Lavagem das Escadarias da Igreja Matriz, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), marca um momento de fé, união e respeito às religiões. No calendário litúrgico das religiões de matriz africana, no dia 2 de fevereiro comemora-se o dia de Ìyemanjá, considerada protetora dos pescadores e jangadeiros, mãe das águas, mãe de todos e todas, por isso é conhecida como Ìyá Orí, “mãe de todas as cabeças”. A concentração acontecerá a partir das 07h, na Igreja Matriz e, após a lavagem das escadarias, a programação se estenderá em um cortejo em direção à Prainha do Porto Grande, onde sacerdotes e sacerdotisas farão a entrega das oferendas. O evento reflete a diversidade cultural e religiosa do município, unindo católicos, candomblecistas, umbandistas e a sociedade socorrense. O evento é uma realização da prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Coordenaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial – CEPPIR, e conta com apoio das secretarias de governo, assistência social, cultura e turismo e juventude. Contato: (79) 99855-8936 whatsapp / 99854-8936 / Thiane Araujo.

A História de um Taquígrafo. Marcius Fernandes – Aposentado. Filho de Taquīgrafa, Marcius de Oliveira Fernandes adentrou no mundo taquigráfico pela porta da frente. Concursado para a Câmara Municipal de Aracaju, lá foi professor, chefe de taquigrafia e um entusiasta da causa. Apaixonado que é pela escrita veloz, foi buscar nos barros vermelho do Planalto Central a luz do conhecimento na pessoa de Carlos Benedicto, seu mentor, mestre e amigo. De sua mãe já trazia no sangue a paixão pela taquigrafia, coisa que está presente também na sua família. Marcius Fernandes foi presidente de associação, foi presidente da unataq várias vezes, foi e é atual representante Fiat e deu à Taquigrafia voz e vez nos mais diversos Parlamentos, por vídeos, fotos, livros e ações. Leia toda história aqui: https://notarium.wordpress.com/2023/01/06/a-historia-de-um-taquigrafo-marcius-fernandes-aposentado/

INFONET