segunda-feira, janeiro 02, 2023

Divergências na equipe econômica acabarão sendo positivas, diz Simone Tebet

Publicado em 2 de janeiro de 2023 por Tribuna da Internet

Simone Tebet é ministra do Planejamento no governo Lula - Foto: Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Só agora Simone Tebet começou a escolher sua equipe

Levy Guimarães e Manuel Marçal
O Tempo

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que suas diferenças de visão de mundo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não serão um obstáculo no governo. Deu a declaração nesta segunda-feira (2), ao comparecer à posse do homem-forte da economia do novo governo Lula.

“Adorei quando ele [Haddad] falou que tivemos um posto Ipiranga e agora temos uma rede. Uma rede que pensa diferente, e essa diferença que vai ser fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável do Brasil. […] Nós vamos ter divergências, mas é na divergência que vamos crescer”, afirmou.

PRIMEIRA REUNIÃO – A ministra pretende se reunir com Haddad antes do fim desta semana, “na quarta ou quinta-feira”, para definir as primeiras diretrizes da equipe econômica, e só deve falar sobre economia após esse encontro.

No entanto, destacou que por ter tido seu nome oficializado apenas no dia 30 de dezembro para o Ministério do Planejamento, ainda não teve tempo de formar uma equipe.

“Eu não ia no dia 31 encontrar nenhum parceiro. Vou sentar na minha mesa, pegar o telefone, fazer os convites para as pessoas tendo em mente que não é um convite para o meu governo, é para o governo do presidente Lula”.

TODO O CUIDADO – “Então eu vou ter todo o cuidado de buscar perfil moderado, de tenha uma visão econômica moderada. Vou ter muito cuidado na escolha”, complementou.

Uma das principais aliadas de Lula no segundo turno das eleições de 2022, Simone Tebet foi fundamental para a vitória do candidato.

Ela tinha como preferência assumir o Ministério do Desenvolvimento Social, que cuida de programas como o Bolsa Família. Porém, lideranças do PT fizeram questão que a pasta ficasse sob o guarda-chuva do partido, porque poderia dar a Simone Tebet uma visibilidade acima do necessário.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Saiu-se bem a ministra, em sua primeira entrevista. Precisa montar uma equipe que venha para somar e não para dividir. Ao contrário do que pensam os petistas, o Ministério do Planejamento pode dar a Simone Tebet uma visibilidade maior do que o Desenvolvimento Social, porque sua abrangência é bem mais ampla. E o fato concreto é que Simone Tebet se tornou uma superstar na política e tem um futuro enorme pela frente(C.N.)