quarta-feira, janeiro 04, 2023

Câmara AJU: legado Déda destacado pelo novo pres. Ricardo Vasconcelos

 em 4 jan, 2023 4:16

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

O presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos, o secretário de Estado da Casa Civil, deputado estadual licenciado Jorginho Araujo e o vereador Palhaço Soneca (Foto: César de Oliveira).

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Certa vez, num daqueles discursos memoráveis, após a pendenga que foi para aprovar o Proinvest, na solenidade de sanção do projeto de lei, o professor e eterno governador Marcelo Déda disse: “Quando vocês forem colher os sorrisos lembrem de mim”. Déda já lutava contra o câncer no estômago que o levou para um plano superior.

Déda deve estar feliz onde estiver, porque nove anos após a sua morte, não só suas obras físicas estão sendo lembradas, mas seu legado de gestor público sério e responsável é enaltecido por jovens políticos e gestores.

“O desenvolvimento tem que ser socialmente justo e ambientalmente equilibrado, esses dois eixos são os que dão dignidade a qualquer projeto de desenvolvimento”.

A citação do professor Déda foi destacada na última segunda-feira, 02, pelo novo presidente eleito da Câmara de Aracaju, o jovem vereador, de primeiro mandato, Ricardo Vasconcelos.

Mais do que uma simples citação, essa lembrança mostra que o professor Déda deixou mais do que obras físicas, mas um legado de um gestor sério que influenciará gerações da política sergipana. Ricardo Vasconcelos, advogado, com 39 anos, faz parte desta nova geração da política sergipana preocupada com gestões com legalidade, responsabilidade e com o viés para pautas que deem dignidade à população mais sofrida. Assim como uma nova geração que assumiu o governo estadual, com Fábio Mitidieri, Zezinho Sobral, Jorginho Araujo e muitos outros. Parabéns, Ricardo, por registrar e incorporar a memória do maior estadista que Sergipe já teve.

O titular deste espaço já escreveu algumas vezes e volta a repetir: nunca foi petista, mas é “Dedista” de carteirinha. Vivo hoje, Déda estaria na linha de frente do governo Lula.

Déda, as lembranças estão vivas. Seu legado jamais será esquecido e é motivo, hoje, de sorrisos para uma nova geração política em Sergipe.

 

 

Mudanças E entre as mudanças que a nova Mesa Diretora está implementando na Câmara de Aracaju, o jornalista Max Augusto na assessoria de comunicação. Max substituirá a jornalista Eliz Moura que fez um excelente trabalho e recentemente, ao lado de toda equipe, lançou uma revista com as realizações da gestão comandada por Nitinho de 2007 até 2022. Registra-se que há cinco anos os aracajuanos podem acompanhar a transmissão das sessões da Câmara através do canal aberto 5.3.

Adema e Cehop E ontem, 03, pelas redes sociais o governador Fábio Mitidieri anunciou mais dois nomes do segundo escalão: a arquiteta Deborah Dias como presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e o engenheiro Jorge Henrique Souza para a presidência da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), indico o engenheiro civil Jorge Henrique Souza.

 

Em novo vídeo, ex-deputada Luiza Ribeiro desabafa contra exonerações promovidas pela prefeita Hilda Ribeiro “Boa noite Lagarto, estou hoje aqui para dizer que estou muito triste por saber que as exonerações continuam.” Foi assim que a ex-deputada estadual e ex-secretária de Indústria e Comércio da Prefeitura de Lagarto, Luiza Ribeiro, iniciou um novo vídeo denunciando também que a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, deixou vários funcionários sem receber o décimo terceiro e o salário.

“Prefeita exonerou um médico. Essa notícia me chocou” Continuando o desabafo, Luíza Ribeiro disse que foi informada que a prefeita Hilda Ribeiro exonerou um médico do município, que era muito querido pela população. Como posso aceitar isso se a prefeita manda para a Câmara de Vereadores um projeto para criar mais secretarias, mais despesas para o município e ela exonerando o nosso povo de Lagarto?”, desabafou. O projeto citado pela ex-deputada foi bastante criticado pela imprensa da região: “Mais cabides de empregos são criados na gestão da prefeita Hilda Ribeiro; quem vai pagar essa conta?”. Foi a manchete no site “O Bolo é Grande” aqui: http://www.oboloegrande.com.br/mais-cabides-de-empregos-sao-criados-na-gestao-da-prefeita-hilda-ribeiro-quem-vai-pagar-essa-conta/   O vídeo aqui:

Tocador de vídeo
00:00
00:45

Gestão da maternidade municipal A Prefeitura de Aracaju assinará nesta quarta-feira, dia 4, contrato com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, empresa que irá gerir a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, construída no bairro 17 de Março.

 “Fábio tem a capacidade e está pronto para fazer Sergipe crescer”, avalia Cristiano Cavalcante Com a posse do Fábio Mitidieri para exercer o mandato de Governador de Sergipe e do seu secretariado realizadas no início da semana, as expectativas para suas primeiras ações são muito positivas. É o que avalia o deputado estadual eleito, Cristiano Cavalcante (UB), escolhido como o líder do governo na Assembleia Legislativa a partir de fevereiro.

Oportunidades Segundo o parlamentar, “Fábio tem a capacidade necessária e está pronto para fazer Sergipe crescer, possui uma visão voltada para a criação de oportunidades, conhece o Estado para que as ações sejam pensadas de forma regionalizada, para que o emprego não seja uma exclusividade das zonas metropolitanas e para que a geração de emprego e renda chegue aos quatro cantos de Sergipe”, afirmou.

Potenciais Na visão do deputado estadual eleito, o primeiro grande acerto do novo Governo foi a criação da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo. De acordo com Cavalcante, “Sergipe possui potenciais para se tornar o Estado não apenas do emprego, mas do fomento às oportunidades, da capacitação profissional, buscando adequar os investimentos e culturas à realidade local, principalmente atuando com outras pastas consideradas chave na construção desse modelo de política pública”, explicou.

Tranquilidade Entusiasmado para este novo ano, Cristiano reafirma que fará um mandato de muito trabalho, mas que agirá com equilíbrio e tranquilidade enquanto líder do Governo. “Teremos muita tranquilidade e muito equilíbrio defendendo os interesses do Governo, mas também ouvir os anseios da população para que a gente possa fazer um mandato diferente e com que Sergipe avance nas pautas trazidas por nosso governador e sua equipe”, reafirma, levando em consideração que, para Sergipe afirmar, é necessário um trabalho de forma coletiva, sem deixar de lado a independência de cada Poder.

Transformação “Precisamos entender que, para que Sergipe se transforme no Estado das oportunidades, o trabalho é fruto de todos nós e não poderá ser realizado apenas a uma mão. É fundamental a participação do poder público no fomento de oportunidades e o diálogo entre o Estado e os municípios é fundamental neste processo, e Fábio tem potencial para realizar esse intercâmbio”, concluiu.

INFONET