Carlos Newton
Nesta sexta-feira, os deuses do futebol deram uma bela lição no treinador da seleção brasileira. Espera-se que ele tenha aprendido alguma coisa, porque a decisão de escalar o time reserva contra a equipe de Camarões foi uma estupidez sesquipedal.
A Copa do Mundo está cada vez mais competitiva, as equipes com menos craques armam esquemas defensivos que realmente funcionam, as zebras fazem exibições espantosas. Em tradução simultânea, não se pode facilitar com nenhum concorrente, mesmo quando esteja praticamente desclassificado, como era o caso de Camarões. O Brasil jogou melhor, teve mais chances, mas de repente surge um contra-ataque…
TITE BOBEOU – A Copa jamais é vencida por covardes. Não se pode ter medo de nada. O técnico brasileiro diz ter escalado a equipe reserva para poupar os titulares. por temer contusões. Foi um erro, na Copa do Mundo não se pode ter medo de nada.
Teria sido importante escalar o time titular, porque a seleção é feita de um apanhado de jogadores que jogam em clubes e países diferentes, não têm entrosamento. Não há muito tempo para treinar, por isso cada jogo precisa ser usado para aperfeiçoar o conjunto, não importa se a classificação já estava alcançada.
Mesmo se tivesse vencido, qual a vantagem de escalar o time reserva? O resultado foi a derrota, que causa tristeza e depressão, quando se acreditava que a equipe estivesse acertando, apesar dos erros de Tite em não escalar o craquíssimo Daniel Alves e insistir em dar chances a Gabriel de Jesus e Fred.
###
P.S. 1 – O Brasil tem uma equipe extraordinária, em condições de vencer essa Copa, que não tem Itália e Alemanha, as duas seleções que já são tetracampeãs e ameaçam nossa hegemonia. Como escrevemos aqui na semana passada, se Tite não atrapalhar, será um bom negócio.
P.S. 2 – Como todas as seleções jogam na retranca contra o Brasil, é recomendável escalar sempre três grandes dribladores, que possam romper as defesas adversárias, e laterais que saibam atacar, como Daniel Alves. Mas Tite só escala dois – Neymar e Vini Jr. É preciso colocar mais um – Rodrygo ou Everton Ribeiro. Mas Tite é retranqueiro e tem medo de perder. É aí que mora o perigo. (C.N.)