quinta-feira, dezembro 29, 2022

3 dias p/ o fim da barbárie.Bolsonaro tem que pagar pelos seus crimes

 em 29 dez, 2022 4:04


                                                             Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Encerra-se, hoje, a série de quatro artigos sobre Bolsonaro e a ultradireita (os outros três para quem não leu: 2627 e 28/12).

É fato que um percentual pequeno do eleitorado brasileiro é de ultradireita, é sórdido, preconceituoso e defende bandeiras antidemocráticas e em defesa de um estado ditatorial.

É fato também que o instrumento principal desta ultradireita nos últimos quatro anos, Bolsonaro, não pode retornar à vida normal sem pagar pelos seus crimes. A começar pelo “holocausto” brasileiro que foi a demora para comprar vacinas contra a Covid-19.

O Brasil tem que defender a Democracia e seguir o Congresso norte-americano que sugeriu o indiciamento de Trump pelas tentativas de golpe. No Brasil, Bolsonaro estimulou a todo momento um golpe. Seus seguidores em frente aos quartéis tinham certeza, mas o Exército Brasileiro da ativa disse não. Somente os militares da reserva, mamadores de cargos públicos, desejavam o retorno da ditadura.

Bolsonaro não foi apenas um presidente que estimulou a barbárie, mas um militar medíocre e que deixou o Brasil numa situação calamitosa.

A democracia sobreviveu no Brasil em 2022 apesar do maciço ataque à Constituição e ao sistema eleitoral.

O governo que se inicia não precisará apenas reconstruir a política social e econômica do País, mas a democracia. Precisará reforçar mecanismos para que o Brasil se proteja, não de Bolsonaro, mas da ultradireita nefasta.

 

Globo News Em entrevista ontem, 28, pela manhã a Globo News, o futuro secretário-geral da Presidência da República, Márcio Macedo, fez algumas avaliações pertinentes. Pelo twitter, o jornalista sergipano Valter Lima (https://twitter.com/valter_jornal ) fez um resumo interessante. Abaixo o que resumo que Valter postou no twitter ontem.

 Sobre ministério “O PT é o partido do presidente, é um partido grande, então é natural que ocupe lugares no 1º e 2º escalão, mas os demais partidos, que formam a Frente Ampla, também terão espaço no governo. Lula tem uma linha de inclusão, de incluir os aliados, de dialogar”, disse Márcio Macedo.

 Base “A arquitetura que Lula está fazendo tem sido muito bem sucedida para construir sua base no Congresso. Tem um clima bom e acredito que teremos uma governabilidade a serviço do Brasil. É um momento de unidade nacional”

 Tebet “O Ministério do Planejamento é grandioso e Simone Tebet tem o tamanho pra isso, tem capacidade para dar contribuição e gerir esta pasta” (Marcio Macedo  em resposta à pergunta sobre suposta dificuldade de definição do ministério de Tebet e sua posição divergente na economia).

 Coisa de bandido “Bomba é coisa de bandido. É um absurdo o atual ministro da Justiça não se posicionar. Os agentes públicos que se omitem precisam ser responsabilizados. O silêncio do presidente atual é ensurdecedor. Ele deveria respeitar a democracia e desautorizar essas coisas”, Márcio Macedo.

Nova cara Depois de anunciado pelo governador eleito Fábio Mitidieri o secretariado que irá compor sua gestão, uma reunião estratégica no começo dessa semana juntou algumas novas caras que serão vistas no primeiro escalão do Governo do Estado de Sergipe. Sérgio Reis, Jorginho Araújo e Marcos Franco é uma representação dessa renovação.

 Características e valores Ocupando as secretarias de Representação do Estado de Sergipe em Brasília, Casa Civil e Turismo, respectivamente, Sérgio, Jorginho e Marcos estão dando o tom do que será o governo Mitidieri a partir de primeiro de janeiro. A aposta em mesclar características políticas e valores técnicos pode ajudar e muito o futuro chefe do Poder Executivo do estado.

Realidade “Na verdade não é uma aposta, é uma realidade. São nomes que já mostraram sua importância e competência no estado e que têm agora oportunidade de mostrar que a renovação faz parte e é muita bem-vinda dentro da política”, pontuou Sérgio Reis após reunião de transição junto ao novo governador.

Ajustes Ele pontuou inclusive que a reunião serviu para os últimos ajustes antes do início da gestão de Fábio. “Destaco que será uma transição de governo tranquila e harmoniosa, porém garanto que terá uma nova cara, um novo jeito de olhar o futuro e as necessidades para Sergipe continuar avançando”, afirmou Sérgio, que cumprirá papel essencial no diálogo e articulação com gabinetes parlamentares, órgãos federais e ministérios em Brasília.

Coletiva de Nitinho amanhã, 30  E amanhã, 30, a partir das 7h, o Presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Nitinho Vitale, concederá uma entrevista coletiva no prédio do poder legislativo onde fará uma prestação de contas da gestão de 2017 a 2022. Em janeiro assume a presidência o vereador Ricardo Vasconcelos.

Biografia: “Uma carreira política construída pelas mãos dos amigos” Esta semana a assessoria do parlamentar publicou uma matéria que é a realidade da trajetória de Nitinho na vida pública, onde foi

Foto: Gilton Rosas/CMA

galgado pelos amigos para vários mandatos. “Nitinho Vitale, 56 anos, vereador de Aracaju, casado com Carla Maria Franco Lameira Vitale, pai de Letícia e Leonardo. Nascido em Aracaju, no dia 31 de maio de 1966, Nitinho é filho de José Alves de Jesus, conhecido como Sargento Jesus, e Benedita Vitale. O pai faleceu em 1988 e a mãe em 1998.”

Estreia Nitinho, – atualmente filiado ao Partido Social Democrata – PSD, sob a presidência do governador eleito Fábio Mitidieri – , estreou na política filiado ao antigo Partido da Frente Liberal – PFL, sob a liderança do ex-governador de Sergipe e ex-ministro do Interior, engenheiro João Alves Filho. Em 2022, ele exerce o sexto mandato de vereador e finaliza o terceiro biênio no exercício da presidência da Câmara Municipal de Aracaju.

Ajuda Nitinho cresceu no conjunto Castelo Branco, na capital sergipana, tendo uma infância tranquila e feliz, ao gozar de plena liberdade para brincar nas ruas e correr nos campos de várzeas. Carismático desde a infância, ainda aos 6 anos, Nitinho conquistou o carinho dos mais idosos, ajudando-os com pequenos favores, como pagamentos em casas lotéricas e compras em mercearias do bairro. Inquieto na busca de autonomia financeira, aos 11 anos, já morando na Rua Simão Dias, no centro da cidade, passou a ganhar pequenos trocados com serviços, como fazendo transporte nos supermercados da vizinhança. Já nesta época, uma das rotinas de Nitinho era pernoitar nas calçadas do antigo INPS, atual INSS, para marcar o lugar na fila de usuários que buscavam atendimento, consultas e exames de saúde.

Mudança Dessa forma simples, embora sacrificante, Nitinho encontrou um meio de ajudar a família e ter o próprio dinheiro. Mas foi no início da vida adulta, guardando carros em frente a escolas e em uma faculdade particular que fez ainda mais amigos, que no futuro mudariam sua vida com um projeto que nunca lhe havia passado pela cabeça: a carreira política. Amigueiro e prestativo, acreditou no sonho coletivo e conseguiu converter seus antigos contratantes em amigos, que o acompanham, admiram-no e o elegem até os dias atuais. Como ele mesmo define, a carreira política nasceu “Pelas mãos dos Amigos”.

 Popularidade Alegre e festeiro, também se tornou o maior vendedor de fantasias de acesso a blocos carnavalescos da maior prévia do país, o Pré-Caju. Anualmente, no percurso da festa, montava um quiosque de lanches e bebidas, que se tornou parada obrigatória para os jovens foliões. Na labuta intensa desde muito cedo, Nitinho se tornou uma das figuras mais populares de Aracaju. Se a política não estava na cabeça dele, o curso de sua vida o levou a ela. Foi o incentivo dos amigos que fez amadurecer a ideia de que poderia ajudar muita gente com um cargo eletivo. Sua primeira incursão teve fim dentro de casa. Em 1988 ao consultar o pai sobre entrar para a política, ouviu um não que o fez desistir do intuito. O futuro colocaria a política de novo em sua vida. Em 1992, tentou sua primeira eleição. Mesmo sendo um nome novo na política, já obteve 812 votos. Mas não foi o bastante para elegê-lo.

Vitórias Nitinho não se abateu e, na eleição seguinte, em 1996, se tornaria pela primeira vez vereador pela capital sergipana. Em 2000 foi mais uma vez candidato, mas perdeu a eleição. Isso não o abateu e, no dia seguinte, já estava na Câmara de Vereadores, desta vez, como vendedor de revistas e jornais. Com o apoio permanente dos amigos e sem a ajuda de nenhuma grande liderança política, em 2004, Nitinho conquistou a sua segunda vitória para a CMA. Ele voltou à Casa Legislativa ainda mais forte, com mais de 3 mil votos. Desde então, nunca mais perdeu nenhuma eleição e foi alçado, em 2017, ao cargo máximo da Câmara Municipal de Aracaju, a presidência. Em 31 de dezembro de 2022, Nitinho finaliza o terceiro biênio como presidente do Legislativo Municipal. (Matéria da assessoria CMA).

2022: mais de 50 mil beneficiários foram atendidos no interior sergipano pelo Ipesaúde  O Instituto de Promoção e Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) registrou 52.665 atendimentos até o dia 30 de novembro em suas cinco unidades do interior. Além das unidades regionais em Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora das Dores e Propriá, o Instituto possui 49 municípios conveniados e 37 clínicas credenciadas nesses municípios, ampliando o acesso dos serviços aos beneficiários e oferecendo comodidade, evitando despesas e incômodos com deslocamento para consultas e exames na capital.

 Conquistas Com o objetivo de enfrentar a demanda reprimida de três anos em apenas um, Claudiovânia dos Santos, gerente das Unidades dos Interiores, aponta que ao longo de 2022 as conquistas foram gratificantes, em especial nas grandes unidades como Itabaiana e Lagarto. “O Ipes conseguiu levar para o interior algumas especialidades médicas, como os serviços de odontologia e fisioterapia, o que é um grande avanço. Essa ampliação da oferta de serviços proporciona uma comodidade aos usuários. Já ultrapassamos 114 mil beneficiários e nossos desafios são diários”, declara Claudiovânia.

Credenciamentos O edital de credenciamentos está permanentemente aberto para as clínicas do interior que oferecerem seus serviços. Basta acessar o site do instituto em https://www.ipesaude.se.gov.br/licitacoes/editais-de-credenciamento/  e realizar o procedimento necessário para credenciamento.

INFONET