Luiz Brito DRT BA 3.913
A Prefeitura de Jeremoabo tem um longo histórico de equívocos administrativos que remonta décadas. Porém, a população da terra da jurema sem flor, não via tantos desmandos como se vê na administração do prefeito Deri do Paloma (PP).
As denúncias contra o gestor começaram desde o primeiro mandato. Mesmo assim, Deri sempre foi socorrido pelo TCM. Nunca foi julgado, consegue acertar as contas com a Justiça e a Câmara e reina com o aval dos ilustres vereadores, aliados incondicionais
Agora mesmo por envolver recursos federais, Deri se vê às voltas novamente com a justiça . As investigações continuam e se a justiça agir com isenção Deri não termina o mandato.
http://www.bobcharles.com.br/internas/read/?id=21078
A citação e sua história ilustram o que os psicólogos chamam de efeito da verdade ilusória (illusory truth effect): afirmações familiares, que ouvimos várias vezes, nos parecem confiáveis apenas em virtude da repetição, mesmo que ninguém saiba a fonte.
Exemplos clássicos de afirmações falsas que passam por verdadeiras porque “todo mundo sabe”: dá para ver a Muralha da China da Lua (não, não dá); seres humanos usam apenas 10% do cérebro (usamos 100%, e às vezes não basta); unhas e cabelos continuam crescendo após a morte (só em lendas de vampiros).
Informações novas, por sua vez, sofrem com o efeito oposto. Desconfiamos delas, simplesmente por serem inéditas.
Outro fenômeno que trabalha a favor de lendas urbanas e fake news é o da influência continuada (continued illusion effect): as pessoas seguem agindo com base em informações falsas mesmo depois de descobrirem que são falsas.
Isso não vale só para negacionistas convictos, que ignoram a refutação. Até gente disposta a aceitar a explicação correta se comporta de maneira irracional, por inércia.
É por isso que usamos blusas para evitar resfriados, mesmo sabendo que são causados por vírus, e não por temperaturas baixas. O inverno só amplifica a transmissão por causa das aglomerações em ambientes fechados. (https://interd.net.br/negacionistas-uma-mentira-repetida-mil-vezes-se-torna-verdade/08/03/2022/)
" Não corra atrás de elogios. Antes, fuja deles. Uma crítica justa e sincera nos ajuda a crescer, enquanto a bajulação nos ilude e nos deixa na mediocridade.
Só quem nos ama é capaz de nos corrigir. Os bajuladores, muitas vezes, são pessoas levianas que desejam fazer média e receber a paga com a mesma moeda."