quinta-feira, novembro 03, 2022

Bolsonaro grava e posta vídeo apoiando atos golpistas inflamados por fake news


.

Bolsonaro deu incentivo às manifestações “espontâneas”

Deu na Folha

Atos golpistas foram realizados nesta quarta-feira (2) por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) em ao menos 18 estados do país e no Distrito Federal, principalmente na frente de quartéis ou repartições militares, para questionar a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial do último domingo (30) e defender intervenção das Forças Armadas.

Com faixas, cartazes, gritos de guerra e interdições do trânsito, os defensores de um golpe de Estado saíram às ruas no feriado de Finados nas principais capitais, incluindo São Paulo, Brasília e Rio, inflamados por uma série de fake news e estimulados por Bolsonaro.

VIDEO DE BOLSONARO – O presidente publicou um vídeo no final da tarde pedindo para seus apoiadores liberarem rodovias que estão obstruídas, mas afirmou que os outros atos eram “do jogo democrático” —apesar das reivindicações golpistas.

“Os protestos, as manifestações, são muito bem-vindas, fazem parte do jogo democrático. […] Agora, tem algo que não é legal. O fechamento de rodovias pelo Brasil prejudica o direito de ir e vir das pessoas”, disse. “Outras manifestações que vocês estão fazendo pelo Brasil todo, em praças, fazem parte do jogo democrático. Fiquem à vontade. E deixo claro: vocês estão se manifestando espontaneamente.”

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidente, chegou a divulgar vídeo da manifestação golpista do Rio, reproduzindo uma fala do pai em discurso no dia anterior: “os atuais movimentos populares são fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral”.

MOURÃO PEDE ALTIVEZ – Já o vice-presidente, general Hamilton Mourão (Republicanos), senador eleito pelo Rio Grande do Sul, alertou para as consequências das reivindicações golpistas, cobrou “altivez” na derrota para retornar “muito mais fortes em 2026”.

“Agora querem que as Forças Armadas deem um golpe e coloquem o país numa situação difícil perante a comunidade internacional”, escreveu em rede social, afirmando que as “manifestações ordeiras” são “bem vindas”, mas que o “sentimento de frustração” surgiu “quando aceitamos passivamente a escandalosa manobra jurídica” que anulou os processos de Lula em 2021, permitindo sua candidatura.

Além de espalharem imagens falsas ou antigas sobre a presença de veículos do Exército atuando nas cidades e afirmações inverídicas de que a fraude nas urnas foi comprovada, manifestantes chegaram a comemorar nos atos uma fake news da “prisão” do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, tido como algoz por bolsonaristas.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – 
Com esperteza e tirando o corpo fora, ao dizer “deixo claro: vocês estão se manifestando espontaneamente”, Bolsonaro está prestando um desserviço à nação, ao incentivar esses atos antidemocráticos. Ainda bem que os militares não pretendem apoiá-lo nessa reação infantil contra a vontade das urnas.

É hora de os generais frotistas vestirem o pijama para brincar com os netos, enquanto o Brasil se vê obrigado a aturar mais quatro anos de governo de Lula, o ex-presidiário que lidera o PSTF – Partido do Supremo Tribunal Federal, que jamais deveria se meter em política, mas agora é tarde para reclamar, como diz o vice Mourão. E quem se interessa? (C.N.)