quinta-feira, outubro 27, 2022

Homenagem professor Déda: Lula é avanço;Rogério com JB é atraso p/ SE

 em 27 out, 2022 4:05

                                                                               Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                               “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Mais uma vez este espaço, que é, sobretudo, opinativo, para desespero de alguns, tem posição firme numa campanha eleitoral. Desde 2006 nunca ficou em cima do muro. Talvez seja por isso que neste caminho de 16 anos perdeu amigos, mas jamais deixou de se posicionar. E conquistou credibilidade pelo fato de transparente.

A verdade é que Rogério Carvalho, não é unanimidade no próprio PT de Sergipe. Suas ações partidárias de nada se comparam ao estadista e conciliador professor Marcelo Déda. Nesta campanha, circularam vídeos mostrando o total destempero, a arrogância e o despreparo de Rogério Carvalho em diversos momentos, desde em encontros do PT, até em debates e no contato com uma eleitora, como foi o caso do vídeo dele que viralizou em Itaporanga D’Ajuda.

Relembrando: Este jornalista nunca foi petista. Foi “Dedista” com orgulho (aliás, Déda vivo o PT de Sergipe hoje não estaria à reboque de interesses pessoais e empresariais, como hoje).

Muitos membros do PT de Sergipe e, também nacionalmente, não engoliram a desculpa dele para o voto decisivo no orçamento secreto que teve uma enorme repercussão internacional, inclusive suscitou uma nota do PT nacional e manchetes. Aqui quem desejar relembrar.

Além de não representar a maioria dos históricos do PT, Rogério mostra ingratidão ao criticar duramente o governo que até “ontem” fazia juras de amor. A gestão dele na saúde teve vários problemas já relembrados pela imprensa recentemente. Já o Ipesaúde, que ele indicou o gestor nos últimos anos, basta pesquisar na imprensa para ler e ouvir as matérias do desastre administrativo que foi.

Certa feita, quando da aprovação do orçamento secreto e o voto decisivo dele, o blog ouviu de um “conhecedor” da política de Sergipe que Rogério traria obras estruturantes para Sergipe através do orçamento secreto.

Por tudo isso, o blog mostra mais uma vez coerência. Torce por Lula nacionalmente para que a democracia seja eterna e em Sergipe entende que Rogério Carvalho ao lado do pior governador de Sergipe, Jackson Barreto – que indicou o empresário Sérgio Gama como vice – não fará nada de novo. Pelo contrário, votará a um passado que não tem comparação com o atual com salários em dia, fornecedores e prestadores de serviços sem a necessidade de pegar empréstimos para honrar seus compromissos.

Em homenagem ao professor Déda: Lula é avanço; Rogério com o pior governador da história, Jackson Barreto, é atraso para Sergipe.

EXTRA Lula prepara uma cartilha sobre o ORÇAMENTO SECRETO para o último debate, que será realizado pela TV Globo. Será que Rogério vai se esconder?

“…não podemos votar em senador que fez o impeachment de Dilma, não podemos votar em senador que aprovou um tal de orçamento secreto…” Lula em Salvador.  Já em Sergipe, o ex-presidente para não melindrar o “companheiro” Rogério preferiu ignorar o orçamento secreto e chegou a trocar secreto por participativo.  Lula preferiu a dubiedade e a incoerência.  O vídeo:


Tocador de vídeo
00:00
00:31

 

 

PERIGO! Extintores vencidos na prefeitura de Lagarto Deu no site “O Bolo é Grande” A prefeitura de Lagarto está com os extintores de incêndio vencidos, em alguns casos, há sete anos, segundo imagens enviadas pelos próprios servidores do município. Inclusive, dois extintores ficam no corredor do gabinete da prefeita Hilda Ribeiro, sendo que um deles está ao lado do gabinete, e outros no andar onde fica a sala de licitações.

Questionamentos do site Onde a prefeita está que não vê o extintor vencido na frente dela? Será que ela está preferindo ficar mais na cidade onde mora, Aracaju, que onde trabalha, Lagarto? A gestora deveria prezar mais pela segurança da sede, e sem os extintores aptos para evitar um possível incêndio, o alerta de perigo é iminente. Toda matéria aqui com as fotos de vários extintores vencidos: https://www.oboloegrande.com.br/perigo-extintores-vencidos-na-prefeitura-de-lagarto/

Deu no NeNoticias Uma reportagem publicada no NeNoticias passou, praticamente, despercebida pela mídia local e chamou a atenção de alguns sergipanos. Leia a reportagem no link https://www.nenoticias.com.br/extra-irma-de-deputada-de-sergipe-em-rachadinhade-alagoas/

Visitante ilustre Notícias vindas do interior sergipano revelaram que uma ilustre autoridade eclesiástica sergipana era frequentadora da mansão alagoana citada na reportagem. Arrepare, Osmário, ganha um picolé de graviola quem descobrir o nome do religioso. Oh, glória, nada melhor do que uma rica amiga para fazer doações generosas.

 Visita secreta E quem esteve visitando secretamente Aracaju para se encontrar com o arcebispo d. João Costa foi uma graduada autoridade eclesiástica. Um leigo muito próximo do arcebispo revelou que, após a visita do purpurado, o arcebispo ficou abalado. Misericórdia.

Cumplicidade laical Este espaço já está com a castanha assada quando alguns estão ainda tirando o caju do pé. Ou seja, o passado de alguns não pode ser jogado para baixo do tapete porque alguns “leigos” hoje estão insatisfeitos. Quem acobertou toda safadeza moral do “clérigo-mor” também tem contas a pagar não só lá encima, mas aqui entre os homens de bem. Isso é um aviso para a cúpula do laicato de Aracaju.

Será que vai acontecer? Será que irá acontecer amanhã, 28, pela manhã, na cúria metropolitana, uma reunião do arcebispo com alguns padres para tratar de apoio político ao candidato Rogério Carvalho? O blog recorda que em 2018, no segundo turno, o arcebispo reuniu vários padres com Rogério de Carvalho para tratar de apoio eleitoral. Pelo jeito, o possível apoio de d. João Costa a Rogério Carvalho deixará um saldo negativo na campanha, pois o índice de rejeição do arcebispo é elevadíssimo. Crendeuspai.

De volta ao Brasil E quem estará embarcando de volta para o Brasil, amanhã, 28, são os pe. Genário, vigário-geral e pároco da paróquia Jesus Ressuscitado, e pe. Adeilson Carlos, da paróquia nossa senhora do Socorro, da cidade de Socorro. Ambos levaram as suas mães para curtirem o outono europeu na Itália. O pe. Genário voltará a ocupar o seu lugar de 1º ministro, já que na sua ausência outros ocuparam o posto. Pelo visto, os padres precisam se preparar psicologicamente para escutar muitas críticas dos seus paroquianos.

Fábio Mitidieri sente mal-estar e passa por exames em hospital de Aracaju  A  assessoria do candidato ao governo do Estado pelo PSD, Fábio Mitidieri, informa que ele está internado, sendo monitorado por equipe médica do hospital Primavera após sentir mal-estar durante agenda política. Nos últimos dias, Fábio havia relatado cansaço pelo excesso de atividades de campanha. Ontem, dia 26, durante agenda com empresários e produtores do ramo agrícola, na companhia do vice Zezinho Sobral, Fábio teve um mal-estar, foi conduzido para o hospital Primavera, onde realizou exames. A equipe médica que o atendeu aconselhou suspensão de compromissos de trabalho e permanência no hospital para observação. O hospital Primavera emitiu boletim médico assinado pelo médico e diretor técnico da unidade Ricardo Ferreira Leite.

O ódio bolsonarista quer acabar com a liberdade religiosa e de culto, diz Professora Ângela Melo  “A nossa Constituição de 1988 estabelece que o Brasil é um país laico e, ao mesmo tempo, garante a liberdade religiosa e de culto. O bolsonarismo quer acabar tanto com a laicidade quanto com essa liberdade e diversidade das religiões”, enfatizou a vereadora Professora Ângela Melo (PT), na manhã da quarta-feira, 26.

Ataques a democracia Para a parlamentar, é preciso que todas as pessoas religiosas atentem para esses ataques, que ferem a democracia e o direito individual a professar uma fé. “Uma das conquistas mais importantes do nosso país é a possibilidade de convivência entre os que pensam diferente e os que têm crenças distintas. Mas Bolsonaro e os seus apoiadores não permitem isso”, afirmou.

 Lideranças religiosas O repúdio de Professora Ângela Melo sustenta-se em inúmeras notícias que confirmam ataques de pessoas apoiadoras de Jair Bolsonaro a padres, pastores e outras lideranças religiosas, em diversas partes do país. A vereadora lembrou, por exemplo, das cenas lamentáveis ocorridas no Santuário de Aparecida no dia 12 de outubro, quando jornalistas foram hostilizados, pessoas que vestiam vermelho foram abordadas de forma agressiva e um padre que pedia silêncio foi perseguido.

 Invasões Ângela citou ainda episódios ocorridos em São Paulo, Paraná e Santa Catarina quando pessoas vestindo camisas com o rosto de Bolsonaro invadiram igrejas, interromperam missas e agrediram verbalmente padres que falavam sobre amor e criticavam o uso de armas.

Laércio: o agro sergipano está com Fábio Mitidieri O Deputado Federal e Senador eleito Laércio Oliveira (PP) participou de uma reunião na manhã da quarta-feira, 26, com o candidato ao Governo, Fábio Mitidieri, o candidato a vice-governador, Zezinho Sobral, e representantes do agronegócio sergipano. O objetivo foi reforçar o apoio dos produtores rurais ao agrupamento que tem propostas para desenvolver cada vez mais o setor produtivo no Estado de Sergipe.

Fortalecimento Laércio lembrou do seu trabalho para fortalecer o agronegócio e a parceria com Fabio Mitidieri. Além de destinar emendas para a aquisição de tratores e implementos agrícolas para cooperativas e assentamentos, ele também destinou recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), trabalhou pela inclusão do consórcio milho/braquiária no zoneamento agrícola, pela conclusão do Terminal Pesqueiro de Aracaju, entre outras ações.

Estímulo à produção “Eu tenho dito que a minha outra metade está aqui. Eu só serei um Senador completo com Fábio Mitidieri governador. Eu acredito nas suas propostas, na força do diálogo, no estímulo à produção e nas políticas públicas de avanço para o agrosergipano, mas eu só poderei executar tudo aquilo que planejei junto com Fábio”, afirmou Laércio.

Eixos prioritários O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Sergipe e do Sistema Senar (Faese/Senar), Ivan Sobral, entregou um documento com cinco eixos prioritários para o desenvolvimento do agronegócio sergipano. “Nossa proposta é apresentar soluções para contribuir com o setor aqui no Estado, nas áreas de governança, fomento, infraestrutura e logística, segurança e capacitação profissional. Todas as pautas discutidas com o Governo sempre foram tratadas com muita cordialidade”, destacou.

Necessidades Gustavo Barreto, que é produtor rural, explicou por que está com Fábio Mitidieri e Zezinho Sobral. “Eles também mexem com o agro, conhecem as nossas necessidades. A gente sabe tudo que o governo do Estado fez pelo segmento, por isso é importante dar continuidade a esse trabalho. O agro movimenta a economia do estado de Sergipe e a gente precisa de um governo que apoie, incentive e esteja ao lado dos produtores”, disse.

Sealba Agroshow 2023 já tem data marcada em Itabaiana: 01 a 04 de fevereiro  O Sealba Agroshow, o maior evento de agronegócios da região, já tem data e local marcados para o ano de 2023: acontecerá de 01 a 04 de fevereiro, no Parque de Exposição Cunha Menezes, em Itabaiana.

Reunião As datas do evento, que estará em sua segunda edição, foram confirmadas durante uma reunião que aconteceu na última terça-feira (25) entre o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, o da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe, Ivan Sobral, o superintendente do Senar/Sergipe, Dênio Leite e a secretária de Agricultura de Itabaiana, Lorena Souza.

Expectativa O prefeito Adailton Sousa comemorou que o Agroshow aconteça em Itabaiana mais um ano e tem uma grande expectativa para que em 2023 o evento seja ainda maior. “Foi uma experiência maravilhosa ver nossa cidade repleta de turistas, o comércio movimentado e aquecido, os hotéis lotados, assim como pousadas e restaurantes. Além disso, é uma enorme satisfação ter novamente em Itabaiana a maior vitrine do agronegócio da região que superou a expectativa de público e movimentou mais de R$ 60 milhões”, disse.

Evento maior O presidente da FAESE, Ivan Sobral, afirmou que em 2023 o tamanho do evento será dobrado devido ao sucesso absoluto que houve este ano, na primeira edição. “Superamos todos os números. Temos mais de 140 empresas de todo Brasil já confirmadas para a segunda edição”, garantiu.

Calendário Itabaiana se caracteriza por receber eventos de grande porte e hoje, não somente a Feira e Festa dos Caminhoneiros, mas também o Sealba Agroshow já integra o calendário da cidade. Tais acontecimentos devem-se ao fato do poder de organização e capacidade da gestão, o que fez com que, ao final do evento deste ano, os organizadores já decidissem dar continuidade ao Sealba na cidade serrana. Em breve, será divulgada a programação deste grande evento que já é uma realidade para Itabaiana e que promete muito mais atrativos para o próximo ano.

INFONET