domingo, agosto 28, 2022

Vexame! Justiça Militar “isenta” coronel que espalhou fake news sobre urnas eletrônicas

Publicado em 28 de agosto de 2022 por Tribuna da Internet

Coronel expulso do TSE expõe falha do Exército para garantir isenção das eleições | Cartacapital - Carta Capital

Sant’Anna é um mau militar, como diria o General Geisel

Eduardo Barretto
Metrópoles

O Ministério Público Militar descartou investigar o coronel bolsonarista Ricardo Sant’Anna, que no início do mês foi expulso pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do grupo de militares que fiscalizará a eleição. Sant’Anna foi retirado do cargo por ter publicado diversas fake news contra as urnas eletrônicas em suas redes sociais.

As informações falsas do chefe da Divisão de Sistemas de Segurança e Cibernética da Informação do Exército contra a eleição foram reveladas no último dia 5 pelo repórter Bernardo Lima, da coluna de Rodrigo Rangel.

JUSTIFICATIVA – Segundo a avaliação do Ministério Público Militar, Sant’Anna não cometeu irregularidades nesse episódio. Após uma análise preliminar, os procuradores consideraram que Sant’Anna não usou a estrutura militar para compartilhar as fake news. Assim, a expectativa é que o caso seja investigado pelo Ministério Público e julgado pela Justiça Comum.

As publicações do coronel Ricardo Sant’ana seguem a linha do discurso propalado pelo presidente da República e por seus apoiadores. O militar, de 47 anos, formou-se oficial em 1997 e estava lotado até recentemente no Instituto Militar de Engenharia, o IME.

Alguns posts compartilhados pelo militar com seus seguidores no Facebook envolvem, inclusive, questionamentos à integridade do próprio sistema de votação adotado pelo TSE. Uma publicação de Sant’ana chegou a ser marcada pela rede social como “informação falsa”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Um dos maiores inimigos da democracia é o corporativismo. Essa “isenção” do coronel Sant’Anna é um exemplo vivo do corporativismo que desmoraliza até as Forças Armadas. Dá um desânimo danado nas chamadas pessoas de bem. (C.N.)