sexta-feira, julho 29, 2022

Nota MDB humilha Jackson. Déjà-vu de Jackson: faltou espirito público

 em 29 jul, 2022 4:04

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
    “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O leitor mais novo pode não saber, mas Jackson Barreto era para entrar para a história como uma das maiores lideranças sergipanas saídas do seio da população mais pobre. Era, porque no decorrer da carreira – tirando os mandatos como deputado federal, que foram coerentes com os discursos dele – Jackson se transformou na maior frustração eleitoral de Sergipe após a traição em 1998, quando abandonou o comando da oposição para se juntar em prol da reeleição de Albano Franco para o governo. Naquele período, o governo estava com os cofres cheios por causa do dinheiro oriundo da venda da Energipe. Jackson vive o exato momento do passado, o déjà-vu.

Lembrando: em 1994 Jackson ganhou no 1º turno para Albano e perdeu no 2º turno numa das eleições mais disputadas em Sergipe. Por isso, as lideranças da oposição não entenderam quando Jackson traiu o grupo e se uniu a Albano. O eleitorado deu o troco e não o elegeu senador. Depois veio a segunda derrota em 2018, também para o Senado que o blog contará mais detalhes nas próximas semanas e a briga com o PT.

Jackson fala em democracia da boca para fora. Ele esquece que tem um preço alto a pagar quando é controverso e demagogo. Jackson agora pulou do barco governista com o intuito apenas pessoal. Jackson hoje deturpa os ensinamentos que teve de lideranças históricas da esquerda sergipana. Lideranças que foram presas e torturadas.

Quando governador, Jackson Barreto conseguiu travar a máquina estatal, atrasar salários e pagamentos dos serviços e fornecedores, montando uma equipe – salvo poucas exceções – exclusivamente política sem preocupações técnicas e de gestão com o futuro de Sergipe. Hoje tem o epíteto do pior governador da história de Sergipe.

Para completar o calvário de Jackson, a nota divulgada ontem pelas lideranças dos núcleos de base do MDB foi humilhante para ele (leia no print ao lado). Nela, as lideranças reafirmam que continuarão defendendo a pré-candidatura de Fábio Mitidieri ao governo de Sergipe, conforme foi deliberado coletivamente pela base do MDB.

Sem demagogia, o blog lamenta com sinceridade o triste fim político de Jackson Barreto. Ele poderia ter evitado tudo isso se tivesse cumprido a palavra de que não seria mais candidato. “Não vote em mim se for candidato a alguma coisa. Eu deixei claro”, pediu Jackson em entrevista a Gilmar Carvalho.

Rasgou o passado de um líder popular e entrará no limbo da história como o pior governador de Sergipe que traiu seus aliados por duas vezes por conta dos interesses pessoais. Faltou humildade e espirito público.


Em nota, Ubirajara Barreto secretário da Sedurbs, diz que não é apegado a cargos. Ele colocou o cargo à disposição e Belivaldo não aceitou Nota recebida do secretário Ubirajara Barreto: “A respeito da nota “Me engana que eu gosto!” publicada em vosso blog no dia 28 de julho de 2022, onde é citado meu nome fazendo insinuações inverídicas, quero esclarecer o seguinte: não sou apegado a cargos. Tanto é que de 2000 a 2013 não os exerci e queria ficar como tal, porém fui convocado, no ano de 2013, para assumir a diretoria de habitação da antiga SEDURB e posteriormente a superintendência da antiga SEINFRA e, por desalinhamento com o ex-secretário e com o governador da época, solicitei a minha exoneração. Logo após fui convidado pelo prefeito Edvaldo Nogueira para assumir a diretoria de obras e vice-presidência da Emurb, concomitantemente. No ano de 2019, indicado por Jackson Barreto, porém escolhido pelo governador Belivaldo Chagas, assumi a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS). Para seu conhecimento, antes do acontecido da última terça-feira, 26, coloquei meu cargo a disposição do governador Belivaldo Chagas, o que não foi aceito pelo mesmo e de quem eu ouvi que eu fazia parte da sua relação de confiança. Além desta relação, existe um técnico que esteve, durante esses últimos anos de governo à frente da SEDURBS e, do Governo Belivado Chagas, nunca se escutou nenhum tipo de problema ou negligência como secretário de Estado.”

PP realizará convenção no dia 4 de agosto O Partido Progressistas (PP) realizará sua convenção partidária no próximo dia 4 de agosto a partir das 14h na sede da agremiação, localizada na Rua Riachuelo, n° 455, Bairro São José em Aracaju/SE. Na oportunidade serão oficializadas as candidaturas de Laércio Oliveira para o Senado e de deputados federais e estaduais.

Major Toledo se filia ao União Brasil e anuncia pré-candidatura a deputado estadual O presidente do União Brasil em Sergipe assinou na quinta-feira (28) a ficha de filiação do Major Toledo Neto. “É uma grande satisfação receber o Major Toledo em nosso quadro de pré-candidatos.  Sua chegada ao União Brasil vem para somar e fortalecer ainda mais nossa chapa de candidatos a deputado estadual”, comemorou André Moura.

Grupo Coletivo Somos Mais oficializa candidatura neste sábado (30) O Coletivo Somos Mais, primeiro grupo que vai disputar um mandato de deputado federal em Sergipe, irá oficializar sua candidatura durante a convenção partidária das siglas PSDB, Cidadania e Podemos. O evento está programado para iniciar a partir das 15h, deste sábado, 30, no Centro de Convenções de Sergipe.

Nomes Hebert Pereira, Clarissa Marques, Lucas Aribé, Adriana Flor, Professor Moisés e Tauana Cândido se uniram na construção da primeira candidatura coletiva a deputado federal em Sergipe. Cada um destes seis nomes que compõem o grupo defende uma bandeira específica referente a sua área de atuação. Democracia, Igualdade, Acessibilidade, Saúde, Educação e Diversidade são os principais eixos defendidos pelo Coletivo.

Hospital Primavera promove evento com especialista em câncer de ovário Pensando cada vez mais na saúde da mulher e nas melhoras científicas que podem ser aplicadas no dia a dia de cuidados do paciente com câncer, a Unidade Prática Integrada Saúde da Mulher, da Rede Primavera, reuniu no dia 21 de julho, oncologistas, ginecologistas, mastologistas e radiologistas, em um evento muito importante, onde foram apresentadas as atualizações do cenário do câncer de ovário, com discussões de casos clínicos, novidades relacionadas ao tratamento e cuidados de paciente com câncer feminino. A palestrante foi a oncologista clínica do Hospital Sírio-Libanês e uma das maiores especialistas em câncer de ovário do Brasil, Dra. Daniela de Freitas, que fez uma explanação também sobre a importância das mulheres incluir visitas anuais ao ginecologista, se submeterem aos exames necessários e ficar em alerta sobre alguns sinais que podem servir de alerta, como dores pélvicas persistentes, não restritas ao período pré-menstrual, inchaço abdominal, flatulência, dor lombar persistente, sangramento vaginal anormal, febre recorrente, dores de estômago ou alterações intestinais, perda de peso acentuada, anormalidades na vulva ou na vagina e fadiga.

Fatores De acordo com o oncologista clínico e coordenador médico do Centro de Oncologia da Rede Primavera, Dr. Michel Fabiano, os tumores de ovário acometem geralmente mulheres com idade acima de 60 anos e são diagnosticados em uma fase mais avançada, quando o tumor já saiu dos ovários e se implantou em outras regiões do abdômen. Apesar de grandes avanços com a quimioterapia, a cirurgia segue sendo o tratamento mais importante. Os principais fatores de risco para esse tipo de tumor são: idade avançada, história familiar de câncer de ovário, obesidade e ausência de gestações. Por isso, debates como esse são fundamentais para a disseminação, troca de conhecimento entre os especialistas e, principalmente, para a atualização de estudos e condutas científicas a respeito do tema. “Novas drogas estão surgindo e estamos conseguindo tratar cada paciente de forma diferente com resultados surpreendentes”, ressaltou.

Novos casos Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer(INCA) para o triênio 2020-2022, 96.180 casos novos de cânceres de mama e ginecológicos (tumores femininos) surgem por ano, em todo o Brasil. Os tumores mais frequentemente diagnosticados anualmente nas mulheres brasileiras são: câncer de mama, com 66.280 casos, cólon e reto, com 20.470 casos, colo do útero, com 16.710, pulmão, com 12.440, e tireoide, com 11.950. O câncer de ovário ocupa a 7ª posição, com 6.650 casos, seguido do de corpo do útero, com 6.540 casos. Dados do Estado de São Paulo apontam 18.280 novos casos de câncer de mama, 6.750 de cólon e reto, 4.100 de tireóide, 2.690 de pulmão, 2.250 de colo do útero, 1.590 de ovário e 1.600 de corpo do útero.

 Curso de Via Aérea abre a Jalagipe Dando início a programação da XIX Jornada de Anestesiologia de Alagoas e Sergipe (Jalagipe), promovida pelas Sociedades de Anestesiologia de Sergipe (Saese) e de Alagoas (Saeal), foi realizada nesta quinta-feira, 28, o 31º Curso de Controle da Via Aérea da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). Este ano, a Jalagipe acontece no Hotel Vidam, em Aracaju, e tem como tema central “Em defesa da vida”. Além do curso, a programação da Jalagipe continua nesta sexta, 29 e sábado, 30, reunindo palestrantes de diversos estados do país.

 Curso de Via Aérea abre a Jalagipe II Segundo o presidente da Saese, Fabrício Antunes, o Curso de Via Aérea é realizado há anos, mas se tornou ainda mais necessário durante a pandemia da Covid-19. Para o coordenador do curso, professor doutor Antônio Vanderlei Ortenzi, a capacitação tem o objetivo de deixar os profissionais preparados para atuar em qualquer situação de intubação ou de avaliação da via aérea, seja com tecnologia de ponta ou com procedimentos mais simples.

I Jalagipe Run A primeira corrida Jalagipe Run faz parte da programação da XIX Jornada de Anestesiologia de Alagoas e Sergipe. A atividade acontecerá no sábado, com saída às 6h, do Hotel Vidam. Serão duas distâncias a serem percorridas pelos participantes, de 6 km e 3 km. Cerca de 40 pessoas deverão participar da corrida e os primeiros colocados, homem e mulher, de cada distância serão premiados, e todos os participantes que concluírem a prova, ganharão medalhas. Em 19 anos de realização da Jalagipe, esse é o primeiro que conta com uma atividade esportiva.

XIX Jalagipe No total, serão três dias de evento que reunirá palestrantes de vários estados brasileiros, que falarão sobre a importância da qualidade de vida, tanto dos pacientes como dos anestesiologistas. A programação conta com palestras que abordarão a importância da saúde mental, o que há de novidades em anestesia nas áreas de obstetrícia, na Medicina perioperatória, na pediatria, para traumas em geral e no tratamento da dor, dentre outros temas, a exemplo segurança do paciente, anestesia regional, prós e contra em anestesia ambulatorial. A jornada contará ainda com mesa redonda e júri simulado, além de planejamento financeiro e gestão. Outra novidade da Jalagipe deste ano é o Núcleo do Eu, da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), que tenta trabalhar a questão emocional, social e física do anestesista.

INFONET