qua., 27 de julho de 2022 8:25 AM
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) afirmou em entrevista que o mensalão, esquema o qual foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), "nunca existiu". A frase foi dita pelo petista ao defender a ex-presidente Dilma Roussef numa troca de farpas entre ela e Michel Temer (MDB), na semana passada. Dilma rebateu Temer sobre o impeachment sofrido por ela em 2016, afirmando que "a História não perdoa a prática da traição".
— Certas coisas não se pode apagar. Houve um golpe, ele era vice-presidente, a Dilma jamais violou a Constituição. Eu, por exemplo, fui condenado no chamado mensalão, que nunca existiu — declarou Dirceu em entrevista à BandNews, comparando os dois casos:
— Um juiz me condenava sem provas porque a literatura permitia. O outro disse que o ônus da prova cabia aos acusados, no nosso caso. E o outro me condenou pelo domínio de fato, mas aí o autor veio ao Brasil e disse que não cabia. Então são condenações políticas. No caso da cassação da Dilma, foi (uma cassação) política com anuência do Poder Judiciário. Eu sempre falo que foi um golpe parlamentar-judicial.
YAHOO