quarta-feira, julho 27, 2022

CPI da Covid: Toffoli vai relatar ação contra Aras e Lindôra Araujo

 

A petição aponta irregularidades no pedido de arquivamento feito na segunda-feira (25) de sete das 10 apurações sobre Jair Bolsonaro (PL)

atualizado 27/07/2022 12:31

Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal - Metrópoles
Andre Borges/Especial Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli (foto em destaque) foi sorteado relator da ação apresentada nessa terça-feira (26/7) por sete senadores que pede a abertura de um inquérito por prevaricação contra a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araujo.

A petição aponta irregularidades no pedido de arquivamento feito por ela, na segunda-feira (25), de sete das 10 apurações sobre Jair Bolsonaro (PL), ministros e ex-ministros com base no relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19.

Os senadores também pedem a manifestação direta e pessoal do procurador-geral da República, Augusto Aras. Segundo os parlamentares, ele teria usado Lindôra Araujo como “testa de ferro”. Em caso de omissão de Aras, os parlamentares solicitam a “remessa dos autos ao Conselho Superior do Ministério Público Federal”.

Há cerca de um ano, Toffoli negou um pedido de cinco integrantes do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) para investigar Augusto Aras. Toffoli também decidiu, em fevereiro último, que membros do Poder Judiciário e integrantes do Ministério Público não podem ser enquadrados no crime de prevaricação por atos no exercício do cargo.

Além disso, o ministro da Suprema Corte já organizou um livro em homenagem ao PGR. A obra foi batizada de “Estado, Direito e Democracia”, da editora Fórum.

https://www.metropoles.com/